snowstorm

terça-feira, 27 de março de 2018

COMO FUNCIONA O CÉREBRO DE UMA PESSOA APAIXONADA?


Entenda o que se passa no cérebro de uma 
pessoa que está perdidamente apaixonada por outra.

O que nos leva a sentir atração por uma pessoa e não outra continua sendo um mistério do ponto de vista da ciência. Mas algumas ações do amor em nosso organismo são conhecidas. No cérebro, por exemplo, há diversas alterações quando estamos diante da imagem da pessoa por quem estamos apaixonados.
Nos momentos de amor, há a liberação de neurotransmissores, como a dopamina (que age no comportamento, memória, atenção e humor) e noradrenalina (responsável pelo estado de alerta), levando a uma sensação gratificante”, descrevem Michelle Lima, Tatiani Bellettini e Francielle Mina, doutorandas em neurociência.


Os receptores de dopamina estão localizados em diversas regiões do cérebro, inclusive em locais relacionados ao sistema dopaminérgico de recompensa. “Nessas áreas, também ocorre um aumento dos níveis dos hormônios sexuais, por exemplo, ocitocina e vasopressina que são observados em indivíduos que se encontram em relações estáveis e duradouras, permitindo uma intensificação do desejo sexual, da sensação de bem-estar e conforto”, esclarece o cardiologista Horacio Gomes Pereira Filho.


Porém, nem tudo são mil maravilhas nesse processo. Outro neurotransmissor, a serotonina, responsável pelo prazer, tem sua quantidade reduzida na fase inicial da paixão. “No início, há uma estimulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA) no cérebro, ocorrendo um aumento de cortisol. Essa ação reduz os níveis de serotonina e aumenta os de noradrenalina, levando à excitação, mas também eleva a ansiedade e causa oscilação de humor”, indicam Michelle, Tatiani e Francielle.

Fonte do Site:
Créditos do Texto: 
Vitor Manfio/Colaborador – 
Edição: Victor Santos
Imagens google

PASSEANDO POR NATAL - RN


Ano passado aproveitei as férias para conhecer um local de aspecto paradisíaco no território brasileiro, algo que parece ter saído daqueles filmes de Hollywood. Não, não estamos falando das dunas do deserto do Saara, mas de um local bastante semelhante. Sim, são as dunas do estado do Rio Grande do Norte. 
Um belíssimo local de praias lindas e um ambiente com várias opções de passeio turístico. 
Nos dias 12 a 15 de Novembro em que passei na cidade de Natal - RN eu pude ir a diversos locais bem interessantes que não pode ficar de fora do roteiro de qualquer pessoa que vá conhecer aquele belo pedaço do nordeste brasileiro. Logo no primeiro dia fomos a linda Praia do Pipa, e conheci a feira de artesanato local e suvenis. Além das praias, conheci outros locais que merecem menção como o "River Park - Parque Aquático", o "Aquário Natal", local onde é possível ver várias espécies de peixes em aquários gigantes como também outros tipos de animais terrestres. Fui ao "CEEIT" - Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas, também conhecida por "Barreira do Inferno", uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes. Fundada em 1965, se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. A cerca de doze quilômetros ao sul de Natal, no município de Parnamirim conheci o Maior Cajueiro do Mundo árvore típica da região e de uma pecuariedade única por seu tamanho exagerado.
Nas "Dunas de Genipabu" fiz um passeio de Bug emocionante por aquelas areias finas e branquinhas onde lá do alto presenciei uma bela paisagem que contrastava entre as dunas e o mar. O Hotel em que fiquei hospedado foi o "Hotel Mar Azul" localizado a beira mar na Praia de Ponta Negra e próximo ao Morro do Careca onde pela orla é possível fazer um passeio a pé até encontrar o "Totem", um letreiro personalizado e gigante com o nome do local, outro ponto turístico bastante procurado. Enfim, foram dias em que não me esquecerei, pois além desses locais ainda teve outros locais que gostaria de conhecer, mas que não foi possível devido ao curto tempo. Abaixo está o registro desse passeio.

