snowstorm

domingo, 30 de novembro de 2014

CHERNOBOYL VISTO DE UM DRONE

 Chernobyl vista de cima: fotógrafo usa drone para retratar cidade 
abandonada (Foto: Reprodução/DannyCooke)

O acidente de Chernobyl em 1986 ficou conhecido como o maior desastre nuclear da história humana. Com mais de 56 mortes diretas e mais de 4000 indiretas – consequências das partículas radioativas espalhadas no ar -, estima-se que o prejuízo financeiro da União Soviética com o evento foi de 18 bilhões de rublos.

Hoje, a região que cerca a usina abandonada de Chernobyl está localizada na região de Pripyat, na Ucrânia. O local é considerado um grande polo de estudo para especialistas que buscam entender a relação entre a natureza e as partículas nucleares.

Além disso, a cidade abandonada se tornou um dos polos fotográficos mais bonitos do planeta. Ensaístas e documentaristas já retrataram a área de diversas formas, mas Danny Cooke decidiu fazer diferente: o diretor usou um drone para voar e documentar os restos de Chernobyl.

O incrível trabalho “Postcards from Pripyat, Chernobyl” pode ser conferido abaixo.

Veja o lindo vídeo de Danny Cooke!


sábado, 29 de novembro de 2014

LIÇÃO DE VIDA


Um jovem foi se candidatar a um alto cargo em uma grande empresa . 
Passou na entrevista inicial e estava indo ao encontro do diretor para a entrevista final. 
O diretor viu seu CV, era excelente. E perguntou-lhe:
- Você recebeu alguma bolsa na escola? - o jovem respondeu - Não.
- Foi o seu pai que pagou pela sua educação?
- Sim - respondeu ele.
- Onde é que seu pai trabalha?
- Meu pai faz trabalhos de serralheria.

O diretor pediu ao jovem para mostrar suas mãos.
O jovem mostrou um par de mãos suaves e perfeitas.

- Você já ajudou seu pai no seu trabalho?
- Nunca, meus pais sempre quiseram que eu estudasse e lesse mais livros. Além disso, ele pode fazer essas tarefas melhor do que eu.

O Diretor lhe disse:
- Eu tenho um pedido: quando você for para casa hoje, vá e lave as mãos de seu pai. E venha me ver amanhã de manhã.

O jovem sentiu que a sua chance de conseguir o trabalho era alta!

Quando voltou para casa, ele pediu a seu pai para deixá-lo lavar suas mãos.
Seu pai se sentiu estranho, feliz, mas com uma mistura de sentimentos e mostrou as mãos para o filho. O rapaz lavou as mãos de seu pai lentamente. Foi a primeira vez que ele percebeu que as mãos de seu pai estavam enrugadas e tinham muitas cicatrizes. Algumas contusões eram tão dolorosas que sua pele se arrepiou quando ele a tocou.
Esta foi a primeira vez que o rapaz se deu conta do significado deste par de mãos trabalhando todos os dias para pagar seus estudos. As contusões nas mãos eram o preço que seu pai teve que pagar por sua educação, suas atividades escolares e seu futuro.
Depois de limpar as mãos de seu pai, o jovem ficou em silêncio organizando e limpando a oficina do pai. Naquela noite, pai e filho conversaram por um longo tempo.

Na manhã seguinte, o jovem foi encontra-se com o Diretor.
O diretor percebeu as lágrimas nos olhos do moço quando ele perguntou:
- Você pode me dizer o que você fez e aprendeu ontem em sua casa?
O rapaz respondeu:
- Lavei as mãos de meu pai e também terminei de limpar e organizar sua oficina. Agora eu sei o que é valorizar, reconhecer. Sem meus pais, eu não seria quem eu sou hoje... Por ajudar o meu pai agora eu percebo o quão difícil e duro é para conseguir fazer algo sozinho. Aprendi a apreciar a importância e o valor de ajudar a família.

O diretor disse:
- Isso é o que eu procuro no meu pessoal. Quero contratar uma pessoa que possa apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conhece os sofrimentos dos outros para fazer as coisas, e que não coloca o dinheiro como seu único objetivo na vida. Você está contratado.

Uma criança que tenha sido protegida e habitualmente dado a ela o que quer, desenvolve uma mentalidade de "Tenho direito" e sempre se coloca em primeiro lugar. Ignora os esforços de seus pais.
Se somos esse tipo de pais protetores, estamos realmente demonstrando amor ou estamos destruindo nossos filhos?
Você pode dar ao seu filho uma casa grande, boa comida, educação de ponta, uma televisão de tela grande... Mas quando você está lavando o chão ou pintando uma parede, por favor, o faça experimentar isso também . Depois de comer, que lave os pratos com seus irmãos e irmãs. Não é porque você não tem dinheiro para contratar alguém que faça isso; é porque você quer amar do jeito certo. Não importa o quão rico você é, você quer entender. Um dia, você vai ter cabelos brancos como a mãe ou o pai deste jovem.

O mais importante é que a criança aprenda a apreciar o esforço e ter a experiência da dificuldade, aprendendo a capacidade de trabalhar com os outros para fazer as coisas.


sexta-feira, 28 de novembro de 2014

MORRE NO MÉXICO ROBERTO GOMEZ BOLAÑOS, CRIADOR DE PERSONAGENS COMO CHAVES E CHAPOLIN COLORADO.


