snowstorm

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

TOMAR SUCO DE LARANJA ANTES DE ESCOVAR OS DENTES É UMA MÁ IDEIA?

O suco de laranja, assim como os sucos de outras frutas ácidas (abacaxi e limão, por exemplo), provoca uma acidez da boca e podem causar erosão do esmalte.

O pH da saliva é de 6.8 a 7.2. Entretanto, este pH sofre variações no decorrer do dia em função do tipo de dieta alimentar, hábitos de higiene bucal, fluxo salivar, etc.  Alimentos ácidos causam uma diminuição desse pH o que facilita a desmineralização do esmalte, tornando-o mais frágil. A saliva atua como um neutralizador da acidez bucal. Muitos grupos sociais primitivos e indígenas, por não terem hábitos perniciosos, como o fumo, consumo excessivos de álcool e açúcar, têm uma saliva de melhor qualidade e menor acidez, por isso apresentam menos cáries e problemas gastrointestinais.

Após ingerir alimentos ácidos, o ideal é aguardar um tempo antes de escovar os dentes. De acordo com alguns artigos científicos é necessário esperar de 15 a 30 minutos antes de escovar os dentes, para que a saliva neutralize o efeito do ácido. Escovar os dentes antes deste período pode intensificar a erosão dental, devido à fricção do abrasivo, presente no creme dental, contra o esmalte enfraquecido pela acidez.

Além do comprometimento do esmalte, em alguns casos, a erosão ácida pode atingir a dentina, causando sensibilidade leve, moderada ou grave. A sensibilidade leve causa dor com a ingestão de alimentos muito quentes ou muito frios. A grave se caracteriza por dor constante ao falar, comer ou beber em qualquer temperatura. Para reverter o quadro, é necessário ir ao dentista, para controlar a acidez e restaurar os dentes, dependendo do grau da erosão.

fonte : yahoo


quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O ATUAL QUADRO DE ESCASSEZ DE ÁGUA E RECURSOS NO BRASIL TEM SOLUÇÃO?

img google

O nosso país já enfrentou momentos de grandes crises, instabilidade e escassez de recursos, mas nunca como agora. No atual momento estamos passando por sérios problemas no que diz respeito à gestão das nossas águas, assim como também a falta da mesma. Então, como solucionar essa problemática? As técnicas de Engenharia Ambiental nos ensinam como também ampliam nossos horizontes. Vamos lá!

Especificando, existe um eixo principal ao qual é atribuída a escassez de água e este se chama desmatamento, pois ele impede que os reservatórios sejam protegidos (matas ciliares) e também atraí as chuvas para o seu centro e arredores. Pesquisas científicas comprovam que em cidades que são mais arborizadas as pessoas vivem mais e melhor. Mas vamos canalizar este problema e concretizar sua solução.

Os engenheiros ambientais aplicariam técnicas de Recuperação de Áreas Degradadas nos leitos de rios, reservatórios e barragens prejudicadas, fazendo com que as condições voltem a ser semelhantes as de antes, diminuindo a evaporação da água e calor no ambiente. Na cidade, usariam técnicas de Neutralização de Gases Estufa, atraindo as chuvas e diminuindo o impacto ambiental sobre os recursos existentes (cidade/reservatório).

fonte do texto no blog

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A MENINA DO VESTIDO VERMELHO.


Pra mim, está é uma das cenas mais forte emocionante do cinema, reproduzida pelo diretor Steven Spielberg, no filme "A Lista de Schindler - 1993". Filmado totalmente em preto e branco, conta a triste história da perseguição nazista aos judeus nos guetos e campos de concentração.  A cena, única em cores, exemplifica tudo o que foi a intolerância e o terror do holocausto na Europa na Segunda Guerra Mundial. 
(texto acima - Flávio Antônio)


 Que motivos levaram uma nação que foi berço dos maiores filósofos e músicos da história a se render a uma ideologia que pregava o ódio e a intolerância? Como podem as diferenças entre seres humanos tornarem-se desculpas para que atos bárbaros sejam cometidos? 
O que leva uma pessoa aparentemente normal a matar a sangue-frio um semelhante seu como se fosse um inseto?

 
Filmado em preto e branco para, segundo Spielberg, deixar o filme menos insuportável devido à violência gráfica de algumas cenas, "A Lista de Schindler" é construído sobre um ótimo roteiro de Steven Zaillian que mostra com tintas extremamente realistas a perseguição aos judeus na Polônia e sua recolocação no Gueto de Cracóvia, em 1941, onde famílias inteiras eram amontoadas em pequenos quartos, até a transferência de todos para o infame campo de concentração comandado pelo sociopata Amon Goeth (Ralph Fiennes).

