snowstorm

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

EM FENÔMENO ASTRONÔMICO, LUA OCULTA JÚPITER

Os brasileiros puderam observar, a olho nu, a Lua passando na frente do planeta Júpiter na noite desta quarta-feira. O fenômeno durou aproximadamente 90 minutos e pôde ser visto nas seguintes capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
O astrônomo Eugênio Reis disse que a Lua passou na frente de Júpiter, provocando uma coincidência das órbitas.
— Este é um espetáculo muito bonito. A Lua fica um pouco baixa, pois nasceu há pouco tempo — explicou.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, um gigante gasoso que possui muitas luas (satélites naturais). As quatro principais são chamadas “Luas Galileanas” (Io, Europa, Ganimedes e Calisto), pois foram observadas pela primeira vez pelo físico italiano Galileu Galilei, em 1610. Elas são os satélites mais famosos do Sistema Solar, depois da Lua que orbita ao redor da Terra.

Segundo Reis, o fenômeno voltará a ocorrer no dia 25 de dezembro deste ano, porém um pouco mais tarde

fonte : diariocatarinense

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ONDE ESTÁ A RIQUEZA DO PRÉ-SAL BRASILEIRO?



De acordo com os resultados obtidos através de perfurações de poços, as rochas do pré-sal se estendem por 800 quilômetros do litoral brasileiro, desde Santa Catarina até o Espírito Santo, e chegam a atingir até 200 quilômetros de largura. Estima-se que a camada do pré-sal guarde o equivalente a cerca de 1,6 trilhão de metros cúbicos de gás e óleo. 


O número supera em mais de cinco vezes as reservas atuais do país. Somente no campo de Tupi (porção fluminense da Bacia de Santos), pode haver cerca de 10 bilhões de barris de petróleo - isto é, o suficiente para elevar as reservas de petróleo e gás da Petrobras em até 60%. Caso a expectativa seja confirmada, o Brasil ficaria entre os seis países que possuem as maiores reservas de petróleo de todo o planeta, ficando atrás somente de Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes.

fonte : veja.abril.com.br

terça-feira, 27 de novembro de 2012

PROUNI OU SISU – QUAL O MELHOR?

prouni x sisu Prouni ou Sisu   Qual o melhor?


Sisu - O Sisu (Sistema de Educação Unificada) é um programa criado pelo MEC com a finalidade de selecionar candidatos para preencher vagas em instituições públicas de ensino superior espalhadas pelo país. O precosse seletivo é feito unicamente através da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Qualquer aluno que tenha concluído o ensino médio pode realizar o exame e concorrer às vagas pelo Sisu.



Prouni - O Prouni (Programa Universidade para Todos) tem a finalidade de conceder bolsas de estudo em cursos sequenciais e de formação superior ou específica para estudantes de escolas públicas. Para ingressar no processo e concorrer às bolsas, o candidato interessado deve possuir, comprovadamente, uma renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Quando a renda é de três salários mínimos, a bolsa é parcial (50% do valor da bolsa estudos).



A questão principal não chega a ser ‘qual é o melhor’, mas para quem é melhor um e para quem é melhor outro. Ambos são sistemas com ótimas finalidades e bons métodos para colocar um aluno em uma instituição universitária e ajudá-lo a ter uma formação acadêmica de ensino superior. No entanto, algumas questões, que variam de pessoa para pessoa devem ser levadas em consideração.