Criador de um fenômeno televisivo que, a partir do México, se espalhou pelo continente e conquistou legiões de fãs em toda a América Latina, o humorista mexicano Roberto Gomez Bolaños, autor e intérprete dos personagens Chaves e Chapolin, morreu nesta sexta-feira, aos 85 anos. Com a saúde fragilizada há mais de uma década, Bolaños passou os seus últimos anos em uma cadeira de rodas, lutando contra problemas respiratórios e complicações de diabetes. Nesta sexta-feira, ele sofreu uma parada cardíaca.


A morte de Bolaños deixa órfã uma geração de fãs brasileiros que cresceu assistindo aos episódios de Chaves, a sua principal criação, reprisados exaustivamente pelo SBT ao longo das últimas três décadas. Um grupo de admiradores fiel que, ignorando todas as limitações técnicas da produção, sempre garantiu ótimos resultados de audiência ao programa mexicano – e sempre mostrou um impressionante poder de mobilização a cada ameaça de cancelamento das exibições do seriado, com campanhas fora e dentro das redes sociais. Nesta sexta, com a notícia da morte do humorista, a direção do SBT estuda levar ao ar um especial para homenageá-lo.


Pequeno Shakespeare - Antes de se tornar o criador – e o rosto – de Chaves, porém, Bolaños já havia construído uma sólida trajetória artística em seu país. Versátil, o mexicano trabalhou desde jovem nas mais diversas mídias: foi roteirista de programas de rádio, peças de teatro, esquetes de televisão e filmes no cinema – muitas vezes assumindo também o papel de ator. Tal habilidade rendeu ao multifacetado artista o apelido de Chespirito – "pequeno Shakespeare" –, alcunha pela qual ficaria conhecido no México até o fim da carreira, encerrada hoje.


A fama internacional, no entanto, só chegaria mesmo a partir dos anos 1970, com a criação de seus dois personagens mais famosos: o presunçoso herói Chapolin Colorado e o ingênuo Chaves. Dono de uma marreta biônica de plástico e de "anteninhas de vinil" sensitivas, Chapolin é uma divertida sátira dos infalíveis super-heróis dos quadrinhos americanos. A série colecionou um enorme número de fãs e conquistou o seu próprio status cult – camisetas com o emblema do personagem são um ícone pop até hoje –, mas seu alcance jamais superou o da outra criação de Bolaños.


Fenômeno latino - Exibido em mais de cem países ao longo de quatro décadas, Chaves desembarcou no Brasil quase por acaso. A série era parte de um pacotão de programas do canal mexicano Televisa comprado por Silvio Santos para turbinar a programação do ainda jovem SBT. Foi o início de uma bem sucedida parceria. Por quase trinta anos ininterruptos, Chaves foi uma das principais atrações – e curingas – da emissora, cobrindo qualquer buraco que surgisse na grade, e invariavelmente dobrando a audiência da faixa. No auge do sucesso, o humorístico cansou de dar surras na Globo, roubando o primeiro lugar no Ibope e deixando diretores do canal carioca temerosos por seus empregos.


Embora também tenha conquistado fãs em outras partes do mundo, foi na América Latina que a principal obra de Bolanõs ganhou contornos de fenômeno cultural – a ponto de ser comparada pela revista Forbes ao revolucionário Simon Bolivar por seu poder unificador no continente.

 
Para o humorista, os índices de pobreza da região ajudavam a explicar o grande apelo do personagem entre os latino-americanos. "O Chaves é uma criança que não cresce porque não come. O personagem faz sucesso em qualquer lugar do planeta onde haja fome", disse ele na entrevista a VEJA.


Imagens retiradas do Google
Fonte do Texto: veja.abril.com.br

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O DIA NACIONAL DE ZUMBI E DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Zumbi dos Palmares nasceu no ano de 1655 em Alagoas, em um dos mocambos de Palmares. Recebeu o nome de Zumbi, que vem do quimbundo nzumbi, que significa duende, ou fantasma. Apesar de ter nascido livre, no ano de 1662, com 7 anos de idade, ele foi capturado por soldados e entregue ao Pe. António Melo, que o batizou na igreja católica com o nome de Francisco. Além de estudar latim e português, Zumbi, sob a guarda do padre, ajudava nas missas.

No ano de 1670, quando Zumbi tinha 15 anos, fugiu para o Quilombo dos Palmares, onde foi reconhecido por suas habilidades marciais que o fizeram ser reconhecido, aos 20 anos, como um respeitável estrategista militar e guerreiro, que lutou contra os soldados do Sargento Manuel Lopes.

História

Os primeiros registros históricos encontrados que referem-se a Zumbi datam de 1673, onde seu nome aparece nos relatos portugueses sobre uma expedição derrotada pelos quilombolas. Em 1675, o quilombo onde ele vivia foi atacado por soldados portugueses e foi quando Zumbi ajudou na defesa, destacando-se como um grande guerreiro. Passados três anos desse ataque, no ano de 1678, Ganga-Zumba, líder, na época, do quilombo, foi chamado para negociar com Pedro de Almeida, governador da Capitania de Pernambuco. A negociação consistia na proposta de que os negros do Quilombo de Palmares estariam livres, somente diante da submissão à Coroa Portuguesa. O líder aceita, mas Zumbi vai contra, pois acreditava que a luta era algo maior, não apenas pela liberdade dos negros daquele quilombo, mas todos os negros.

