snowstorm

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

FELIZ ANO NOVO, FELIZ LIVRO NOVO!

Feliz Ano Novo, Feliz Livro Novo
(autor desconhecido)

Quando o ano começou, ele era todo seu.
Foi colocado em suas mãos...
Você podia fazer dele o que quisesse...
Era como um Livro em Branco, e nele você podia colocar:
um poema, um pesadelo, uma blasfêmia, uma oração.
Podia...
Hoje não pode mais! já não é seu!
É um livro já escrito... Concluído.
Como um livro que tivesse sido escrito por você, ele um dia lhe será lido, com todos os detalhes, e você não poderá corrigi-lo.
Estará fora de seu alcance.
Portanto, antes que o ano termine, reflita, tome seu velho livro e o folheie com cuidado.
Deixe passar cada uma das páginas pelas mãos e pela consciência; faça o exercício de ler a você mesmo.
Leia tudo...
Aprecie aquelas páginas de sua vida em que você usou seu melhor estilo.
Leia também as páginas que gostaria de nunca ter escrito.
Não, não tente arrancá-las.
Seria inútil. Já estão escritas.
Mas você pode lê-las enquanto escreve o novo livro que lhe será entregue.
Assim, poderá repetir as boas coisas que escreveu, e evitar repetir as ruins.
Para escrever o seu novo livro, você contará novamente com o instrumento do livre arbítrio, e terá, para preencher, toda a imensa superfície do seu mundo.
Se tiver vontade de beijar seu velho livro, beije-o.
Se tiver vontade de chorar, chore sobre ele e, a seguir, coloque-o nas mãos do Criador.
Não importa como esteja...
Ainda que tenha páginas negras, entregue e diga apenas duas palavras:
Obrigado e Perdão!!!
E, quando o ano novo chegar, lhe será entregue outro livro, novo, limpo, branco todo seu, no qual você irá escrever o que desejar...
... e se ainda assim errar, que seja por muito: por amar demais, por ter tentado ser feliz demais.

Feliz Livro Novo !!!

Feliz vida...

Feliz 2015 ...

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

FOBIA

Fobia: um dos transtornos de ansiedade 
mais apresentados pelo ser humano.
 
O medo é um sentimento inerente ao ser humano, pode ser definido como uma sensação de que algo ruim pode acontecer seguido de sintomas físicos que incomodam, ou como um sentimento vivenciado diante do perigo. Quando esse medo é excessivo e irracional em relação à ameaça, apresentando fortes sinais de perigo e acompanhado de comportamento de evitação quanto às situações causadoras do medo, é chamado de fobia, crise de pânico provocada em situações específicas.


A fobia é um dos transtornos de ansiedade mais apresentados pelo ser humano e um dos distúrbios psicológicos mais estudados.

Fobia origina-se do grego phobia, que significa medo intenso, ou irracional, aversão, hostilidade.

Os três tipos básicos de fobias são: a agorafobia, a fobia social, as fobias específicas.

Os sintomas são: transpiração excessiva, taquicardia, náusea, vertigem, calafrios, dor no peito, sensação de falta de ar e formigamento.

Muitos neurocientistas explicam que a causa da fobia pode estar relacionada com fatores biológicos, como um aumento do fluxo sanguíneo e maior metabolismo no lado direito do cérebro em pessoas fóbicas.


    Acrofobia

    Acrofobia, estar perto de um lugar alto pode ocasionar medo, o medo torna-se irracional quando acontece em locais altos, a pessoa com fobia de altura reage com medo mesmo diante de lugares protegidos por vidros ou grades, situações que ocasionam os medos,

    Agorafobia

    Agorafobia, a agorafobia é o medo apresentado diante de uma multidão e em lugares abertos, essencialmente a agorafobia pode ser explicada pelo próprio medo de ter medo, a agorafobia pode influenciar a qualidade de vida da pessoa que a experimenta, a pesso

    Aracnofobia

    Aracnofobia, fobia de aranhas, como a aracnofobia pode limitar a vida das pessoas, sintomas da aracnofobia, diagnóstico da aracnofobia, tratamento da aracnofobia, como é explicada a origem do medo de aranha.

    Fobia Social

    Fobia Social, a fobia social é um transtorno caracterizado por ansiedade intensa, a ansiedade própria da fobia social pode ser identificada a partir de duas características essenciais, o medo excessivo experimentado na fobia social, situações que podem oc

    Hidrofobia

    Hidrofobia, medo da água, medo moderado de águas, medo do afogamento, origem da hidrofobia, classificação da hidrofobia, fobia específica, característica essencial da hidrofobia.