A renda, por exemplo, é um fator importante, que deve ser pensado: Se o candidato possuir um nível alto de renda familiar, terá poucas chances ou nenhuma chance no programa do Prouni, enquanto, optando pelo sistema do Sisu, concorrerá igualmente às mesmas vagas que os outros candidatos no exame. Porém, se o candidato possui baixa renda familiar, o Prouni torna-se, provavelmente, a melhor opção, pois é uma espécie de processo seletivo onde os objetivos de conquista são bolsas de estudo, e tem como candidatos aqueles que realmente precisam dessas oportunidades.



fonte : enem.net

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

VESTIBULAR 20013 - COMEÇA A MARATONA DE PROVAS DA UPE

UPE 2013   Inscrições


A maratona de provas do vestibular 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE) começou neste domingo (25). Das 8h às 12h, até terça-feira, 41.551 candidatos concorrem a uma das 2.776 vagas oferecidas pela instituição, sendo que 20% estão reservadas para o sistema de cotas. São 13 horas e meia para responder as 148 questões de múltipla escolha e fazer uma redação. O concurso está sendo realizado em 71 prédios distribuídos em todas as regiões do estado.



Segundo as informações da UPE, dois feras estão fazendo as provas do vestibular em regime especial. Um candidato está internado no Hospital das Clínica e outro faz a prova em sua casa.



Os feras poderão deixar os locais de prova logo mais às 11h15. Segundo o cronograma da UPE, às 11h30 a instituição vai divulgar o número de abstenções deste primeiro dia de provas. Ao meio-dia, todos os feras devem entregar seus testes e deixar os locais prova.






fonte : blogs.diariodepernambuco.com.br

terça-feira, 20 de novembro de 2012

É ENCONTRADO O MAIOR BURACO NEGRO JÁ CONHECIDO – E ELE PODERIA ENGOLIR O SISTEMA SOLAR



Foi descoberto um gigantesco buraco negro, que pesa o equivalente a 6,6 bilhões de sóis – com isso, ele ganha o título de maior buraco negro conhecido.
Ele fica localizado na galáxia M87, felizmente a uma distância considerável (50 milhões de anos-luz), na direção da constelação de Virgem. E ele poderia engolir nosso sistema solar de uma vez só: basicamente, sua largura é quatro vezes maior do que a da órbita de Netuno, o planeta satélite mais distante do nosso Sol.
Para determinar a massa do buraco negro, cientistas precisaram analisar estrelas próximas a ele e a velocidade em que estão orbitando a estrutura.
Suspeita-se que o buraco negro não tenha se alimentado apenas de gás e estrelas para chegar a esse tamanho, mas sim que ele tenha se fundido com outros buracos-negros.
Apesar de seu tamanho impressionante, cientistas acreditam que ele não irá manter o título de maior buraco negro conhecido por muito tempo – novas pesquisas estão sendo feitas e estima-se que, nos próximos 10 anos, novos buracos negros sejam descobertos, e há uma grande possibilidade de haver algum com tamanho suficiente para suplantar o nosso campeão.
fonte : hypescience.com

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO ABRE SELEÇÃO PARA ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS 2013.

Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco abrem seleção com 3510 vagas para ingresso de alunos novatos para 2013.

A Secretaria de Educação de Pernambuco lançou edital de abertura de processo de seleção para ingresso de alunos novatos nos cursos integrados ao ensino médio das escolas técnicas estaduais de Pernambuco.
Para 2013 estão sendo oferecidas 3510 vagas nas Escolas Técnicas Estaduais de Araripina, Bezerros,Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carnaíba, Carpina, Escada, Goiana, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Lajedo, Limoeiro, Palmares, Palmares, Paulista, Recife , Santa Cruz do Capibaribe , São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia,Surubim e Timbaúba.
As Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco oferecem cursos integrados ao ensino médio de Rede de Computadores, Administração, Hospedagem, Logística,Meio Ambiente,Comércio , Administração, Registro e Informações em Saúde, Informática para Internet, Informática,Programação de Jogos Digitais, Nutrição e Dietética ,Vestuário, Agropecuária, Edificações e outros.
fonte : integracaope.com.br

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

AGORA É VERDADE; MICAEIRO CONFIRMADO.