Primeira parada.
Praia de Pipa

Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas.
 "Barreira do Inferno"

Ao fundo o maior cajueiro do mundo 
ocupando um quarteirão inteiro

Entrada do Maior Cajueiro do Mundo

Aquário Natal


Linda paisagem vista das Dunas

Passeio de Buggy 

Aquário natal e as variadas espécies aquáticas e terrestres.

Praia de Ponta Negra.
Ao fundo o "Morro do Careca"

Hotel Praia Azul.

Dromedário nas Dunas de Genipabu.

Vídeos










Texto, Fotos e Vídeos:
Flávio Antônio

segunda-feira, 26 de março de 2018

QUE DINOSSAURO EU ENCONTRARIA EM UM PASSEIO POR ONDE MORO?

Mirischia (Mirischia asymmetrica) 
Arte: Rodolfo Nogueira

Hoje em meu blog tive a curiosidade em pesquisar quais espécies de dinossauros que viveram na região em que vivo, ou seja, próximo ao município de Limoeiro em Pernambuco, mesmo sabendo que atualmente o nosso continente não era exatamente o mesmo de hoje devido ao movimento das placas tectônicas por milhares de anos. 
O fato é que por décadas que vários fósseis foram descobertos  também pelo território brasileiro e o nordeste também não ficaria de fora.

Bem, se você saísse um dia pela manhã para um passeio há 109 milhões de anos durante a região de Pernambuco você poderia dar de cara com o "Mirischia", (ou Mirischia asymmetrica) que foi um pequeno  dinossauro herbívoro cujo nome significa "pelve maravilhosa e assimétrica", devido ao osso ísquio, que possui suas contrapartes direita e esquerda diferentes.

  Viveu há aproximadamente entre 110 a 108 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo inferior (Albiano) na região nordeste do Brasil.
 Era um dinossauro terópode da família dos Compsognatos, pequenos predadores bípedes, que mediam cerca de 2,1 metros de comprimento, 1 metro de altura e pesavam quase 7 quilogramas. Mirischia seria um dos maiores Compsognathidae conhecidos.
 Seus restos fósseis que incluem algumas vértebras, uma costela, ossos do quadril, ossos da perna direita e parte do intestino petrificado foram encontrados em uma concreção calcífera típica da Formação Romualdo, na região da Chapada do Araripe, Bacia do Araripe, no município de Araripina, estado de PE no Nordeste brasileiro. 


Esse “pequeno” emplumado possuía cerca de dois metros de comprimento e 
foi encontrado em Pernambuco. Ilustração de Felipe Alves Elias

 Os achados foram descritos por D. Naish e sua equipe em 2004. O fóssil de Mirischia asymmetrica foi contrabandeado para fora do Brasil pelo tráfico de internacional de fósseis, atualmente o espécime se encontra no Staatliches Museum für Naturkunde Karlsruheem (Museu de História Natural da Alemanha). O espécime encontrado se destaca também pela
preservação de alguns tecidos moles, como parte do intestino, um espaço vazio que foi interpretado como uma espécie de saco de ar, similar ao das aves. Outra característica notável é a pequena espessura dos ossos do esqueleto, que são muito finos.

 Em 2004 Mirischia foi classificado como Compsognathidae, devido a similaridade com Compsognathus  do Jurássico Superior da Europa e Aristosuchus do Cretáceo Inferior da Inglaterra. Sendo o único Compsognathidae conhecido das Américas. Em 2010 Naish sugeriu para um novo agrupamento de Mirischia como um Tyrannosauroidea, contudo
ainda não foram encontradas evidências conclusivas para confirmar a hipótese.