    Homofobia

    Entenda as dimensões do preconceito sexual, a partir da compreensão de sua origem e das dimensões desse mecanismo de defesa.

fonte : Por Patrícia LopesEquipe Brasil Escola

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

DICAS SOBRE SAÚDE - ABACATE



O Abacate são uma fonte rica em gorduras. Monoinsaturados,
poliinsaturados e gorduras saturadas são encontradas nele.
As vitaminas são encontrados em abundância tais como,
Vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina K, e Vitamina
E. Além disso, os minerais, como o Cálcio, Ferro,
manganês, potássio, sódio, fósforo e zinco.

fonte: dicas sobres saúde

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

ORAÇÕES E LÁGRIMAS EM RECORDAÇÕES DO TSUNAMI DE 2004 NA ÁSIA

Memorial de Ban Nam Khem: maioria das vítimas do 
tsunami morreu na costa sul da Tailândia

 As orações, as lágrimas e as homenagens solenes diante das fossas coletivas marcaram nesta sexta-feira as cerimônias que recordam os 10 anos do tsunami na Ásia, que deixou 220.000 mortos ou desaparecidos e afetou 14 países do Oceano Índico.

Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9,3 graus - o mais intenso no planeta desde 1960 - abalou as costas da ilha indonésia de Sumatra, provocando ondas devastadoras no litoral de vários países, como Sri Lanka e Tailândia, e chegando até a África.

Entre as vítimas estavam milhares de turistas estrangeiros, que aproveitavam as festas de fim de ano para passar férias nas praias paradisíacas da região.

A maioria morreu na costa sul da Tailândia: 5.300 vítimas no total neste país, dos quais metade eram estrangeiros.

Para o 10º aniversário, muitos retornaram aos locais da catástrofe, em especial a Khao Lak, onde ao cair da noite se reuniram centenas de homens, mulheres e crianças.

Perto de uma embarcação da polícia, que foi projetado pela onda gigante terra adentro, e que atualmente serve de monumento para recordar a tragédia, centenas de sobreviventes e familiares das vítimas carregavam velas brancas.

Sob uma chuva fina, respeitaram um minuto de silêncio, antes do fim da cerimônia.

Entre os sobreviventes presentes, Katia Paulo, uma suíça de 45 anos, recordou com emoção o dia fatídico.

"Eu estava de costas para o mar. Meu namorado me chamou e a única coisa que lembro é a expressão do rosto dele. Entendi que tinha que fugir, mas a onda me pegou".

Ela nunca mais encontrou o namorado, que teve o corpo localizado um mês depois.

"A água me arrastou várias vezes e pensei que era o fim", recorda.

Ela explica que pediu ajudam a quem estava perto, antes de perceber que eram cadáveres.

"Depois, conseguiu me agarrar a um tronco de árvore".


Máquina de lavar

Para os sobreviventes duas coisas ficarão gravadas para sempre: o som - um rugido terrível - e depois a sensação de ser puxado por uma gigantesca máquina de lavar.

Steve McQueenis, policial britânico, recorda o estupor quando finalmente conseguiu emergir.

"A única coisa que conseguia ver era água. Era como se tivéssemos sido abandonados no meio de um oceano agitado. O mais incrível era que, meia hora antes, este lugar era absolutamente perfeito, um paraíso".

Na mesma área, Somjai Somboon, de 40 anos, afirmou à AFP que ainda tenta superar a perda dos dois filhos, que foram levados pelas gigantescas ondas do tsunami de sua casa na Tailândia.

"Penso neles todos os dias", afirmou a tailandesa, sem conseguir conter as lágrimas.

As homenagens começaram na Indonésia, o país mais afetado pela tragédia com 170.000 mortos.

Em Banda Aceh, a localidade mais próxima do epicentro do terremoto, as cerimônias começaram com o hino nacional da Indonésia cantado por um coral em um parque de 20 hectares.

"Milhares de corpos estão sob esta terra", afirmou o vice-presidente indonésio Yusuf Kalla diante de uma multidão de milhares pessoas, muitas deles sem conseguir conter as lágrimas.

"A catástrofe provocou no início comoção, sofrimento, medo, confusão", disse.

"Mas depois nos recuperamos e recebemos ajuda de forma extraordinária, da Indonésia e de todas as partes, e nosso espírito reviveu", completou, em referência à enorme solidariedade mundial após a tragédia

De fato, a catástrofe provocou tanta solidariedade que meses depois já haviam sido arrecadados em todo o mundo 13,5 bilhões de dólares, dos quais sete bilhões foram destinados para reconstruir 140.000 casas destruídas em Aceh, além de milhares de quilômetros de estradas, novas escolas e hospitais.

No Sri Lanka, país que perdeu 31.000 cidadãos, a recordação da tragédia aconteceu no local em que as ondas gigantes arrastaram um trem, uma tragédia que matou 1.000 passageiros, 90 km ao sul de Colombo.

Cerimônias na Europa

A Europa também organiza cerimônias de recordação. A Suécia, o país fora da Ásia mais afetado pela catástrofe, recorda uma tragédia que representa um "trauma", segundo o primeiro-ministro Stefan Lofven. O país perdeu 543 cidadãos.

