snowstorm

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

POR QUE OS CIENTISTAS CONSEGUEM DETECTAR GALÁXIAS HÁ BILHÕES DE ANOS LUZ DE DISTÂNCIA, MAS NÃO PODEM CONFIRMAR A EXISTÊNCIA DO 9º PLANETA EM NOSSO SISTEMA SOLAR?



Permita-me oferecer uma analogia...

Fim de tarde e você está em um vale onde já está ficando escuro, embora o pico de uma distante montanha ainda esteja sendo banhado pela luz do Sol. Você está saindo do seu carro quando, de alguma forma, arranca sem querer um pequeno botão da sua jaqueta. O botão simplesmente desaparece sob o assento do carro. Frustrado, você é incapaz de ver onde o bendito botão foi parar e não consegue encontrá-lo, mesmo que esteja consideravelmente certo de que ele está ali.

Então, o brother que estava do seu lado, no banco do passageiro, diz-lhe isto: “Como é que você pode ver o pico nevado daquela montanha distante, quilômetros e quilômetros além de nós, mas não consegue encontrar um simples botão, que está logo aí, a centímetros do seu nariz?”

A resposta é óbvia. O pico da montanha pode estar distante, mas é enorme! Está coberto de neve que está brilhando sob a luz solar, apesar do vale onde você está já esteja escuro, ao passo que o botão ausente é pequeno, perdido num ambiente obscurecido.

O mesmo vale para galáxias distantes. Elas são como aquele pico nevado da montanha: enorme e brilhante. Fácil de ver. O hipotético Planeta 9 é como o seu botão ausente: minúsculo, escuro, oculto na escuridão do espaço.

fonte: acervociencia.com