Um grande líder

Assim, Zumbi gerou uma guerra civil no quilombo, derrotando Ganga-Zumba e tornando-se líder do Quilombo dos Palmares. Em seu Quilombo, que ficou famoso, criou leis próprias – algumas bastante rígidas – que fizeram com que crescesse o mito em torno do Quilombo dos Palmares. Comparado com o ano de 1630 – em que havia cerca de 3 mil pessoas no quilombo – sua população cresceu, contando com uma população de mais de 20 mil refugiados em 1678.

Um novo ataque é feito com a contratação do bandeirante paulistano Domingues Jorge Velho que, com o apoio do governo e um exercido de 2 mil homens armados com arcos, flechas e espingardas, acaba com o quilombo ferindo Zumbi. Este, após uma luta consistente e forte que durou 22 dias com resistência, consegue fugir, mas um ano depois é delatado por um antigo companheiro. Em 20 de novembro de 1695, ao ser localizado, Zumbi é preso e degolado. Sua cabeça foi enviada para o Recife e ficou exposta em praça pública. Atualmente celebramos o Dia da Consciência Negra nessa data, 
em memória à Zumbi dos Palmares.

OSCAR SCHMIDT XINGA PÚBLICO DURANTE PALESTRA E É VAIADO


Ex-jogador se irritou com problemas técnicos e insultou a plateia de 
estudantes que acompanhava o evento 
 
Oscar Schmidt foi de herói a vilão em poucas horas durante uma palestra domingo passado (16/11) em Caruaru, Pernambuco. Esperado por mais de dois mil alunos de uma faculdade, o jogador foi alvo de críticas, além de ser taxado de arrogante pelos estudantes e pela direção da instituição de ensino. Para o ex-jogador de basquete, sobraram as vaias e um auditório vazio.

Segundo as reclamações que foram parar nas redes sociais, Oscar foi grosseiro com o público ao falar palavrões e se irritar com falha no sistema de som do evento. "Chegou atrasado e pra melhorar a situação seu notebook apresentou problemas, foi sugerido que ele passasse o slide para um pendrive, mas ele se negou a passar, alegando que ninguém poderia ter acesso aos materiais exclusivos dele", contou a estudante Cybeli Oliveira em um post no Facebook.

Após 30 minutos de espera até a resolução do problema, a paletra começou, mas o microfone de Oscar apresentou interferência. O mediador da palestra ofereceu o aparelho. "Ele simplesmente recusou dizendo que não aceitaria, porque aquele tipo de microfone era para amador", relatou Cybeli.

Ainda segundo a estudante, depois o ocorrido, Oscar Schmidt se irritou e soltou vários palavrões. "Insultou e humilhou a plateia em todos os momentos, reclamava o tempo todo com as pessoas que estavam tirando fotos dele, dizendo que estava ali para contar a história dele e não para ser fotografado, pois quem quisesse tirar foto dele poderia ir embora."

A atitude vista como mal educada pelos estudantes também foi considerada inadequada pela direção da faculdade. Conforme nota de esclarecimento emitida aos alunos - e publicada no portal UOL -, os estudantes foram dispensados de fazer o relatório sobre a palestra.

"Enfatizamos que este núcleo não compactua nem aceita a atitude grosseira do palestrante para com os nossos alunos, os quais, sabiamente reconhecemos, deixaram seus afazeres no dia de domingo, pós-feriado, para buscar conhecimento. Portanto, informamos, que em protesto à conduta arbitrária e prepotente do palestrante, na elaboração do TCD, o aluno poderá, se assim o desejar, deixar de relatar a palestra 'Obstinação'", diz a nota. 

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O QUE É LEUCEMIA? QUAIS OS SINTOMAS, TIPOS, CAUSAS, TRATAMENTO.

 
A palavra leucemia refere-se um grupo de cânceres que afetam as células brancas do sangue. Leucemia se desenvolve na medula óssea, a qual produz três tipos de células sanguíneas:
1. Células vermelhas que contêm hemoglobina e são responsáveis por transportar oxigênio pelo corpo.
2. Células brancas que combatem infecções.
3. Plaquetas que auxiliam a coagulação do sangue.

Leucemia é caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais, superpovoando a medula óssea. A infiltração da medula óssea resulta na diminuição da produção e funcionamento de células sanguíneas normais. Dependendo do tipo, a doença pode se espalhar para os nódulos linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central e outros órgãos e tecidos, causando inchaço na área afetada.

Sintomas da leucemia

Danos à medula óssea resultam na falta de plaquetas no sangue, as quais são importantes para o processo de coagulação. Isso significa que pessoas com leucemia podem sangrar excessivamente. As células brancas do sangue, que estão envolvidas no combate a agentes patogênicos, podem ficar suprimidas ou sem função, colocando o paciente sob risco de infecções.

Já a deficiência de células vermelhas ocasiona anemia, a qual pode causar falta de ar e fadiga. Pode ocorrer dor nos ossos ou articulações por causa da extensão do câncer a essas áreas. Dor de cabeça e vômito podem indicar que o câncer disseminou-se até o sistema nervoso central. Em alguns tipos de leucemia pode os nódulos linfáticos podem ficar dilatados. Todos esses sintomas podem também ser atribuídos a outras doenças. Para o diagnóstico é preciso fazer teste de sangue e biópsia da medula óssea.
     

Quatro principais tipos de leucemia

Leucemia é um termo amplo que cobre um espectro de doenças

Leucemia aguda x crônica


Leucemia é dividida clinicamente e patologicamente nas formas aguda e crônica.