Para evitar novas tragédias semelhantes, um sistema de alerta de tsunamis foi criado em 2011, ao mesmo tempo que alguns países investiram para preparar a população para eventuais catástrofes.

Mas os especialistas alertam para um relaxamento da vigilância das populações vulneráveis às catástrofes naturais, apesar da entrada em vigor dos sistemas de alerta.

fonte:exame.abril.com.br

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

EU NÃO GOSTO DE VOCÊ PAPAI NOEL !


Eu não gosto de você Papai Noel! Também não gosto desse seu papel de vender ilusão pra burguesia. Se os meninos pobres da cidade soubessem o desprezo que você tem pelos humildes; pela humildade, eu acho que eles jogavam pedra em sua fantasia.
Talvez você não se lembra mais, eu cresci me tornei rapaz, sem nunca esquecer daquilo que passou... Eu lhe escrevi um bilhete pedindo o meu presente... a noite inteira eu esperei contente... Chegou o sol, mas você não chegou. Dias depois meu pobre paicansado me trouxe um trenzinho velho, enferrujado, pôs na minha mão e falou:Tome filho, é pra você. Foi Papai Noel que mandou! E vi quando ele disfarçou umas lágrimas com a mão. Eu inocente e alegre nesse caso, pensei que meu bilhete, embora com atraso, tinha chegado em suas mãos no fim do mês. Limpei ele bem limpado, dei corda, o trenzinho partiu, deu muitas voltas... O meu pai então se riu e me abraçou pela ultima vez. O resto eu só pude compreender depois que cresci e vias coisas com a realidade.
Um dia meu pai chegou assim pra mim como quem tá com medo e falou: -Filho, me dá aqui seu brinquedo, eu vou troca outro na cidade. Então eu entreguei o meu trenzinho quase a soluçar, como quem não quer abandonar um mimo, um mimo que lhe deu quem lhe quer bem. Eu supliquei... Pai! Eu não quero outro brinquedo, eu quero meu tenzinho... Não vai leva meu trem, pai...! Meu pai calou-se e de seu rosto desceu uma lágrima que até hoje creio tão pura e santa assim só Deus chorou, ele saiu correndo, bateu a porta assim, como um doido varrido. A minha mãe gritou: -José! José! José... Ele nem deu ouvido, foi-se embora e nunca mais voltou...
Você! Papai Noel, me transformou num homem que a infância arruinou...Sem pai e sem brinquedo, afinal, dos meus presentes não há um que sobre da riqueza de um menino pobre, que sonha o ano inteiro com a noite de Natal! Meu pobre pai, mal vestido, pra não me ver naquele dia desiludido, pagou bem caro a minha ilusão... Num gesto nobre, humano e decisivo, ele foi longe demais pra me trazer aquele lenitivo; tinha roubado aquele trenzinho do filhodo patrão! Quando ele sumiu, eu pensei que ele tinha viajado, só depois de eu grande minha mãe em prantos me contou... que ele foi preso, coitado! E transformado em réu. Ninguém pra absolver meu pai se atrevia. Ele foi definhando na cadeia até que um dia, Nosso Senhor... Deus nosso Pai...Jesus entrou em sua cela e libertou ele pro céu.

 "Eu Não Gosto De Você Papai Noel" (Aldemar Paiva)
 

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O MUNDO CELEBRA O NATAL, O QUE VOCÊ QUER GANHAR DE PRESENTE?


Às vezes, passamos tanto tempo pedindo coisas materiais que sequer paramos para agradecer o que temos. Lamentamos por não ganharmos presentes tanto no Natal como Aniversário ou qualquer outra época que consideramos especial. Se temos SAÚDE pedimos um celular novo, se estamos enfermos almejamos por SAÚDE. Se estamos todos os dias com quem amamos, ficamos triste por não ter ganho aquele tênis, perfume de marca ou até mesmo uma moto. Mas quando perdemos essa pessoa amada, toda vez que nos perguntamos o que gostaríamos de ganhar temos o instinto de querer nem que seja por um momento estar perto daquele alguém que gostaríamos que estivesse conosco e dar um forte abraço saudoso, e assim são as pessoas. Aprendamos a achar o presente de Natal dentro de nós mesmo e agradecer do fundo do coração por mais um ano vivo e feliz. Feliz Natal!
 
 

Texto : Flávio

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

NA ÉPOCA DA INFÂNCIA, NOSTALGIA NAS MANHÃS DE NATAL.