 


Para tentar ilustrar o ponto da transformação do protagonista, Spielberg construiu duas seqüências chave usando um recurso até certo ponto simples, porém extremamente eficaz: a menina do vestido vermelho que ganha cores por meio de trucagem na pós-produção, vista correndo perdida no meio dos nazistas e, depois, já morta sendo levada para a pilha de cadáveres queimando. É nesta cena que "A Lista de Schindler" atinge seu ápice como obra cinematográfica, numa perfeita fusão de som, imagem, música  e interpretação do elenco capaz de arrepiar todos os pelos do nosso corpo.


fonte : alistadeschindler.com

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

HÁ 70 ANOS OS SOVIÉTICOS LIBERTAVAM O CAMPO DE CONCETRAÇÃO DE AUSCHWITZ.


Há 70 anos as tropas soviéticas libertavam o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, o mais terrível e maior campo de extermínio nazista.


O Holocausto é um dos momentos mais negros da História da Humanidade que não podemos nem devemos esquecer. Ignorar ou negar este período tenebroso do século XX é compactuar com o ódio, a intolerância, o preconceito, a discriminação e o racismo que levaram ao genocídio de cerca de seis milhões de seres humanos.

fonte: cilisboa.org

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

ASTERÓIDE SE APROXIMA HOJE DA TERRA, SAIBA COMO ENXENGÁ-LO.


Um asteroide de meio quilômetro de diâmetro chamado 2004 BL86 passará “bem próximo” da Terra nesta segunda-feira (26). A distância será três vezes maior do que a de nosso planeta para a Lua, ou seja, 1.200.000km. Por conta disso, as ameaças são mínimas, mas será possível ver a passagem mesmo sem equipamentos sofisticados.

“Teremos nesta segunda-feira a maior aproximação do asteroide 2004 BL86 em 200 anos. O fato representa a passagem relativamente próxima de um asteroide consideravelmente grande e teremos uma oportunidade extraordinária de o observar e aprender”, afirma a Nasa.

O asteroide poderá ser visto no céu noturno da Terra em qualquer hemisfério. O 2004 BL86 terá uma magnitude visual 9, ou seja, poderá ser visto como uma estrela tênue. A Nasa indica que com telescópios pequenos (com abertura de 10cm) ou grandes binóculos. Para observá-lo é necessário apontar esses equipamentos para a constelação de Câncer durante a noite.

fonte: yahoo notícias

domingo, 25 de janeiro de 2015

LIVRO, HISTÓRIA SAGRADA - 1960


fotos flávio 

Uma boa leitura nas horas de silêncio é sempre bem vinda e atualmente há uma variedade enorme de livros religiosos no mercado, mas este contém pra mim algo especial. Digo isso porque praticamente cresci vendo esse livro muito antes de aprender a ler. O livro o qual falo chama-se "História Sagrada do Antigo ao Novo Testamento de 1960" que pertence a minha mãe, tem uma linguagem bem simples e direta. Mas, o que chama a atenção são suas belas gravuras em preto e branco, dando um toque especial entre cada história bíblica e que faz-nos viajar e envolver através de cada parábola. Pessoalmente, não tenho nenhuma religião, e não é preciso ter  pra  reconhecer o valor desse material.


Recentemente, no dia 28 de Dezembro, iniciei um processo de digitalização desse livro o qual já está concluído e gostaria de compartilhar com todos vocês. 



Apesar da ação do tempo ele ainda está em bom estado de conservação, tendo sido restaurado diversas vezes, como poderão notar (ver capa). 

 

Dados do Livro:


 História Sagrada do Antigo e do Novo Testamento
Editora Vozes Ltda - Petrópolis RJ
Frei Bruno Heuser, O.F.M.

352 páginas
Ano - 1960 
XXVIII 


O tamanho do arquivo é de 318 MB e está em Alta Resolução
ótimo para ampliar,  ler o texto e visualizar as imagens.

Faça o download do livro abaixo e boa leitura!




O arquivo está em formato .cbz e .cbr

Os arquivos .cbz e .cbr são arquivos compactados que possuem dentro deles várias imagens, normalmente o equivalente a uma edição de uma revista em quadrinhos, e que são visualizados com programas específicos, sendo o mais famoso o CDisplay.
Baixe o programa para ler o seu arquivo.