Durante todo o dia de ontem (07) e a manhã de hoje (08) pairou sobre o ar a duvida se realmente haveria o Micaeiro 2012 ou não.  Até o meio dia esperou-se algum pronunciamento por parte dos organizadores, mas nada havia sido dito ou confirmado. Em ligação recebida os blogueiros e a imprensa em geral foi convidada a ir a prefeitura participar de uma coletiva para mais detalhes sobre o evento. O que na noite de ontem era dado como 99% de chances de não haver o evento e apenas 1% para sua realização, mas houve uma virada de mesa e na tarde de hoje o prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo, confirmou o carnaval fora de época de Limoeiro. Assim esta mantida as datas 30 de Novembro, 01 e 02 de Dezembro. Fonte seguras nos informou que entre as atrações estarão: 



Forró da Pegação Elétrico, Asas da América, Luará, Anjo Elétrico, Só Zoeira, Capital do Sol Elétrico, Chacal Elétrico, Alta Pressão, Aquárius Elétrico e  Obsessão. 



Só não foi informado ainda os dias das apresentações, pois os mesmos ainda serão confirmados. Então a matéria anterior fica desconsiderada e todo boato que saiu não irá ter mais veracidade alguma. O trajeto será o mesmo de todos os anos; Começa em frente ao Colégio Regina Coeli e vai até a Praça da Bandeira. já esta confirmado, 13 trios Elétricos e 13 Bandas, também toda a estrutura de camarote, banheiros químicos, equipe de apoio, também já foi tomada as providências quanto a corpo de Bombeiro, Policiamento e seguranças particulares. Não perca tempo e compre logo seu abadá e venha se divertir no maior carnaval fora de época do interior pernambucano.



fonte : coisas da vida


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A RAPOSA E O LENHADOR




Um lenhador acordava todos os dias às 6 horas da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, só parando tarde da noite. Ele tinha um filho lindo de poucos meses e uma raposa, sua amiga, tratada como bichano de estimação e de sua total confiança. Todos os dias, o lenhador — que era viúvo — ia trabalhar e deixava a raposa cuidando do bebê. Ao anoitecer, a raposa ficava feliz com a sua chegada.

Sistematicamente, os vizinhos do lenhador alertavam que a raposa era um animal selvagem, e, portanto, não era confiável. Quando sentisse fome comeria a criança. O lenhador dizia que isso era uma grande bobagem, pois a raposa era sua amiga e jamais faria isso. Os vizinhos insistiam: Lenhador, abra os olhos! A raposa vai comer seu filho. Quando ela sentir fome vai devorar seu filho!

Um dia, o lenhador, exausto do trabalho e cansado desses comentários, chegou à casa e viu a raposa sorrindo como sempre, com a boca totalmente ensangüentada. O lenhador suou frio e, sem pensar duas vezes, deu uma machadada na cabeça da raposa. A raposinha morreu instantaneamente. 

Desesperado, entrou correndo no quarto. Encontrou seu filho no berço, dormindo tranqüilamente, e, ao lado do berço, uma enorme cobra morta.


Queridos amigos!! Vamos confiar em nosso sentimento e nas pessoas que gostamos, pois nesse mundo o que não faltam são pessoas com maldade no coração querendo destruir qualquer tipo de relacionamento.

fonte : internet

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIVULGA O GABARITO OFICIAL DO ENEM 2012

Capa amarela da prova de ciências humanas e ciências da natureza do Enem 2012 (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)
O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (6) o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012). As provas foram realizadas no sábado (3) e domingo (4). O Enem contou com a participação de mais de 4,1 milhões de candidatos. Os documentos referente a cada cor de prova estão disponíveis para download no site do Enem. O MEC ainda vai disponibilizar os cadernos de prova de cada cor.
O resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, será divulgado em 28 de dezembro. Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem.

fonte : G1

SEGMENTOS DA SOCIEDADE SE UNEM NA SEMANA MUNICIPAL DE COMBATE À DENGUE






Sempre é hora de combater a dengue. Esse é o tema trabalhado na campanha de combate ao mosquito transmissor da doença no município de Limoeiro, no Agreste Setentrional. Assim como fez o Governo do Estado (Secretaria Estadual de Saúde) antecipando as ações de combate, a Prefeitura de Limoeiro (Secretaria Municipal de Saúde) também está em campo para evitar a proliferação do Aedes Aegypti.