No nordeste se localiza o vale dos dinossauros situado no Estado da Paraíba o qual além de várias pegadas também foi encontrado o fóssil do dino apelidado de Sousatitan – “o titã de Sousa”, nome vindo por ser da cidade de Sousa na Paraíba, localizado há 419 Km do município onde vivo. Para saber mais sobre essa espécie clique nesse no link desse canal


  

Ilustrações, Fonte do Texto, com adaptações:




domingo, 25 de março de 2018

VISITA DO BEIJA-FLOR TESOURA.

 
foto Flávio 
Hoje dia 25 de Março de 2018, recebi mais uma vez a visita dessa bela ave e vi que ela não era totalmente preta como pensava. Ele tem uma coloração azul prateada no peito e na cabeça, muito arisco com a presença das pessoas é um beija-flor bastante territorialista.Tem o dobro do tamanho das outras espécies menores que também frequentam o local, mas que acabam expulsas por ele toda vez que se encontram no bebedouro. O pior é que essa espécie não se entende nem com eles mesmos uma vez que brigam frequentemente entre si.
  

sábado, 24 de março de 2018

A SAGA DE "DRAGON BALL SUPER", CHEGA AO SEU FINAL.




A nova saga de Dragon Ball Super é uma série de anime criada por Akira Toriyama e produzida pela Toei Animation, que começou a ser exibida em há três anos chegando ao seu final neste sábado (dia 24) no 131º episódio da série animada.
Mas este não será o fim. O criador da série, Akira Toriyama, já anunciou o 20º filme da saga, uma continuação direta da série atual. O canal que exibe a série no Japão, a Fuji TV, garante que este não é o fim da franquia. Existem rumores de que uma nova série de Dragon Ball será transmitida em 2019. Resta aos fãs esperar.

Primeiro episódio: 5 de julho de 2015
Episódio final: 25 de março de 2018

  


quinta-feira, 22 de março de 2018

22 DE MARÇO, DIA MUNDIAL DA ÁGUA .

img google

Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural e como utilizado com cuidado é uma das principais metas do Dia da Água.

A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.

Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.

Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:

1 - A água faz parte do patrimônio do planeta;
2 - A água é a seiva do nosso planeta;
3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7 - A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8 - A utilização da água implica respeito à lei;
9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

fonte: calendarr

quarta-feira, 21 de março de 2018

COLISÃO ENTRE ESTRELAS VAI ILUMINAR O CÉU DA TERRA EM UMA NOITE DE 2022.

Img do canal poligonautas

Não é fácil prever eventos astronômicos em curto prazo de tempo. Mas uma equipe de cientistas dos EUA diz não ter dúvidas de que em quatro anos veremos uma colisão dentre estrelas a olho nu, para alegria dos admiradores do céu noturno.
Assim, no ano de 2022(alguns meses antes ou depois), um brilho intenso, maior que o de qualquer outra estrela, poderá ser observado. O clarão será fruto da colisão e fusão de uma estrela binária denominada KIC 9832227 - que está a 1.800 anos-luz da Terra.
Esse sistema binário possui um brilho tênue que não conseguimos enxergar. Mas, no momento do choque, ele ficará 10 mil vezes mais intenso. Será um nova estrela, visível temporariamente na constelação de Cisne.
O para que explodirá é estudado desde 2013 pelos cientistas. Ao longo desse período, a dança da morte entre as duas estrelas foi bastante documentada, permitindo grande certeza nas previsões.
Nas pesquisas, os cientistas descobriram que a velocidade de órbita do ponto estava ficando cada vez mais rápida, o que indicava a existência de duas estrelas se aproximando.
As estrelas estão tão próximas que já compartilham a mesma atmosfera (mais ou menos com na concepção artística abaixo). 


O comportamento da KIC 9832227 remete a outra estrela binária, a V1309 Scorpii, que também tinha uma atmosfera combinada, girava cada vez mais rápido e explodiu inesperadamente em 2008.
Ao explodir, o par formará uma "nova vermelha" - fenômeno caracterizado pela fusão de uma etrela binária. Os pesquisadores dizem que continuarão a monitorar a KIC 9832227 para ter certeza sobre o momento do choque, previsto para daqui a quatro anos.

