snowstorm

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O ANO DE 2016 É BISSEXTO. ENTENDA O QUE ISSO SIGNIFICA

 
 
O ano de 2016 é bissexto, ou seja, tem 366 dias, um a mais do que os anos comuns. Isso acontece porque no mês de fevereiro haverá 29 dias, o que ocorre de quatro em quatro anos. O ano bissexto foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César. Era preciso adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.
A volta da Terra ao redor do Sol não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Essa fração de dias, arredondada para seis horas, é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia. Os antigos romanos também decidiram que esse dia extra seria 29 de fevereiro, o menor mês do ano. Sem o ano bissexto, as estações do ano não teriam datas definidas, como acontece hoje."A discrepância ficaria tamanha que nós íamos perder completamente o contato entre a realidade do céu e a realidade do nosso papel", complementa o astrônomo. 

fonte: ebc.com.br

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

TREMOR DE TERRA FOI SENTIDO EM 25 MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO


O episódio foi considerado o maior abalo sísmico dos últimos nove anos no estado. 
Mais de 85 tremores foram registrados ontem ao longo do dia

Um tremor de terra de 3,8 de magnitude na escala Richter registrado em São Caetano e Caruaru, Agreste do estado, foi sentido por moradores de pelo menos 25 municípios pernambucanos na tarde de ontem. Foram registrados mais de 85 tremores ao longo do dia, com pico às 16h30. O episódio foi considerado o maior abalo sísmico dos últimos nove anos em Pernambuco. O maior tremor já registrado no estado aconteceu em 2007 e também teve o epicentro na cidade de São Caetano.

O coordenador do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), Anderson Nascimento, esclareceu que as atividades sismológicas de ontem começaram a ser observadas pela manhã. Por volta das 16h30, os equipamentos do laboratório em São Caetano registraram o tremor de 3,8 graus na escala Richter. “Para quem estava próximo ao epicentro, é possível ter observado objetos caídos. É possível também que tremores desse grau sejam sentidos mais longe, no Recife, por exemplo”, disse. Por causa do episódio, dois técnicos do laboratório da UFRN, que registra os tremores no Nordeste, estarão em Pernambuco hoje.

Pelas redes sociais, internautas informaram ter sentido o tremor a mais de 100 km do epicentro. “Estou no Recife, moro no terceiro andar e senti tremendo”, contou Allessandro Soares. “Em Aliança, pudemos sentir uma forte vibração no chão e paredes. Alguns amigos de cidades vizinhas, como Timbaúba, Vicência e Nazaré da Mata também relataram sentir o tremor. Não ocasionou a queda de nenhum objeto, apenas a forte vibração”, relatou Carlos Borba.

Em Caruaru, o tremor causou susto mesmo em moradores acostumados com o fenômeno. “Dessa vez foi muito forte. Uma parte do gesso do teto da sala da vizinha caiu. Na minha casa, uma xícara caiu e quebrou”, afirmou o instrutor de telemarketing Eric Silva, 26 anos, que mora no bairro Kennedy. “Somos acostumados com os chamados ‘estrondos’, mas hoje (ontem) foi demais. Meus pais se assustaram e saíram correndo do quarto. Quando olhei o celular, li muitos relatos semelhantes”, contou o advogado Dirceu Lemos, morador do quinto andar de um prédio no bairro Maurício de Nassau.   

Falha geológica - O geólogo Gorki Mariano, professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explicou que fenômenos como esse acontecem por causa do Lineamento Pernambuco, uma falha geológica que corta o estado paralelamente à BR-232. “Em Caruaru (que fica próximo a essa estrutura geológica), vários registros como esse já foram registrados ao longo da história”, pontuou. Segundo o professor, o Lineamento Pernambuco é como uma “cicatriz antiga” e tem mais de 550 milhões de anos.

Depoimentos - “Acordei agora a tarde com minha casa tremendo e a janela batendo e um barulho estranho. Pensei que era um caminhão passando em frente a minha casa, quando era na verdade resultado do tremor que abalou o Agreste pernambucano nessa tarde”, João Paulo Lima. "Foi muuito forte aqui em Caruaru! tava no 12 andar do Empresarial Difusora, e o chão balançou foi muito!”, Ádrya Tavares.