* Leucemia aguda é caracterizada pele crescimento rápido de células sanguíneas imaturas. Esse apinhamento torna a medula óssea incapaz de produzir células sanguíneas saudáveis. A forma aguda de leucemia pode ocorrer em crianças e adultos jovens, O tratamento imediato é necessário na leucemia aguda devido à rápida progressão e acúmulo de células malignas, as quais entram na corrente sanguínea e se espalham para outras partes do corpo. Se não houver tratamento, o paciente morrerá em alguns meses ou até semanas.

* Leucemias crônicas são distinguidas pelo acúmulo de células sanguíneas relativamente maduras porém ainda assim anormais. Geralmente levando meses ou anos para progredir, as células brancas anormais são produzidas numa taxa bem maior que as normais. Leucemia crônica geralmente ocorre em pessoas idosas, mas pode afetar qualquer faixa etária. Enquanto a leucemia aguda deve ser tratada imediatamente, a forma crônica alguma vezes é monitorada por algum tempo antes do tratamento, para assegurar a eficiência máxima da terapia.
     

Leucemia linfóide x mielóide


Ainda, as doenças são classificadas de acordo com o tipo de células anormais mais encontradas no sangue. Quando a leucemia afeta as células linfócitas, é chamada de linfóide. Já quando as células mielóides são afetadas, a doença é chamada leucemia mielóide.

Prevalência dos quatro tipos de leucemia

* Leucemia linfóide aguda é a mais comum em crianças pequenas. Ela também afeta adultos, especialmente os de mais de 65 anos.
* Leucemia mielóide aguda ocorre mais em adultos do que em crianças.
* Leucemia linfóide crônica afeta mais adultos acima de 55 anos de idade. Algumas vezes ocorre em adultos jovens, mas quase nunca em crianças.
* Leucemia mielóide crônica ocorre principalmente em adultos. Um número muito pequeno de crianças é afetado.
     
Causas da leucemia

A extada causa da leucemia não é conhecida, mas ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais. Como outros tipos de câncer, as leucemias resultam de mutações somáticas no DNA, as quais podem ocorrer espontaneamente ou devido à exposição à radiação ou substâncias cancerígenas, e tem sua probabilidade influenciada por fatores genéticos. Vírus também têm sido associados a algumas formas de leucemia. Anemia de Fanconi também é um fator de risco para o desenvolvimento de leucemia mielóide aguda.

Prognóstico e tratamento da leucemia

O prognóstico e tratamento diferem de acordo com o tipo de leucemia. O tratamento deve ser moldado de acordo com o tipo de leucemia e características do paciente.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

NÃO HÁ EXAMES CIENTÍFICOS CAPAZES DE DETERMINAR A IDADE DE UMA PESSOA


 

Pode soar estranho, mas a ciência ainda não sabe definir a idade exata de uma pessoa. A não ser pela certidão de nascimento, um ser humano não descobrirá sua idade se depender apenas de testes e pesquisas biológicas. Os atuais meios de definição apenas atingem valores aproximados do que ainda é um mistério ao mundo acadêmico.

Longe de ser tão simples como as árvores – que têm idade definida a partir do número de anéis em seu caule –, mensurar a vida humana tem sido uma missão delicada para os cientistas. Nos últimos anos, estudos relacionados ao crescimento ósseo, número de cromossomos e células no sangue vêm tentando elucidar o tema. Contudo, o mais próximo que a ciência chegou (com seu estudo mais recente) foi a de “margem de erro” de dois anos para mais ou para menos.


Entenda os testes mais famosos


1 – Crescimento dos ossos

Para crianças, o método do crescimento ósseo pode ser realmente efetivo. Por exemplo, um teste realizado pela Fifa para descobrir a idade de jogadores da liga juvenil se baseou nos ossos dos garotos. Com 99% de efetividade, a instituição conseguiu separar aqueles que possuíam mais de 17 anos – e, portanto, não podiam fazer parte da equipe.

O problema é que crianças crescem diferentemente umas das outras, e o padrão dos ossos não é necessariamente considerado um padrão científico. Além do fato da estrutura óssea parar de crescer na fase adulta, o que impossibilita a completa ação do teste.

2 – De olho nos cromossomos

Outra possibilidade encontrada por pesquisadores foi tentar estudar o cromossomo humano. Mais especificamente, a região do telômero, área que diminui cada vez que a célula se divide. Apesar de possuir fortes relações com estudos sobre oncologia, descobriu-se – depois de um tempo – que os telômeros não são bons para descobrir a idade das pessoas.

3 – Glóbulos brancos

Segundo a pesquisa do Erasmus MC University Medical Center Rotterdam, existe uma célula nos glóbulos brancos que passa durante um rearranjo muito específico durante a passagem de tempo. Depois de muito estudo, descobriram que a margem desse processo travava em nove anos para mais ou para menos: e isso é tempo demais.

4 – Moléculas no sangue

Um estudo publicado em 2013 afirma que analisar moléculas – tais como aminoácidos – no sangue pode ser uma boa para descobrir a idade de alguém. O teste realizado com mais de 6000 pessoas foi encontrou 22 moléculas estritamente relacionadas à passagem da vida humana. Contudo, a pesquisa ainda está no início e sua relação não foi completamente definida.

5 – Relógio Epigenético, um método promissor

Depois de tantas tentativas, um novo método tem feito sucesso por sua maior “exatidão”. “Eu chamo de relógio por ser quase tão exato como um”, conta o professor Steve Horvath, da UCLA. Os pesquisadores trabalharam com substâncias chamadas “grupos de metilo”, capazes de serem inseridas ou retiradas do DNA humano.