Fonte : Tudo Conectado

sábado, 24 de janeiro de 2015

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O PROUNI E O SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU)?

Prouni
 

O Prouni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Sisu 


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

CAIPIRINHA


1 limão com casca
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 copo de vodka (smirnoff)
Gelo

Modo de Preparo

Corte o limão ao meio e depois cada uma das partes novamente ao meio
Coloque na coqueteleira e adicione todo o açúcar
Amasse o limão juntamente com o açúcar
Acrescente a vodka e o gelo
Agite muito bem e pronto

fonte: internet

domingo, 18 de janeiro de 2015

REFLEXÕES SOBRE O ATENTADO NA FRANÇA E A LIBERDADE DE IMPRENSA

Capa de novembro de 2012 ironizava a Santíssima Trindade, 
O Pai, o Filho e o Espírito Santo, e trazia o tema casamento gay.

O Jornal acima (que sinceramente de umas semanas pra cá nem sabia que existia) foi a causa de um dos atentados terroristas que chocou a França. Ocasinando ss assassinatos dos 10 cartunistas e 2 policiais no dia 7 de Janeiro entre eles incluíndo o chargista Charlie Hebdo (autor de muitas tiras como essa acima), o qual representava o seu ponto de vista "humorista" e satírico de várias situações . Mas,  longe dos protestos pela "liberdade de impressa" ou coisa do tipo, ocorrido em Paris nos últimos dias após o atentado,  fica no ar a grande questão: Onde termina a liberdade de impressa e começa o respeito? 
Não sou católico ou pertenço a alguma religião muçulmana mas se eu tivesse que ser obrigado a ver uma imagem abominável dessas em alguma esquina de banca de jornal com o meu filho eu ainda prefiro dizer : "Eu NÃO sou Charlie Hebdo".
Retirei esse texto abaixo do site tribuna da internet onde expressa tudo aquilo que não só eu mas como algumas pessoas analisam a situação, pois  ninguém é obrigado a concordar com minha opinião da mesma forma como respeitaria a de outrem. 



Francisco Bendl


Deixando de lado a violência, que vitimou doze pessoas neste atentado ao jornal Charlie Hebdo, os tais cartunistas tão elogiados pelo mundo provocaram em demasia a ira dos muçulmanos. Muito mais com os católicos, que, devido a sua índole alienada com relação à Igreja, jamais protestaram a respeito das aberrações em formas de charge contra Deus e o Papa.

Fala-se muito em liberdade de expressão, no entanto, é para esta finalidade? Deboche, escárnio, desprezo pelos valores alheios? Ora, isto não é jornalismo, mas abuso, falta de respeito, patifaria e da grossa!

A capa que ostenta uma relação sexual entre Deus, seu Filho e o Espírito Santo, deveria ser sumariamente censurada, pois não pode ser publicada uma imagem com tamanha desconsideração para bilhões de fiéis católicos.

ATENTADO ABOMINÁVEL

Repito: o assassinato dessas doze pessoas, dois policiais entre elas, é injustificável, abominável, execrável, porém, quer queiram ou não, há limites que devem ser preservados, mas a tal liberdade de expressão os ignora, não os aceita, o que me obriga a perguntar o seguinte: Se qualquer pessoa ofende gratuitamente outra, e esta pode interpelar seu ofensor em Juízo e com chances de condená-lo por calúnia, injúria ou difamação, por que a imprensa tem esta regalia de poder publicar o que bem entender e querer ficar impune?
A Virgem, violada pelos Reis Magos

Os franceses exageraram, cuspiram na dignidade de milhões de cidadãos, abusaram da liberdade de poder publicar qualquer besteira, por pior que fosse, achando que era arte quando, na verdade, não passava de lixo, em função de seu conteúdo de péssimo gosto.

Se é assim, então vou pintar cartazes com imagens pornográficas e agressivas de quem não gosto e sair pelas ruas mostrando a minha “arte”, o meu talento e minha vocação.
Duvido que eu ande uma quadra antes de ser preso, merecidamente. Por que essa pornografia e essas ofensas podem ser publicadas em jornais? Qual é a diferença? Provocação? Ironia? A título de quê?! Rebeldia? Anarquismo?
A História do Menino Jesus

LIBERDADE DE IMPRENSA

Acredito que está sendo misturada propositadamente a importante liberdade de imprensa com liberalidade para alguns jornalistas, e o espírito de corpo da categoria, que é muito unido, hoje lamenta o atentado terrorista. Mas esse é o resultado de se querer fazer o que se quer, e não o que se deve!