Até lá, astrônomos amadores também poderão estudar a colisão, medindo a flutuação do brilho da estrela binária, que ocorrerá em frequência cada vez maior. E no momento mais esperado, todos nós poderemos apreciar o show.

Texto extraído do Site:



terça-feira, 20 de março de 2018

RESENHA: "A MULHER TRAÍDA"

Image may contain: one or more people
img google

Para ver a reação do marido, uma mulher escreveu num papel:
"FUI EMBORA, NÃO VOLTO MAIS."
Escondida debaixo da cama, a mulher esperou que marido chegasse.
Ele entrou no quarto, viu o papel, escreveu qualquer coisa no papel e pôs se a cantar, todo satisfeito. 5 minutos depois , pegou o celular e ligou pra alguém :
- Amor estou indo agora. A outra doida foi embora. Estou a caminho, lembre se que te amo muito.
Ele pegou o carro e saiu.
Louca de raiva, a mulher sai debaixo da cama e lê o que ele escreveu...
- CONSIGO VER TEUS PÉS. 
Fui buscar pão 
Deixa de ser retardada e faz a janta... ;p

segunda-feira, 19 de março de 2018

A HISTÓRIA DE MASAMI KURUMADA


igm google

Masami Kurumada nasceu na cidade de Tóquio, capital do Japão, no dia 6 de dezembro de 1953. É autor de vários mangás, dentre eles: Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya no original).
Masami Kurumada sempre mostrou vocação para desenhar mangás. Mesmo assim, começou a ter trabalhos publicados no início da década de 70, quando ainda era adolescente. Seu primeiro trabalho foi Sukeban Arashi - que conta a história de uma garota brigona -, publicado pela famosa revista Shonen Jump da editora Shueisha. 

igm google

Em 1977, lançou, novamente pela Editora Shueisha, seu primeiro grande sucesso: Ring Ni Kakero - a história de um boxeador que chega ao ápice da glória. Em 1982, publicou Fuuma no Kojiro, que mostra a trajetória de Kojiro para evitar que as forças do mal conquistem dez espadas místicas. Mas seu grande sucesso foi publicado apenas em dezembro de 1986: Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya).

igm google

Os dois grandes colaboradores para o sucesso dessa saga no anime foram 
Shingo Araki, ilustrador, e Seiji Yokoyama, compositor.
Depois do sucesso de Saint Seiya, Kurumada brigou com a Shueisha (briga que só veio a ser solucionada recentemente) e partiu para outra editora, onde criou B't X, obra relativamente famosa e lançada no Brasil pela editora JBC. Esse mangá gerou duas séries de animes.

 
igm google

Assim, Kurumada ficou um tempo fora do "mainstream" dos mangás, mas recentemente voltou com toda a força para a Toei Animation no lançamento dos OVAs da Saga de Hades (de Cavaleiros do Zodíaco), e também a estimulou a lançar o anime Ring ni Kakero.

igm google

Atualmente escreve e desenha simultaneamente os mangás Ring ni Kakero 2 e Saint Seiya: Next Dimension que conta os eventos da guerra anterior contra Hades e a continuação da história do mangá classico, conhecida como tenkai-hen. Em 2010, o diretor Louis Leterrier declarou ser fã de Masami Kurumada e este foi convidado pela Warner Bros. para criar posters de divulgação do filme Fúria de Titãs, remake em 3D do filme de 1981.

fonte : wikipédia

sábado, 17 de março de 2018

SPORT É O CAMPEÃO DE 87 PARA O CLUBE, PARA A TORCIDA E PARA A JUSTIÇA


  Foi dada baixa definitiva no processo que envolvia o título de 87. 
Decisão foi favorável ao Sport

Acaba-se a novela entre o Flamengo e o Sport Club Recife a respeito do título do Campeonato brasileiro do ano de 1987. Após várias batalhas na justiça, a maioria dos minitros do STF (Superior Tribunal Federal) deram ganho de causa aos pernambucanos e não cabe mais discussão quanto ao título brasileiro. A decisão transitou em julgado. sendo assim, estourarem todos os prazos legais para que o Flamengo tentasse reverter a derrota. Já foi dada, inclusive, baixa definitiva no processo.
Viva ao Rubro Negro do Nordeste! 