Que saudades nos tempos de criança, acordar de manhã, ligar a tevê e ver uma enxurrada de desenhos animados relacionados ao natal. Não só desenhos como também séries de sucesso, indo de Chaves, Família dinossauro ("feliz dia da geladeira") entre outros que gostaria de escrever, mas que me foge a memória. Não sei como anda a indústria de animação infantil atualmente mas gostaria de postar aqui alguns daqueles que fizeram parte da minha infância:







Quer esses vídeos? Deixe seu e-mail que mandarei o link
 pra você baixar essas raridades

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

ATRAÇÕES NATALINAS SEGUEM PELAS NOITES NA CIDADE DE LIMOEIRO


Essa noite a "Orquestra de Cordas do conservatório de Música do Recife" animou a noite e a plateia presente na praça da bandeira com sua bela apresentação. Logo após, para encerrando com chave de ouro o público contou com o "Coral do Movimento pró criança". 
A programação que foi organizada pela prefeitura de Limoeiro conta ainda com outras atrações agendadas para as próximas noites, confira:



foto Flávio

foto Flávio

foto Tony  

Acompanhe um trecho do foi esse evento 

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE VITÓRIA



Segundo Edital divulgado pelo Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD), o Concurso Público da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, disponibilizará 571 vagas distribuídas no nível superior, médio e fundamental. As inscrições estão abertas na internet a partir desta terça (23/12) até 26/01/2015. O valor da inscrição é R$ 75,00 para nível superior, R$ 65,00 para professor, R$ 55,00 para ensino médio e R$ 45,00 para ensino fundamental. As provas objetivas serão realizadas no dia 29/03/2015. A remuneração varia de R$ 802,00 (ensino fundamental) à R$ 2.788,00 para cargos de nível superior.

Confira as vagas disponíveis:
 Confira os requisitos e remuneração de cada cargo:

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

BANCO DO BRASIL ABRE CONCURSO PARA ESCRITURÁRIO EM 14 ESTADOS


Edital do concurso do Banco do Brasil abre seleção nos estados AC, AP, AM, CE, MA, MT, PB, PR, PI, RN, RO, RR, SC e SE na função de Escriturário. Inscrições vão de 22 de dezembro de 2014 a 19 de janeiro de 2015 pelo site da Cesgranrio.

Com previsão de lançamento do edital somente em 2015, Banco do Brasil antecipou divulgação das normas do concurso público regionalizado para cargo de Escriturário em vários estados do país. Diário Oficial da União divulgou normas da seleção externa que irá formar cadastro reserva em 2.499 postos de nível inicial da Carreira Administrativa do Banco - Escriturário - em dependências situadas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. A Fundação Cesgranrio coordenará a seleção que abre inscrições já no dia 22 de dezembro.

O cargo de Escriturário exige nível médio completo e tem salário inicial de R$ 2.227,26, mais vantagens como possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros ou resultados, vale-transporte, auxílio-creche, ajuda alimentação/refeição, auxílio a filho com deficiência, plano odontológico, assistência médica (plano de saúde) e previdência privada. Veja o edital.

BB abre concurso para Escriturário em 14 estados 2015Do total de vagas preenchidas durante o prazo de validade do concurso, 5% serão para candidatos portadores de deficiência e 20% para os candidatos afrodescendentes ou pardos.

A inscrição no concurso deverá ser efetuada no período de 22 de dezembro de 2014 a 19 de janeiro de 2015, pela internet, através do site www.cesgranrio.org.br
A taxa de inscrição será de R$ 40,00 e no momento da inscrição o candidato deverá optar pela Microrregião de atuação.

O concurso constará de avaliação de conhecimentos, mediante aplicação de prova objetiva constituída de 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 questões de conhecimentos básicos e 45 questões de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório. Instituída a pouco tempo nos concursos do banco, a prova de redação também ocorrerá nesta seleção.

As provas objetivas e de redação serão realizadas no dia 15 de março de 2015. As provas ocorrerão nas cidades de Rio Branco-AC, Cruzeiro do Sul-AC, Epitaciolândia-AC, Macapá-AP, Manaus-AM, Parintins-AM, Maracanaú-CE, Itapipoca-CE, Sobral-CE, Quixadá-CE, Russas-CE, Crateús-CE, Juazeiro do Norte-CE, Fortaleza-CE, São Luís-MA, Pinheiro-MA, Bacabal-MA, Imperatriz-MA, Balsas-MA, Presidente Dutra-MA, Caxias-MA, Chapadinha-MA, Cuiabá-MT, Cáceres-MT, Barra do Garças-MT, Rondonópolis-MT, Confresa-MT, Alta Floresta-MT, Tangará da Serra-MT, Juína-MT, Sinop-MT, João Pessoa-PB, Campina Grande-PB, Patos-PB, Sousa-PB, Curitiba-PR, Campo Largo-PR, Paranaguá-PR, Rio Negro-PR, Guarapuava-PR, Pato Branco-PR, Ponta Grossa-PR, Cascavel-PR, Foz do Iguaçu-PR, Campo Mourão-PR, Umuarama-PR, Maringá-PR, Paranavaí-PR, Londrina-PR, Jacarezinho-PE, Recife-PE, Jaboatão dos Guararapes-PE, Olinda-PE, Palmares-PE, Vitória de Santo Antão-PE, Timbaúba-PE, Caruaru-PE, Garanhuns-PE, Serra Talhada-PE, Petrolina-PE, Parnaíba-PI, Teresina-PI, Poços-PI, Floriano-PI, Natal-RN, Mossoró-RN, Porto Velho-RO, Ji-Paraná-RO, Cocal-RO, Vilhena-RO, Boa Vista-RR, Rorainópolis-RR, Joinville-SC, Mafra-SC, Lages-SC, Caçador-SC, Joaçaba-SC, Chapecó-SC, São Miguel Do Oeste-SC, Rio do Sul-SC, Aracaju-SE, Estância-SE, Nossa Senhora da Glória-SE, Itabaiana-SE, Lagarto-SE e Capela-SE.