Reitero: Prisão perpétua para os assassinos desses cidadãos, mas a imprensa precisa reciclar seus métodos. Ela não é a dona da verdade, não detém direitos sobre religiões, política, sociedade, indivíduos, e deve estabelecer limites, sim, da mesma forma como qualquer cidadão e entidade ou, então, rasguemos os códigos que estipulam e definem ofensas e agressões verbais e escritas, e passemos a escrever e dizer o que nos vêm à cabeça!
E se formos presos ou ameaçados de prisão, que justifiquemos tratar-se de arte, de liberdade de expressão, ora, e mandemos o Delegado de Polícia à m…!

sábado, 17 de janeiro de 2015

BRASILEIRO CONDENADO À PENA DE MORTE EM PAÍS ESTRANGEIRO, POR TRÁFICO DE DROGAS, É EXECUTADO.

img google
Marco Archer foi executado hoje às 15:h00, horário de Brasília, e tornou -se  o primeiro brasileiro a ser morto por pena de morte em um país estrangeiro.

Traficantes pensarão duas vezes antes de aventurar-se em terras estrangeiras. 
A frágil lei brasileira assegurou um certo ar de impunidade entre aqueles que praticam esse tipo de atividade.
Mas foi nesse conceito que resultou na prisão do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, carioca, preso no aeroporto da Indonésia desde 2004 por entrar portando 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. Seu o seu último pedido de clemência foi negado pelo governo indonésio.
A própria Dilma e o Lula (na época de seu governo), já haviam tentado negociar,  com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, um possível pedido perdão, mas sem sucesso.
Agora me pergunto se algum presidente brasileiro já deu tamanha atenção ou telefonou pra casa de alguma mãe que teve um filho morto pelas drogas.





Texto: Flávio Antônio

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

HÁ 20 ANOS, O GRUPO LEGIÃO URBANA FAZIA SEU ÚLTIMO SHOW.

Ontem há 20 anos, no dia 14 de janeiro de 1995 o grupo Legião Urbana fazia seu último show de sua carreira, que foi realizado na casa Reggae Night, em Santos/SP. Após essa data, Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá não pisaram mais no mesmo palco juntos. A banda ainda lançou o álbum "A Tempestade" em 1996, mas Renato Russo faleceu em outubro do mesmo ano. Confira abaixo uma das letras mais conhecidas da geração anos 90, "Tempo Perdido".


TEMPO PERDIDO

Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo

Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder

Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo
E tão sério
E selvagem, selvagem
Selvagem!

Veja o sol
Dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega
É da cor dos teus olhos
Castanhos

Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos
Distantes de tudo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo

Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes
Acesas agora
O que foi escondido
É o que se escondeu
E o que foi prometido
Ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido
Somos tão jovens
Tão Jovens
Tão Jovens!


(Legião Urbana)

Tempo Perdido é uma das músicas mais conhecidas do Legião Urbana e foi composta por Renato Russo em 1986, como faixa do álbum Dois. É sem dúvida uma canção muito intensa, permeada de ideias e sentimentos antagônicos em cada estrofe. Ao ouvi-la, sente-se uma inquietação na alma, como se a vida estivesse passando a uma velocidade assustadora diante de nossos olhos.

fonte: internet

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

MEC DIVULGA AS NOTAS DO ENEM 2014



Candidatos podem consultar nota individualmente pela internet.
Inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começa segunda (19).


Candidato deve inserir CPF e senha e ver as notas nas provas do Enem
 (Foto: Reprodução/Inep)

O Ministério da Educação liberou na noite desta terça-feira (13) a consulta individual das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 para 6.193.565 estudantes que fizeram as provas. Eles podem acessar sua nota na página
 
enem.inep.gov.br  ou no site sistemasenem2.inep.gov.br.

ACESSE SUA NOTA NO ENEM 2014

Para ver o resultado, o candidato deve inserir seu número de inscrição do Enem e a senha de acesso ou CPF e senha.

Logo após a publicação das notas, a página de acesso do Inep apresentou lentidão devido ao grande volume de tráfego.

Os mais de 6,2 milhões de estudantes que fizeram as provas poderão ver a nota que tiraram nas provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática) e na redação. Dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone de auxílio do Enem: 0800 61 61 61.

O exame foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2014.

Queda na média

 Segundo o Ministério da Educação, as médias em matemática e redação dos alunos concluintes do ensino médio caíram 7,3% e 9,7%, respectivamente, em relação ao Enem do ano anterior.