SAIBA MAIS

Entre 4 e 6
Quebra vidros, provoca rachaduras nas paredes e desloca móveis

Entre 6 e 7
Impacto causa danos em edifícios e destrói construções frágeis

Entre 7 e 8
Danos graves em edifícios e grandes rachaduras no solo

Entre 8 e 9
Destruição de pontes, viadutos e quase todas as construções

Magnitude maior que 9
Destruição total com ondulações visíveis

Histórico de tremores em Pernambuco:
   

Julho de 2015

Um tremor, de magnitude 3,3, atingiu o Agreste do estado e teve epicentro localizado entre Caruaru e Bezerros

Fevereiro de 2015
Tremores, de magnitude média de 2 pontos, ocorreram nos dias 3, 7 e 8 de fevereiro do ano passado. O evento foi registrado a 5 km do centro de Caruaru

Março de 2012
Tremor de magnitude 1,8 graus foi registrado na estação Aliança e sentido também em Caruaru e região

Fevereiro de 2010
O município de São Caetano registrou um tremor de 2,4 graus. Moradores de pelo menos cinco municípios do Agreste relataram ter sentido o tremor

Maio de 2007

Um tremor de magnitude 4,0 foi registrado em São Caetano. Foi o sismo de maior magnitude do estado e tema de trabalhos acadêmicos publicados no país.

5 maiores terremotos registrados no mundo:
   

1- Chile, 1960
 O maior terremoto já registrado, com uma magnitude de 9,5 graus na Escala Richter, provocou cerca de 2 mil mortes além de feridos

2- Estados Unidos, 1964
No Alasca, um tremor de magnitude 9,2 graus matou nove pessoas e gerou um tsunami

3- Indonésia, 2004
Com magnitude 9,1, o tremor gerou um tsunami que deixou cerca de 227 mil pessoas mortos e quase 2 milhões de desabrigados

4- Japão, 2001
Em decorrência de um terremoto de 9 pontos, quase 16 mil pessoas morreram, mais de 5 mil ficaram feridas e 131 mil perderam suas casas

5- Rússia, 1952
A região da península de Kamkatcha foi alvo de um tsunami causado por um terremoto de 9 pontos no Oceano Pacífico. Tremor foi sentido no Havaí

fonte: diariodepernambuco.com.br

sábado, 20 de fevereiro de 2016

SALMO 23



      O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
    Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
    Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
    Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
    Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
    Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

HÁ CEM ANOS...

 Limoeiro-PE, R.da Matriz no início do século passado.

Em minha reflexão, ao olhar as fotografias antigas de nossa cidade viajamos no tempo e imaginamos como seria viver há cem anos atrás? Uma época onde a medicina era rudimentar as diversões da molecada eram brinquedos artesanais como , peão, pipa, bola de gude entre outros artefatos feitos da imaginação popular em inventar alguma diversão a qual poderia ser retirada e criada da própria natureza. Sem vídeo game, celular, televisão, computador, internet, enfim... Até a eletricidade era substituída pela luz de vela.
As conversas avulsas nas esquinas, a notícia tão longe das zonas rurais que para muitos matutos se viam ilhados dos acontecimentos corriqueiros da nação ou do mundo. Tão logo veio o rádio, recente e privilégio de poucos, o único meio tecnológico, um portal para o exterior.
A vida simples, longe da poluição tanto sonora quanto ambiental, do barulho das motos, carros ou qualquer outro veículo poluidor de propaganda. A segurança em andar nas ruas provavelmente silenciosas, mesmo de dia, e despreocupados em ser atropelado por algum veículo que raramente se via(carros).
Sem um alimento industrial, as pessoas podiam plantar o próprio alimento ou compra-la sem a preocupação em ingerir venenosos agrotóxicos.Macaxeira, batata doce, leite puro da próprio animal. Como o tempo passa e junto com ele as tradições e modo de viver, mas ainda sim com toda as vantagens e desvantagens no presente momento que saudade de viver um tempo em que nunca vivi.