O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após um ano a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério exclusivo do Banco do Brasil.

sábado, 13 de dezembro de 2014

HOJE, A IGREJA CATÓLICA COMEMORA O DIA DE SANTA LUZIA A PADROEIRA DOS OLHOS


Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e
 invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz.

Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda, de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimento por que passaria, como Santa Ágeda.

Vendeu tudo, deu aos pobres e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, teve que enfrentar as autoridades perseguidoras e até a decapitação em 303, para assim testemunhar com a vida, ou morte o que disse: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade”.

Somente em 1894 o martírio da jovem Luzia, também chamada Lúcia, foi devidamente confirmado, quando se descobriu uma inscrição escrita em grego antigo sobre o seu sepulcro, em Siracusa, Ilha da Sicília. A inscrição trazia o nome da mártir e confirmava a tradição oral cristã sobre sua morte no início do século IV.

Mas a devoção à santa, cujo próprio nome está ligado à visão (“Luzia” deriva de “luz”), já era exaltada desde o século V. Além disso, o papa Gregório Magno, passado mais um século, a incluiu com todo respeito para ser citada no cânone da missa. Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter cura nas doenças dos olhos ou da cegueira.

Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura. Foi enaltecida pelo magnífico escritor Dante Alighieri, na obra “A Divina Comédia”, que atribuiu a santa Luzia a função da graça iluminadora. Assim, essa tradição se espalhou através dos séculos, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até hoje.

Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa. Sua mãe, Eutíquia, ao ficar viúva, prometeu dar a filha como esposa a um jovem da Corte local. Mas a moça havia feito voto de virgindade eterna e pediu que o matrimônio fosse adiado. Isso aconteceu porque uma terrível doença acometeu sua mãe. Luzia, então, conseguiu convencer Eutíquia a segui-la em peregrinação até o túmulo de santa Águeda ou Ágata. A mulher voltou curada da viagem e permitiu que a filha mantivesse sua castidade. Além disso, também consentiu que dividisse seu dote milionário com os pobres, como era seu desejo.

Entretanto quem não se conformou foi o ex-noivo. Cancelado o casamento, foi denunciar Luzia como cristã ao governador romano. Era o período da perseguição religiosa imposta pelo cruel imperador Diocleciano; assim, a jovem foi levada a julgamento. Como dava extrema importância à virgindade, o governante mandou que a carregassem à força a um prostíbulo, para servir à prostituição. Conta a tradição que, embora Luzia não movesse um dedo, nem dez homens juntos conseguiram levantá-la do chão. Foi, então, condenada a morrer ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas ela continuava viva. Somente um golpe de espada em sua garganta conseguiu tirar-lhe a vida. Era o ano 304.

Para proteger as relíquias de santa Luzia dos invasores árabes muçulmanos, em 1039, um general bizantino as enviou para Constantinopla, atual território da Turquia. Elas voltaram ao Ocidente por obra de um rico veneziano, seu devoto, que pagou aos soldados da cruzada de 1204 para trazerem sua urna funerária. Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro e seu corpo está guardado na Catedral de Veneza, embora algumas pequenas relíquias tenham seguido para a igreja de Siracusa, que a venera no mês de maio também.

fonte: noticias.cancaonova.com

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

ORGASMO FEMININO: ENTENDA POR QUE É TÃO DIFÍCIL CHEGAR LÁ

A dificuldade de se chegar ao orgasmo está muito mais relacionada 
aos fatores psicológicos do que aos físicos, dizem os especialistas

Ver estrelas, subir pelas paredes, revirar os olhos de prazer. Nos filmes e nas revistas, chegar ao orgasmo não só parece algo fácil, como também parece uma experiência extracorpórea. De fato, "chegar lá" significa perder o controle do corpo por alguns minutos. Mas a técnica requer prática e bastante habilidade.

Nada que um pouco de diálogo com o parceiro, conhecimento do próprio corpo e uma mente desprovida de preconceitos entre quatro paredes não possa resolver. No entanto, a despeito da revolução sexual e de todas as conquistas femininas das últimas décadas, muitas mulheres ainda sofrem para decifrar os enigmas do prazer.