De acordo com boletim informativo da Coordenação de Saúde Ambiental de Limoeiro, desde o início do ano até a segunda quinzena do mês de setembro foram registrados no município um total de 838 casos notificados suspeitos de dengue, sendo que 289 casos foram confirmados como dengue clássica e o último levantamento do índice rápido (LIRAa) foi 2,9% - resultado esse que classificava a cidade numa situação de médio risco para surto de dengue.



Diante dos números, a Secretaria de Saúde de Limoeiro estará promovendo a I Semana Municipal de Combate a Dengue de Limoeiro. “Considerando a presença da dengue em nosso município e a importância da conscientização de toda a população no combate ao vetor, além de considerar também que a proliferação do mosquito aumenta nos períodos mais quentes do ano e que o verão está chegando, estamos reunindo toda a equipe da secretaria nessa campanha”, garantiu o secretário Orlando Jorge.



A campanha municipal começou com a fase de preparação, que segue até o dia primeiro de novembro com palestras nas escolas, associações de moradores, igrejas e empresas, externando ainda as atividades ao incentivo à realização dos trabalhos escolares, ensaios das peças teatrais com a temática da dengue e o concurso de paródias. “Vamos aproveitar o bom andamento do Programa Saúde na Escola (PSE) e contar com a importante ajuda da comunidade escolar. Esse segmento será muito importante nessa luta contra a dengue”, destacou o secretário.



Programação – A I Semana Municipal de Combate a Dengue será vivenciada no período de 05 a 09 de novembro nas zonas Urbana e Rural. No primeiro dia serão feitas visitas de inspeção pedagógica pelos agentes de endemias nas escolas. No dia 06 acontecem as oficinas para profissionais da saúde e articuladores do Programa Saúde na Escola (PSE).  A programação segue no dia 07 com a exposição de trabalhos, apresentação de peças teatrais, paródias, realização do concurso e premiação no anfiteatro da Praça da Bandeira. Essa ação contará com a animação dos arte educadores da Caravana do Palhaço Xililique. O dia 08 será reservado para o Dia Municipal da Mobilização. Serão feitas panfletagens e mutirão de limpeza nas áreas com os maiores índices de infestação com base no último LIRAa. E finalizando a semana, no dia 09 acontecerá a remontagem do Comitê de Mobilização Social através de decreto do gestor municipal, avaliação do evento, apresentação de propostas e cronograma de reunião do comitê para o ano subsequente.



fonte : limoeiro.pe.gov.br

TECNOQUEST DO PENTÁGONO CONTA COM O APOIO DA PREFEITURA DE LIMOEIRO



No período de 06 a 09 de novembro, o Colégio Pentágono, de Limoeiro, realizará o VIII Tecnoquest. A cada ano, a unidade de ensino foca um tema cotidiano a ser pesquisado e apresentado pelos alunos. Este ano, o evento que recebe o apoio da Prefeitura de Limoeiro, contará com esportes radicais e atividades de saúde e lazer. A abertura oficial será no dia 06 de novembro com a apresentação do Grupo de Ginástica Rítmica (Colégio Salesiano Recife) e a apresentação do Programa Pedala PE (Secretaria das Cidades de Pernambuco) contando com as presenças dos secretários das Cidades, Danilo Cabral, e do Meio Ambiente, Sérgio Xavier. Ainda no primeiro dia, a escola promoverá um passeio ciclístico: Pedala Limoeiro.