Texto extraído e adaptado do site:
jconline 

quarta-feira, 14 de março de 2018

STEPHEN HAWKING MORRE AOS 76 ANOS

img page movimento correnteza

Morreu hoje um cientista que contribuiu muito para a humanidade e um crítico de nosso sistema econômico, que há três anos comentava que deveríamos temer mais o capitalismo que os robôs.

"Se as máquinas produzirem tudo de que precisamos, o resultado vai depender de como as coisas são distribuídas. Todos podem desfrutar de uma vida de luxuoso lazer se a riqueza produzida pelas máquinas for compartilhada. Ou a maioria das pessoas pode acabar miseravelmente pobre se os donos das máquinasse se posicionarem com sucesso contra a redistribuição da riqueza. Até agora, a tendência parece apontar para a segunda opção, com a tecnologia conduzindo para uma desigualdade cada vez maior".

terça-feira, 13 de março de 2018

COLEÇÃO PESSOAL DO ÁLBUM RECORD GUINNESS 1995

print screen

 Um dos meus passatempos preferidos no tempo de menino era colecionar figuras com os colegas de rua e entre muitas coleções que surgiram naquela época tinha aquela com um valor especial. E foi em 1995 com a coleção "Record Guiness" feita pela empresa que fabricava os famosos chicles Ping Pong (quem não se lembra?) vinha nos sabores Tutti-Fruti, embalagem azul, e Hortelã, embalagem verde. O legal dessa coleção era que você poderia pedir um álbum pelos correios, bastava colocar cinco embalagens vazias do chicle dentro uma cartinha e enviar pelos correios no endereço indicado. Praticamente eu colecionei "sozinho" essa coleção, pois eu não tive muitos amigos que já não se interessava muito em acompanhar esse passatempo. No final, para mim só faltou a figura número 48, ("O escritor brasileiro mais jovem") mas em um final de tarde enquanto voltava da escola ainda cheguei ver essa figura jogada no chão, no entanto por falta de interesse não a peguei para enfim completar a coleção. De todo modo escaneei meu álbum para compartilhar  com vocês aqueles velhos momentos.

> Link para baixar o Álbum <

Texto e Coleção:
fl@vio Antônio

terça-feira, 6 de março de 2018

DATA MAGNA: PERNAMBUCO TERÁ FERIADO NO DIA 6 DE MARÇO PELA 1ª VEZ

Imagem relacionada

Considerado como o primeiro movimento pela independência do Brasil, o dia 6 de março é, a partir deste ano, Data Magna de Pernambuco.

O Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817 foi marcado de forma especial em 2017, ano em que o projeto de Lei número 16.059 foi apresentado pelos deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Teresinha Nunes e aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Considerado como o primeiro movimento pela independência do Brasil, o dia 6 de março é, a partir deste ano, Data Magna de Pernambuco.

A norma estabelece que o Poder Público realize na Data Magna o hasteamento solene da bandeira do Estado no Palácio do Governo e coloque flores no Monumento aos Revolucionários, localizado na praça da República, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife. Foi no dia 6 de março que o capitão José de Barros Lima, conhecido como "Leão Coroado", matou o comandante português que havia lhe dado voz de prisão, além de tomar o quartel do Regimento de Artilharia, no bairro do Santo Antônio, com seus aliados.