De acordo com a ginecologista Carolina Ambrogini, a dificuldade de chegar ao orgasmo é o segundo lugar da lista de problemas que levam as mulheres a procurar ajuda no Projeto Afrodite, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do qual é coordenadora. O projeto atende gratuitamente mulheres com disfunções sexuais. No topo da lista está a falta de desejo sexual.

A especialista explica que, a princípio, toda mulher está apta a alcançar o orgasmo, mas alguns fatores fisiológicos podem prejudicar este quadro. De acordo com a ginecologista Viviane Monteiro, as causas orgânicas são responsáveis por cerca de 20% a 40% das disfunções sexuais femininas.

Entre elas, estão itens que diminuem o desejo sexual como o período menstrual; tabagismo, álcool e dependência química; uso de tranquilizantes ou de anticoncepcionais de baixa dosagem por tempo prolongado; doenças vasculares; diabetes; endometriose; miomas e a menopausa, caracterizada por sintomas como atrofia genital, menor fluxo sanguíneo, diminuição da produção de estrogênio e ressecamento vaginal.

Sim, os aspectos físicos têm seu peso nessa questão. No entanto, as especialistas são unânimes - o foco do problema está mesmo é dentro da cabeça. Entenda a origem dos casos mais comuns e veja dicas para exercer sua sexualidade de forma plena.

Onde começa o problema
 
Tratada muitas vezes como uma questão secundária, a dificuldade de chegar ao orgasmo pode até parecer uma coisa à toa, mas é preciso ficar atenta, pois, a longo prazo, pode comprometer o bem estar da mulher, sua autoestima e a relação com o parceiro. Conforme explica Carolina, é importante observar a frequência com o a qual se atinge o clímax. "Se a mulher percebe que em um período de seis meses não atingiu o orgasmo nenhuma vez, ou poucas vezes, deve procurar ajuda, pois pode estar com um quadro de anorgasmia, uma disfunção sexual".

De acordo com Viviane, ser feliz no sexo não é só uma questão de prazer, é uma questão que também traz benefícios à saúde feminina. "O ato sexual regula hormônios variados ligados ao bem-estar, entre eles a dopamina, a ocitocina, o cortisol, o estrogênio e a testosterona. Manter uma vida sexual regular pode rejuvenescer a aparência devido ao aumento do nível de estrogênio", observa.


Confira os fatores psicológicos ligados à questão.

Histórico pessoal e familiar: 

Carolina explica que mulheres que vêm de uma educação muito rígida, que prega que o sexo é uma coisa suja, podem ter maiores dificuldades na cama. "Ela já começa a relação achando que está fazendo algo errado, ainda que inconscientemente. Ela não se permite se entregar a essas sensações".

Falta de diálogo: 

 se para a mulher já é difícil conhecer o próprio corpo, para o homem é mais ainda. Por isso, conversar sobre as preferências é fundamental. "Ter uma vida sexual e satisfatória significa ambos estarem bem e felizes. Para tanto, é importante que mantenham um bom canal de comunicação e entendimento íntimo e sexual", ressalta Viviane.

Perfil controlador: 

 de acordo com Carolina, mulheres que têm o hábito de controlar tudo também podem ter dificuldade durante a relação sexual. "No sexo, é preciso se deixar levar pelas sensações e pelas fantasias, e algumas mulheres não conseguem sair da realidade", observa.

Falta de confiança no parceiro: 

outro empecilho neste sentido é a desconfiança - se a mulher não está 100% segura com o parceiro, a dificuldade em se entregar é muito maior. "O orgasmo é a perda do controle, você sai um pouco de si. Algumas mulheres têm dificuldade de se entregar a isso quando não confiam plenamente no parceiro", constata Carolina.

Desconhecimento do próprio corpo: 

"A mulher que não se toca, não se conhece, não sabe que região do corpo dá prazer", observa Carolina.

Transferir toda a responsabilidade para o parceiro: 

de acordo com Priscila Fernandes Gouveia, fisioterapeuta do Projeto Afrodite, a mulher é responsável pelo seu prazer. "Muitas vezes ela deixa na mão do homem e ele não conhece tanto assim a mulher, por isso é importante que ela se conheça pra ensinar o parceiro. Tem que existir parceria, conversar sobre a sexualidade principalmente", afirma.

Fazer sexo só para agradar o parceiro:  

muitas mulheres ainda fazem sexo para satisfazer a vontade do homem unicamente, e não ela própria. De acordo com Carolina, muitos ejaculam rápido, outros, não se dedicam às preliminares. Isso tudo contribui para que a vida sexual da mulher não seja satisfatória.

Invista em sua sexualidade
 
Veja algumas dicas das especialistas ouvidas para se conhecer melhor, deixar claro suas preferências e chegar ao orgasmo com maior frequência.

Posições: 

de acordo com a ginecologista Viviane, posições que estimulam o clitóris são as mais indicadas. "É o caso da posição em que a mulher fica por cima, sobre o parceiro. Nessa posição, durante a penetração, o clitóris é estimulado ao entrar em contato com a região pubiana do homem. Além disso, ela tem o domínio dos movimentos e velocidade, e pode escolher formas e intensidade de chegar ao seu prazer".