Depois disso, a equipe consegue acompanhar esses grupos para saber se acumularam ou desapareceram a partir do envelhecimento humano. “Nós examinamos amostras de salivas para descobrir a idade das pessoas e, na média, os números ficavam na margem de erro dos cinco anos. Eu fiquei chocado com a exatidão de nossa pesquisa”, conta Horvath.

Com o resultado, a equipe decidiu continuar trabalhando no modelo. Hoje, a margem atinge apenas os dois anos para mais ou menos. Além disso, o método toma apenas duas horas e custa dez dólares para ser realizado. “Nós estamos trabalhando com delegacias e laboratórios de todo o mundo para desenvolver um teste que possa ajudar essas instituições em cenários criminosos”, conta o autor Kang Zhang.

Mas o pesquisador também acredita que seu método dificilmente será melhorado. “A variação natural entre pessoas da mesma idade nos atrapalha. Parece que tudo tem um limite”, conclui Zhang.

fonte: revista galileu

 


sábado, 15 de novembro de 2014

15 DE NOVEMBRO, PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA E SEU CONTEXTO HISTÓRICO



A era final da monarquia, em meados de 1880, foi uma época de crise para o governo Imperial. A situação do país havia mudado, e um Imperador, que detinha muitos poderes, não estava mais sendo a forma mais adequada de governo para o Brasil. O país precisava de um governo que acompanhasse suas mudanças econômicas, políticas e sociais.

Causas da crise monárquica no Brasil

A classe de profissionais liberais, estudantes, artistas e jornalistas (a classe média) da época cultivava ideias liberais e estava descontente com o governo em sua forma. Ela crescia cada vez mais nos centros urbanos e almejava maior participação nas decisões políticas do país. Militares insatisfeitos com a monarquia corrupta e com necessidade de uma autorização do Ministro da Guerra para manifestarem-se na imprensa e fazendeiros descontentes com o pouco poder político que possuíam que julgavam ser desproporcional ao seu poder econômico, foram alguns aspectos que provocaram a crise monárquica naquela época.


O movimento republicano no Brasil ganhava força, à medida que o Imperador e seu governo enfraqueciam diante das constantes críticas e agressões de inúmeros setores sociais. E com a abolição da escravatura pela princesa Isabel no ano de 1888, a existência de uma monarquia não se via mais necessária, tendo em vista que os fatores que a mantinham de pé até então não mais existiam, e o país precisava de um governo que acompanhasse e regesse sua nova fase no século XIX.

A proclamação da República

Em 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca reuniu as tropas do Rio de Janeiro num golpe militar e invadiu o Ministério da Guerra. Sua motivação foram os boatos de que Dom Pedro II tinha intenções de reconfigurar a Guarda Nacional. Rumores diziam que Deodoro e suas tropas apenas pretendiam obter um novo Ministro da Guerra, mas sua pressão foi tanta que a corte se dissolveu, dando lugar à República Brasileira. E a despeito das movimentações populares que vinham ocorrendo a favor de um governo republicano, a proclamação da república deu-se por uma monarquia que não mais se sustentava.


A família real seguiu rumo à Europa no dia 18 de novembro. Neste momento após 67 anos regido por um Imperador autoritário e cheio de poderes, o Brasil respirava novos ares como uma nova República, tendo Marechal Deodoro da Fonseca como presidente provisório, que seria supostamente substituído por presidentes eleitos pelo voto direto popular. E assim pode-se dizer que a República foi um consolidador da democracia Brasileira, que segue até os dias de hoje.

FESTA DO CANAVIAL APORTA EM LIMOEIRO

  
O Festival Canavial 2014 chega a sua oitava edição com o tema: Música Rural e a Consciência Negra. Entre os destaques da programação de Limoeiro estão os shows de Elba Ramalho, Nádia Maia, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, Edy Carlos e do Quinteto Violado, o qual preparou um repertório especial para a edição do evento, que homenageará a música rural. Outro ponto importante do Festival Canavial é o Encontro de Bois de Caboclinhos, que acontecerá dia 16/11, no Colombo Sport Club.



PROGRAMAÇÃO

14 de novembro – Sexta-feira
Local: Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro

21h – João Limoeiro e a Ciranda Brasileira
22h – Nádia Maia
23h – Ivanildo Vila Nova e Raulino Silva
23:30h – Elba Ramalho

15 de novembro – Sábado
Local: Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro

21h – Coco de Umbigada
22h – Maracatu Estrela de Ouro de Aliança
22:30h – Quinteto Violado
23:30h – Cabras de Lampião
00:30h – Edy Carlos

16 de novembro – Domingo
Local: Colombo Sport Club

16h as 20h – 5º. Encontro de Bois de Caboclinhos de Limoeiro

Boi Leão, Boi Teimoso, Boi Pavão, Boi Misterioso, Boi Estrela, Boi Dourado, Boi Caprichoso, Boi Carinhoso, Boi Esperança, Boi Pintado, Boi Cara Branca.
 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

LIMOEIRO PERDE UM GRANDE COMUNICADOR E CONTRIBUINTE SOCIAL

img google
 
Morreu ontem  um radialista bastante conhecido de minha cidade, comunicador, divulgador e contribuinte para fatos cotidianos da população local e região, Carlos Alfeu deixa Limoeiro de luto. Confira mais informações retiradas do site da Rádio Jornal Recife.