Texto: jconline

segunda-feira, 5 de março de 2018

ROMÁRIA A JUAZEIRO DO NORTE - CE

 
 Estátua do Pe Cícero

No ano passado durante três dias tive a oportunidade de conhecer a terra do Pe Cícero Romão, localizada na cidade de Juazeiro do Norte no estado do Ceará, há 491 Km da capital Fortaleza. Lá compartilhei o dia-a-dia e a vida dos romeiros que vêm de todos os lugares do nordeste em um ato de fé e respeito pelo homem que transformou uma pequena cidadezinha do interior cearense em um polo comercial e industrial de grande referência para sua população em especial os católicos turistas não só no nordeste como de todo o Brasil também. Uma vez que a veneração dos fieis por sua polêmica história do suposto milagre com beata Maria de Araújo em que já foi bastante relatada em filmes e documentários ainda é tema bastante discutido nos dias atuais. Mas a sua fama não se deu apenas pela sua trajetória religiosa como também por sua participação no mundo político o qual fez grandes feitos para a sua região.
Lá, fui em vários locais como: museus, igrejas e a famosa fábrica de cajuína. Também fomos conhecer o engenho de onde sai a famosa rapadura cearense entre outros produtos oriundos da cana-de-açúcar. Enfim, confira abaixo o meu pequeno documentário realizado entre os dias 18 a 22 de Outubro de 2017 o qual fora dividido em três partes. 







Fotos

Santuário São Francisco das Chagas.

Fábrica de Cajuína, São Geraldo.


Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
(Local onde está sepultado o corpo de Pe Cícero)
Praça Padre Cícero.

 
 Casa Museu do Pe. Cícero.
Nos fundos do museu existe uma espécie de 
pequeno zoológico com algumas espécies de animais.


Memorial Padre Cícero
Local onde se encontra a trajetória de vida tanto política como religiosa e 
a história da sua influencia com grandes personalidades de sua a época. 
Assim como na Casa Museu, aqui também é possível ver vários 
objetos pessoais que pertenceram a ele.

Texto e Fotos: Flávio Antônio

domingo, 4 de março de 2018

CELACANTO, VOCÊ CONHECE ESSE PEIXE?

Fotografado por Mark V. Erdmann em julho de 1998. 
Recebeu o nome científico “Latimeria menadoensis”

O celacanto, “Latimeria chalumna” é a espécie viva de um peixe, encontrado ao longo da costa do Oceano Índico. Está entre as criaturas estudadas pela criptozoologia, cripto (do grego kryptós, é, ón “oculto”) e zoologia (o ramo da ciência que estuda os animais) que é o estudo de criaturas mitológicas, lendárias, hipotéticas, ou de seres presumivelmente extintos. Esse animal já foi considerado extinto: teria sido extinto no Período Cretáceo Superior, há 70 milhões de anos atrás. O celacanto é da era devoniana, cerca de 410 milhões de anos, e teria desaparecido no final do período Cretáceo, quando os dinossauros foram extintos – é um fóssil vivo. Presume-se que ele seja primo do “Eusthenopteron”, ancestral dos anfíbios, répteis e mamíferos. Uma teoria que gera muita controvérsia, pois inclui aí o ser humano. Antes da descoberta desse primeiro exemplar vivo, acreditava-se que o celacanto era um parente próximo do primeiro vertebrado a sair das águas, dando origem a um novo grupo de vertebrados conhecidos como tetrápodes, que inclui os humanos. Essa descoberta causou um alvoroço no mundo inteiro pois esse peixe foi considerado pelos cientistas como sendo uma forma de transição da água para a terra. Alguns estudiosos chegaram a afirmar que o celacanto havia adquirido um mecanismo primordial para deslocamento no solo. Sua característica mais importante é a presença de pares de barbatanas  (peitorais e pélvicas) que se assemelham aos membros dos vertebrados 

 Resultado de imagem para fossil de celacanto 
Antigamente os cientistas conheciam os celacantos somente pelo registro fóssil. 

fonte: anda