Liberando a fantasia: 

 para fantasiar mais na hora do sexo, é preciso se libertar dos preconceitos e investir em alguns recursos. Carolina indica o uso do vibrador, que estimula bastante a mulher na hora do sexo, além de outros "brinquedinhos" encontrados em lojas especializadas. "Mulher também gosta muito de contos eróticos, que são erotizados, e não pornográficos. Eles ajudam na formação da fantasia", explica. A masturbação também é muito indicada neste sentido, pois a partir disso a mulher pode conhecer seus pontos mais sensíveis.

Terapia:  

nos casos em que a mulher tem muita vergonha de resolver sozinha ou com o parceiro suas questões sexuais, a terapia poderá ajudá-la a entender de onde vêm os seus medos.

Fisioterapia: 

de acordo com Priscila, as mulheres que têm a musculatura perineal enfraquecida podem procurar um fisioterapeuta uroginecológico, para que ele avalie a questão e indique os exercícios mais apropriados. "Os exercícios perineais promovem a maior consciência do períneo e a melhora da sensibilidade e da lubrificação, o que se traduz, na relação sexual, em uma maior sensação de prazer". Mas ela ressalta que este tipo de prática tem mais eficácia quando vem acompanhada da orientação sexual, ou seja, da consciência global sobre o aparelho genital e seus estímulos.

Esqueça os mitos:  

para ter uma vida sexual de qualidade, é bom parar de se comparar com as outras mulheres, sejam da vida real ou da ficção. Segundo Carolina, as mulheres de hoje também sofrem da "ditadura do orgasmo". "As revistas femininas fantasiam um pouco, os filmes são exagerados. Então a mulher acha que se não teve orgasmo uma vez, a relação foi ruim. Quando a gente fala de sexualidade, fala de satisfação: se ela sai satisfeita da relação, é o que interessa. Isso é o que importa", conclui. 

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

DICA DE PORTUGUÊS, PARA MIM FAZER ou PARA EU FAZER ?


Ambas as construções estão corretas na língua portuguesa!!!Â

A grande questão é saber que o vocábulo "mim", se vier antes do verbo no infinitivo, não exerce função de sujeito e que o vocábulo "eu", se vier antes do verbo no infinitivo, exerce função de sujeito.Â

Para saber se PARA MIM FAZER está certo, basta apagar o PARA MIM da frase. Se ela continuar correta e fizer sentido, o PARA MIM 'pode' ficar antes do verbo, pois, nesse caso, o MIM não exerce função de sujeito. Exemplo:Â

- É muito fácil para mim fazer dez flexões de braço. (certo)
- É muito fácil fazer dez flexões de braço. (certo)

Para saber se PARA EU FAZER está certo, tente apagar o PARA EU da frase. Se ela não continuar correta e não fizer sentido, o PARA EU 'deve' ficar antes do verbo, pois, nesse caso, o EU exerce função de sujeito. Exemplo:Â

- Vendi meu videogame para eu fazer uma graninha. (certo)
- Vendi meu videogame fazer uma graninha. (errado)


O MIM da frase da imagem é núcleo do complemento nominal PARA MIM.

Segundo o maior nome da regência brasileira (ladeado por Francisco Fernandes), o gramático Celso P. Luft, o adjetivo DIFÍCIL exige um complemento iniciado pela preposição PARA. Para reforçar o time, Luiz A. Sacconi diz o mesmo do PARA MIM da frase do jornal, e não coloca vírgula alguma. Diz ele no capítulo de Pronome: "A frase 'Foi difícil para mim chegar até aqui' pertence à língua culta, e não à popular: para mim é complemento do adjetivo difícil".

"Ah, mas não poderia ter uma vírgula?!"Â

Segundo todos os gramáticos que conheço, não se separa por vírgula um complemento nominal do nome a que ele se liga, logo não pode haver uma vírgula antes do PARA MIM. Colocá-la depois do PARA MIM também seria um erro, pois estaria erradamente separando o sujeito (fazer um curso de Medicina) do predicado (seria muito difícil). Na ordem direta, a frase fica assim: "Fazer um curso de Medicina no Brasil seria muito difícil para mim".

Portanto, não cabe a vírgula em hipótese alguma na frase da imagem, nem antes, nem depois do PARA MIM. A frase do jornal está certíssima.

Grande abraço!

fonte do texto:

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O QUE É TRATAMENTO DE CANAL?

img google, ilustração
O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal. Alguns anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos.



Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são:

Dente quebrado
Cárie profunda
Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo.


 
Estando a polpa infeccionada ou morta, se não for tratada, pode se formar pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar, formando um abcesso. 
O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando dor.



Como é tratado o canal?
 