"Uma grande perda para o radialismo em Pernambuco: o repórter Carlos Alfeu, da Rádio Jornal Limoeiro, faleceu nesta quinta-feira (13). O comunicador estava internado na UTI do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Ele sofreu um enfarte durante o período de férias no Rio, onde visitava o filho. O radialista trabalhava há mais de 30 anos no meio. No programa Bola Rolando, os comunicadores Ednaldo Santos e Carlos Miguel informaram aos ouvintes a morte de Carlos Alfeu.

Com 30 anos de experiência no meio, Carlos Alfeu era âncora da Rádio Jornal Limoeiro. Estava à frente dos programas Supermanhã, Revista do Almoço e A Bagaceira, criado para dar oportunidade aos artistas da região.

Conhecido como “a voz da verdade”, Carlos Alfeu da Silva Arruda nasceu em São Luiz, no Maranhão. Ele deixa a esposa Verônica e dois filhos: Magno e Luana."

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ROSETTA UM MARCO DA EXPLORAÇÃO ESPACIAL

img google

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) fez história nesta quarta-feira (12) ao pousar um robô do tamanho de uma máquina de lavar em um cometa que se movimenta pelo sistema solar a uma velocidade acima de 66 mil quilômetros por hora. O feito foi realizado pela missão Rosetta, que desprendeu o robô Philae em uma jornada de sete horas até aterrissar sobre o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

A dificuldade de pousar em um cometa

 
É a primeira vez que uma agência espacial tentou realizar uma operação desse tipo. A Nasa (agência espacial americana) lançou uma sonda em um asteroide em 2001, mas cometas são corpos celestes mais voláteis. Um cometa possui atração gravitacional muito fraca e está continuamente expelindo vapores e poeira que podem danificar uma aeronave. Tanto a sonda Rosetta quanto o robô Philae foram desenhados para fazer a operação de aterrissagem de maneira autônoma. Ou seja, assim que os cientistas do controle de terra da ESA dessem o sinal de "partir", o processo seria iniciado sem chance de volta.

A distância entre a Terra e o cometa 67P

A manobra aconteceu a mais de 500 milhões de quilômetros de distância da Terra. A sonda Rosetta viajou 6 bilhões de quilômetros, dando cinco voltas em torno do Sol até "alcançar" o cometa 67P. A viagem foi iniciada há dez anos.

 Como acertar o alvo em cheio

O cometa 67P possui um formato irregular que lembra um pouco um patinho de borracha. Na superfície bem esburacada, os cientistas tiveram de escolher a melhor área para realizar o pouso: um espaço de um quilômetro quadrado batizado de Agilkia. Considerando que o cometa está em movimento e expelindo material o tempo todo, o robô Philae foi capaz de pousar quase no alvo. O único problema foi que o equipamento "quicou" antes de aterrissar.
 
 O segredo da vida pode estar nos cometas

Os cientistas apontam os cometas do nosso sistema solar como "cápsulas do tempo" que carregam materiais datados do começo do universo. Os cientistas da missão Rosetta esperam que o robô Philae possa coletar material para ajudar a confirmar a tese de que os cometas foram fundamentais para o surgimento da vida na Terra. Como são blocos de matéria orgânica e água que contêm aminoácidos, moléculas fundamentais na estrutura das células, descobrir sua composição exata será importante para afirmar que a vida na Terra pode ter vindo mesmo do espaço.

Os desafios da missão Rosetta

O cometa 67P está uma uma órbita elíptica de seis anos e meio ao redor do Sol. Neste momento, está se aproximando da estrela, o que permitirá aos pesquisadores observar mudanças à medida que se torna mais ativo. Quanto mais próximo do Sol, maior a quantidade de matéria que o cometa vai desprender em sua jornada  --o que significa um risco maior para a Rosetta. As temperaturas também vão subir. Mas, se tudo der certo, o robô Philae continuará "grudado" ao cometa mesmo depois de parar de funcionar, o que está estimado para acontecer dentro de dois anos. Os cientistas da ESA acham que, antes de se desligar para sempre, o melhor seria que a sonda também pousasse sobre o cometa
 para se reunir com o robô mais uma vez.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O DESTINO INCERTO DAS ESPÉCIE NATIVAS DO NORDESTE BRASILEIRO


foto Flávio A.S

Certa vez pude registrar o momento em que essa ave repousava em cima do tronco dessa cerca atrás dos fundos da casa onde moro e no momento fiquei curioso em saber um pouco sobre sua origem e história . Mas só depois de alguns anos que por acaso, encontrei essa fotografia guardada no "fundo do baú" da galeria do meu celular e pensei em 
pesquisa-lo na internet.

"Seu nome é Carcará - Caracara plancus espécie característica de lugares abertos, eventualmente pode ser encontra em áreas florestadas, dentro de clareiras e à beira de estradas que cortam a mata. Muito comum também próximo a estradas asfaltadas, onde se alimenta de animais atropelados. Curiosidade: Sua vocalização difere da maioria dos gaviões, lembrando vagamente a dos tucanos. Habitat: campos, cerrados, caatingas e áreas urbanas. Tamanho: 55cm 
 
img google

 img google

Ultimamente percebi que já é reduzido a quantidade dessa espécie no meio urbano, pelo menos na região onde tirei essa fotografia. O desmatamento e a escassez de alimentos contribui consideravelmente para o desaparecimento gradual dessa ave muito popular no nordeste brasileiro, mas com certeza o principal fator seja a caça indiscriminada.
Isso nos faz rever sobre o conceito de como a espécie humana pode interferi diretamente e contribuir para a extinção de outras espécies no nosso meio ambiente.