Mais de 529 mil candidatos tiraram nota zero em redação, e apenas 250 obtiveram a nota máxima (1.000 pontos).

A demora na divulgação das notas deixou milhares de estudantes ansiosos durante todo o dia. Muitos criaram memes nas redes sociais para brincar com a espera pela divulgação.

Nota das objetivas
 
 A nota das provas objetivas usa a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Uma das principais dúvidas sobre a TRI é o fato de que é impossível o aluno tirar nota 1.000 na prova de múltipla escolha (na redação, isso é possível).

Nessa metodologia, mesmo que o aluno acerte todas as 45 questões de cada prova, sua nota nunca será 1.000. Da mesma forma, um candidato que erre todas as questões não acaba com nota zero (ou, no caso do Enem, a pontuação mínima, que é 200 pontos).

Isso acontece porque o exame dá pontos aos candidatos de acordo com uma escala. Ou seja, a nota do candidato não se trata diretamente do seu desempenho individual, mas de como ele se saiu dentro do conjunto dos demais candidatos. Por exemplo, quanto mais próximo da nota máxima, mais certeza é possível ter de que o estudante domina os conhecimentos exigidos na prova.

Nota da redação

 O tema da redação do Enem 2014 foi "Publicidade infantil no Brasil". A nota de redação vai de 0 a 1.000 pontos. Um bom texto para ganhar nota 1.000 deve cumprir bem cinco competências exigidas pela redação do Enem. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos.

Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Cada redação do Enem foi corrigida por dois corretores de forma independente. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das cinco competências.

Se houvesse discrepância entre as notas dois corretores por mais de 100 pontos, ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências fosse superior a 80 pontos, a redação iria para um terceiro corretor.

Caso houvesse discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores, ou caso houvesse discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final seria a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximaram.

Se a nota do terceiro corretor tivesse diferença equidistante das notas dos outros dois corretores, ou se for completamente diferente, a redação seria avaliada por uma banca de três avaliadores que dará a nota definitiva.

fonte : g1

sábado, 10 de janeiro de 2015

EXPLOSÃO DE RAIOS GAMA PODE ACABAR COM TODA A VIDA NA TERRA

Explosão de raio gama seria letal para a vida no planeta Terra
 
Nem meteoro e nem doenças devastadoras. O fim da humanidade na Terra pode acontecer através de um raio gigantesco. Isso é o que propõe estudo divulgado pela revista Physical Review Letters, que afirma que explosões de raio gama na Via Láctea há milhões de anos provocaram extinções em massa no planeta. E elas podem voltar a acontecer.
Esse tipo de explosão acontece através de radiação eletromagnética que emite tanta energia quanto o Sol é capaz. O surgimento pode acontecer de diversas formas, mas é mais comum quando vindo de colisões entre estrelas mortas u hipernovas. Com tamanha capacidade de energia, essas explosões percorrem milhões de anos-luz.
Se um tipo de explosão desses voltar a acontecer na Via Láctea as consequências seriam desastrosas para a Terra. Mesmo que o centro do desastre ocorresse a milhares de anos-luz, a radiação seria tão forte que poderia destruir a camada de ozônio e penetrar a atmosfera terrestre, causando destruição em todas as formas de vida.
O estudo divulgado pela Physical Review Letters afirma também que esse tipo de pesquisa pode explicar o paradoxo de Fermi, a aparente contradição entre a alta probabilidade de existir vida terreste e a falta de evidência dela. Os pesquisadores, porém, não entraram em mais detalhes sobre essa questão.
 

domingo, 4 de janeiro de 2015

NOTAS DO ENEM SERÁ DIVULGADO ENTRE OS DIAS 12 E 13 DE JANEIRO


O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado entre os dias 12 e 16 de janeiro, conforme informou neste sábado (3) ao G1 a assessoria do novo ministro da Educação, Cid Gomes. As provas foram aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro de 2014 e o anúncio das notas estava previsto para o início de janeiro, mas não havia uma data definida.

O exame, que serve como critério de seleção para várias universidades do país, foi feito por 6,2 milhões de candidatos. O número é 24% mais alto que em 2013, quando 5 milhões de pessoas compareceram para fazer as provas.

Ainda de acordo com a assessoria do novo ministro da Educação, será aberto entre os dias 19 e 23 de janeiro o cadastro para participar da primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Enem para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2014 e obtido nota acima de zero na redação.

Para consultar as notas, os participantes devem acessar a página
http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/

 fonte: g1