No dia 07 a programação começa às 06h com uma caminhada matinal coordenada pela professora Mallu Dias. A partir das 08h30 tem a Oficina de Ginástica Laboral e Ginástica Aeróbica sob a coordenação do Curso de Educação Física da UNINASSAU tendo a participação do professor Osvaldo Henrique de Figueredo Serejo (Coordenador do Curso de Bacharelado em Educação Física e do Grupo SER Educacional da Universidade Maurício de Nassau). Em seguida, às 10h30, tem oficina de Skate com a coordenação Escola de Skate, Cidadania e Arte de Pernambuco. No turno da tarde, às 14h, acontece a Oficina Exercícios de Musculação, que terá a participação do instrutor Ademir Dias do Nascimento da Academia Visual.



As atividades continuam no dia 08 com a oficina Exercício Físico no Controle da Diabetes Mellitus e Realização da Medida de Glicemia Capilar sob a coordenação da professora doutora Denise Maria Martins Vancea. Ela integra a Coordenação da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco. A partir das 10h os participantes terão a oportunidade de participar da oficina de Le Parkour (Associação Pernambucana de Parkour) com a coordenação de Adilson Veron. No turno da tarde, às 15h, terá a Trilha Ecológica: Em contato com Deus e a Natureza... Nos Caminhos da Reconciliação (Encontro com o Bispo da Diocese de Nazaré Dom Frei Severino Batista de França). A tarde ainda contará com acampamento e atividades relaxantes, além de música ao vivo (Angélica e Mano de Baé) e dinâmica de grupo com os trabalhos Charlon Cabral e Tarcísio.



No dia 09 durante o encerramento, às 10h, acontecerão atividades da Secretaria Municipal da Saúde (NASF) sob a coordenação do secretário Orlando Jorge: avaliação dos participantes do desafio “Na Medida Certa” e entrega oficial do óleo vegetal recolhido à Indústria ASA. No período da tarde, a partir das 14h, acontece a oficina de Ginástica Aeróbica com Stepe, que terá a orientação da instrutora Verônica Freitas e Cilene Almeida (Academia Stetical). Logo após terá a oficina e apresentação de Tai- Chi- Chuan com o coordenador Carlos Alberto Gomes da Silva (Mestre em Tai Chi Chuan), da Associação Being Tao – ABT e Internacional Institute Of Being Tao – IIBT/Distrito Federal.



fonte : limoeiro.pe.gov.br


SECRETARIA DE TRÂNSITO IMPLANTA SINALIZAÇÃO HORIZONTAL EM LIMOEIRO

Ação faz parte do projeto de reorganização do trânsito

A prefeitura de Limoeiro, através da secretaria de Segurança Cidadã, Justiça e Trânsito, está finalizando a implantação da sinalização horizontal no município, inicialmente com a pintura das faixas de pedestres, locais de estacionamento, áreas de carga e descarga e pintura de faixas amarelas. Saídas de escolas, pontos de grande fluxo e portas de órgãos públicos são alguns dos locais contemplados com a sinalização.

Na sequência será implantada a sinalização vertical com a instalação de placas. De acordo com o secretário, técnicos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) visitaram o município e efetuaram um levantamento dos locais adequados a receber as placas. Esses serviços fazem parte do projeto de organização do trânsito, em especial no corredor bancário e centro comercial.

fonte : limoeiro.pe.gov.br




INSTALAÇÃO DE INDÚSTRIA DE SORVETE EM LIMOEIRO EM DESTAQUE NA FOLHA DE PE


fonte : limoeiro.pe.gov.br

terça-feira, 6 de novembro de 2012

LANÇAMENTO DO UBUNTU 12.10 EM RECIFE

 
 banner 450x226px

O evento, que já faz parte do calendário de tecnologia do Recife,
 entra na sua décima edição em PE.
Uma ótima oportunidade para estudantes e profissionais que procuraram conhecer programas livres e como reduzir custos com segurança.
As Oficinas demonstram cases de sucesso, programas e soluções que podem ser aplicadas todos os dias. No evento as Oficinas e Palestas são gratuitas.

Mais informações no site da fuctura