Texto escrito por Flávio A.silva
Dados Técnicos: ecoloja.art.br

sábado, 8 de novembro de 2014

FIQUE POR DENTRO DE COMO FOI OS DIAS DE PROVA DO ENEM 2014

Dias 8 e 9 de Novembro

 Mais de 8 milhões de estudantes estão participando do Enem 2014 – Exame Nacional do Ensino Médio. Esta é a maior edição de toda a história deste grandioso teste brasileiro. Ao todo, são mais de 17 mil locais de prova em 1.752 municípios diferentes.


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

POR QUE SAI UM ESGUICHO DE SALIVA QUANDO ABRIMOS A BOCA?


 A presença de alimento na cavidade bucal, bem como sua visão e cheiro, estimulam as glândulas salivares a secretar saliva, que é um líquido levemente alcalino, uma solução aquosa, de consistência viscosa, que umedece a boca, amolece a comida e contribui para realizar a digestão.

 A saliva contém a ptialina ou amilase salivar. A ptialina atua sobre o amido transformando-o em moléculas menos complexas. A saliva contém dois tipos de secreção protéica: 
A secreção serosa, contendo ptialina, e a secreção mucosa contendo mucina, com ação lubrificante. As glândulas menores da cavidade oral secretam basicamente muco, enquanto as parótidas secretam exclusivamente saliva tipo serosa e as submandibulares e sublinguais secretam os dois tipos de saliva estando o pH salivar em torno de 6 a 7,4 para a ação da enzima ptialina.

 As glândulas salivares maiores são em número de 3 pares: 

a parótida, a submandibular e a sublingual
 As glândulas salivares menores são estruturas presentes por toda cavidade oral e orofaringe, podendo também ser encontradas na laringe, traquéia e nasofaringe e podem ser estimadas em cerca de 700 a 900 glândulas. 

 Glândula parótida 
 É a maior das três; situa-se na parte lateral da face, abaixo e adiante do pavilhão da orelha. 

 Glândula submandibular 
 É arredondada, mais ou menos do tamanho de uma noz .

 Glândula sublingual 
 É a menor das três; fica abaixo da mucosa do soalho da boca. 


 Fatos interessantes sobre o bocejo

 O bocejo dura, em média, seis segundos
 Os batimentos do coração podem se elevar em até 30% durante um bocejo.
 55% das pessoas bocejam até cinco minutos depois de terem visto alguém bocejar.
 Cegos bocejam mais após ouvirem alguém bocejando.
 Ler sobre o bocejo faz você bocejar.
 Atletas olímpicos normalmente bocejam antes de uma competição.


 Primeiro, sua boca abre e o queixo cai, permitindo que você inale a maior quantidade possível de ar. Ao inspirar, o ar enche seus pulmões, seus músculos abdominais flexionam e seu diafragma é empurrado para baixo. O ar que respira faz seus pulmões se expandirem ao máximo, e depois uma parte deste ar é expelida para fora do seu corpo.A glândula salivar sublingual é estimulada e às vezes sai aquele "jatinho de saliva para fora da boca


 fonte:
colegiosaofrancisco.com.br
saude.hsw.uol.com.br
webartigos.com

NOVO APLICATIVO PODE DIAGNOSTICAR DEPRESSÃO PELO TOM DE VOZ


Pesquisadores da Universidade de Maryland descobriram que mudanças nos padrões vocais podem representar sinais de depressão. A equipe também sugeriu que o mundo não está tão longe de criar um programa de computador capaz de diagnosticar a doença a partir do seu tom de voz. E pensando exatamente nisso, um app pode estar em processo de produção.

Para determinar esse “algoritmo”, os cientistas compararam as gravações de pacientes com depressão, baseando-se na Hamilton Depression Scale. “Quando os sinais da doença estão mais agressivos, o discurso de um paciente se torna mais lento, pausado e com maior tempo de respiração”, conta Carol Espy-Wilson.

Ela e seus colegas querem levar suas descobertas para uma tecnologia interativa similar a Siri, do iOS. Focando em grupos mais vulneráveis, como jovens adultos e adolescentes, Carol conta: “As suas emoções estão borbulhando durante esse período de vida, e é nesse momento que se tornam um risco para a depressão. Nós temos que descobrir um jeito de ajudar essas crianças”.

Os pesquisadores também almejam criar uma maior interação entre terapeutas e pacientes. Para o time, essa é uma chance de pessoas que ainda não descobriram possuir a doença procurarem tratamento o mais cedo possível.

fonte: revistagalileu

domingo, 2 de novembro de 2014

NO DIA DE FINADOS, SAIBA ONDE FAMOSOS ESTÃO ENTERRADOS



Mesmo depois de mortos, muitas celebridades seguem na lembrança dos fãs. Os ídolos continuaram recebendo visitas e homenagens em seus túmulos ano após ano, sendo que o maior movimento nos cemitérios costuma ser no Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro.
Carmen Miranda
 
Após 59 anos de sua morte, o túmulo de Carmem Miranda ainda é visitado por fãs. A atriz e cantora morreu devido a um ataque cardíaco fulminante, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Carmen foi velada por 60 mil pessoas, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, e sepultada no dia 13 de agosto no Cemitério de São João Batista. Mais de 500 mil pessoas acompanharam o cortejo.