 
O tratamento de canal é feito em várias etapas, realizadas em várias visitas ao consultório, dependendo do caso. São elas:
Primeiramente, é feita uma abertura na da parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.
Em seguida a polpa infeccionada é removida (pulpectomia), o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento.
Se mais de uma visita for necessária, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.
A restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e canal são preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Algumas vezes um pino de plástico ou metal é colocado no canal Na etapa final, uma coroa é geralmente colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural. Se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.


Qual a durabilidade de um dente restaurado?

 
Os dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente. Devido ao fato de ainda ser possível o aparecimento de cárie em um dente tratado, uma boa higiene bucal e exames dentários regulares se fazem necessários, a fim de evitar problemas futuros.

Como não há mais uma polpa viva que mantenha o dente hidratado, os dentes com raiz tratada podem se tornar quebradiços e mais sujeitos à fratura. Este é um importante aspecto a ser levado em conta quando for optar entre uma coroa ou restauração após o tratamento de canal.

Para se determinar o sucesso ou fracasso do tratamento de canal, o método mais confiável é comparar novas radiografias com aquelas tiradas antes do tratamento. Esta comparação mostrará se o osso continua sendo destruído ou se está sendo regenerado.

fonte: yahoo mulher


 Por que o dente dói? Tratamento de canal (Endodontia)

 

fonte: youtube

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A MENSAGEM DOS QUADRINHOS

 Gostaria de compartilhar aqui a minha satisfação em admitir que mesmo depois de tanto tempo ainda leio histórias em quadrinhos, não só de toda a gama dos Super-Heróis americanos como os quadrinhos nacionais também, e entre eles temos: O Menino Maluquinho e A Turma da Mônica entre outros, este último tenho um apreço especial.
Também leio os Mangás japoneses como Naruto, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, etc. 

Na foto alguns exemplares do cavaleiros do zodíaco e uma edição de el hazard.

Mas se há algo mais fascinante para um fã de quadrinhos , assim como eu, que chegar nessa época em uma banca de revista e deparar com edições especiais de natal com seus personagens favoritos, confesso que guardo um carinho especial por essas Publicações.
 
 À direita tenho esse raro almanaque da Mônica n°11 de 1981- especial de natal  (editora abril) que comprei a alguns anos no mercado livre e a esquerda essas edições que adquiri 
ao longo do tempo através de compras na banca de revista e através de trocas com amigos.

Essa tradição natalina vem desde os anos 60 com edições memoráveis da Disney e seus respectivos personagens como Donald, Mickey, Tio Patinhas, Peninha, Zé Carioca, etc. Entre outros personagens de outras editoras. 

Zé Carioca  N°1361- Ed.Abril
           Dezembro de 1977
         DISPONÍVEL

 
 


Natal de Ouro Disney N°11 - Ed. Abril
Novembro de 1989
DISPONÍVEL



Os Flintstones apresentam 
Natal HB-Hanna Barbera N°1 - Ed.Abril 
Dezembro de 1980
         DISPONÍVEL
 

 E no Brasil não seria diferente, com Maurício de Sousa e a turma da Mônica contribuindo com uma parcela significativa, presenteando- nos com contos comoventes de tal simplicidade que nos faz viajar além das próprias histórias em quadrinhos. Trazendo-nos no final uma mensagem subliminar de reflexão pessoal. 
Não se trata apenas de comemorar a data cristã, mas de entender o verdadeiro significado do natal.

 Mônica - Almanaque de Natal N°7  Ed. Abril
Novembro de 1980
DISPONÍVEL
 
Tenho o meu pequeno acervo pessoal de algumas dessas edições mas outras baixo de sites na internet e os leio no próprio computador gostaria de agradecer a todos os blogs que vêm contribuindo para divulgar esse material precioso e escaneado.



Mônica N°164 - Editora Abril
 Dezembro de 1983
DISPONÍVEL





 Cebolinha Nº168 - Editora Abril
Dezembro de 1986
DISPONÍVEL



Chico Bento N°7 - Editora Abril
Dezembro de 1982
DISPONÍVEL

 

Mônica Especial de Natal N°1 - Editora Globo
Novembro de 2007
DISPONÍVEL
 


Cebolinha N°185 - Editora Globo
Dezembro de 2001
DISPONÍVEL

Mônica N°24 - Editora Panini
Dezembro de 2008
DISPONÍVEL

Disponibilizo gratuitamente pra quem quiser ler essas edições com a marcação *DISPONÍVEL. Umas estão em formato PDF, outras em CBR , este último necessita de um programinha para visualizar o arquivo. Por problemas de direitos autorais não posso colocar um link direto, pois o arquivo seria denunciado e removido . 
No entanto, posso mandar anexado por E-MAIL.
Assim, pra receber gratuitamente, deixe um comentário com seu endereço de e-mail  e a edição desejada que enviarei o arquivo, assim que possível. 
Ou mande seu pedido diretamente para flavio_antonio_silva@hotmail.com.