Cazuza
 
Em 7 de julho de 1990, o cantor morria aos 32 anos, devido a complicações provocadas pelo vírus da AIDS. Seu enterro aconteceu no Cemitério São João Batista, na Zona Sul do Rio de Janeiro ,e foi acompanhado por centenas de fãs, parentes e amigos. Em sua lápide está escrito: "O tempo não para", título de um de seus sucessos. Hoje, suas músicas são relembradas e cantadas até por uma geração que ainda nem era nascida na época em que Cazuza era famoso.
Michael Jackson

O cantor morreu em 25 de junho de 2009 após uma parada cardíaca e fãs em todo mundo choraram a perda do ídolo. Passados cinco anos, o túmulo no cemitério Forest Lawn, na Califórnia, Estados Unidos, recebe mais visitas no data em que se comemorava o aniversário de Michael e no dia de sua morte.
Lady Di

Lady Di morreu no dia 31 de agosto de 1997, em um acidente de carro dentro de um túnel de Paris. Ela estava acompanhada de Dodi Al-Fayed, seu namorado na época. Milhões de londrinos acompanharam o funeral na Abadia de Westminster, que também foi televisionado para todo mundo. A Princesa de Gales está enterrada em Althorp em Northamptonshire, numa ilha no meio de um lago, chamado de "Roda Oval".


Ayrton Senna
Ayrton Senna, um dos maiores ídolos do esporte, morreu em 1º de maio de 1994. O piloto de Fórmula 1 morreu em um acidente durante uma corrida em Imola, na Itália. Seu corpo está enterrado no Cemitério do Morumby, em São Paulo, e todo ano recebe centenas de fãs.

Elis Regina
Também no Cemitério do Morumby está enterrada Elis Regina. A cantora morreu no dia 19 de janeiro de 1982, aos 36 anos. Considerada uma das maiores vozes do Brasil, Elis tem interpretações como “Águas de Março” e "Como nossos pais".

 Hebe Carmargo

Hebe Camargo morreu aos 83 anos, em São Paulo, no dia 29 de setembro de 2012, e está enterrada no Cemitério Gethsemani, no bairro do Morumbi, na Zona Sul da capital. A apresentadora descobriu, em janeiro de 2010, que tinha um câncer no peritônio.  Hebe estrelou o primeiro programa feminino da televisão brasileira em 1955, "O mundo é das mulheres". Hebe deixou sua marca ao entrevistar personalidades em um sofá.

 Tom Jobim

Antônio Carlos Jobim, ou simplesmente Tom Jobim, morreu no dia 8 de dezembro de 1994 em Nova York, nos Estados Unidos, após complicações de uma cirurgia. Foi aqui no Brasil que seu corpo foi enterrado, mais precisamente no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

Carlos Drummond de Andrade

Mineiro de Itabira, Carlos Drummond de Andrade morreu no Rio de Janeiro, no dia 17 de agosto de 1987, e foi enterrado no Cemitério São João Batista . No mesmo ano, ele foi homenageado pela escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira, com o enredo "O Reino das Palavras" e, em 30 de outubro de 2002, o poeta ganhou uma estátua no posto 6 na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Ele é considerado como um poetas mais importantes da literatura brasileira.

Chacrinha

José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, teve um dos programa mais populares da TV brasileira, "Discoteca do Chacrinha". O apresentador morreu dia 30 de junho de 1988 e seu velório reuniu mais de 30 mil pessoas da Câmara dos Vereadores, no centro do Rio. Seus restos mortais estão enterrados no Cemitério São João Batista.

Clara Nunes

Uma das maiores intérpretes do país, Clara Nunes morreu dia 2 de abril de 1983, aos 40 anos.  A cantora ficou internada no CTI, após sofrer uma parada cardíaca durante uma operação de varizes. Clara Nunes é muito lembrada até os dias de hoje pelos sambistas.
Renato Russo


Foi um cantor e compositor célebre por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana. Renato Russo morreu no dia 11 de outubro de 1996 devido as complicações causadas pela AIDS, na época com 36 anos. O corpo de Russo foi cremado e suas cinzas foram lançadas no Parque Burle Marx .
Reginaldo Rossi


Cantor e compositor, conhecido como o "Rei do Brega". No dia 9 de novembro de 2013 passou por um procedimento chamado toracocentese, que retirou dois litros de líquido acumulados entre a pleura e o pulmão. O resultado da biópsia, divulgado no dia 11 do mesmo mês, confirmou o diagnóstico de câncer no pulmão. Morreu no dia 20 de Dezembro de 2013. O corpo do cantor foi sepultado no dia 21 de dezembro de 2013 no Cemitério Morada da Paz em Paulista, Região Metropolitana do Recife em Recife.

Eduardo Campos


Foi um economista e político brasileiro, sua morte ocorreu na manhã de 13 de agosto de 2014, quando o jato em que viajava do Rio de Janeiro a Guarujá caiu em um bairro residencial de Santos. Ele foi sepultado no dia 17 de agosto de 2014 no Cemitério de Santo Amaro, no Recife, ao lado do túmulo do avô e do tio Carlos Augusto de Arraes.
 
Ariano Suassuna


Dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta brasileiro, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil.Ariano morreu no dia 23 de julho de 2014 no Real Hospital Português, no Recife, onde deu entrada na noite do dia 21, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), passando por procedimento cirúrgico com colocação de dois drenos para controlar a pressão intracraniana. Ele ficou em coma e respirando por ajuda de aparelhos. O corpo de Ariano foi sepultado no Cemitério Morada da Paz em Paulista, Região Metropolitana do Recife em Recife em 24 de julho de 2014.

fonte de pesquisa:
Globo.com
Wikipédia
Imagens google