snowstorm

quinta-feira, 31 de maio de 2012

COBRA SE CONFUNDE E ENGOLE O PRÓPRIO RABO NA INGLATERRA



Uma clínica veterinária do condado de Sussex, no sul da Grã-Bretanha, teve que resolver um caso curioso: o de uma cobra de estimação que tentou engolir o próprio rabo.

O incidente ocorreu no dia 6 de agosto e envolveu uma cobra da espécie Lapropeltis getulus, conhecida como cobra real californiana.
O dono dela notou que o réptil tentava engolir o próprio rabo e a levou à clínica veterinária Seers Croft.
Lá, o veterinário Rob Reynolds teve que deslocar a mandíbula para liberar o rabo do réptil da sua própria mordida.
De acordo com informações da clínica, cobras em geral são carnívoras, mas estas em particular, além de se alimentarem de ratos e de pequenos mamíferos, também comem lagartos e outras cobras.
No entanto, Rob Reynolds afirmou que nunca viu um caso no qual um animal não conseguia se libertar da própria mordida, apesar de este ser um fenômeno já conhecido.

fonte :noticias.br.msn.com

ARIANO SUASSUNA REPRESENTA BRASIL NO NOBEL



Na obra de Ariano Suassuna, destaques para "O Auto da Compadecida", "A Pedra do Reino" e "O homem da Vaca e o Poder da Fortuna". O escritor paraibano nasceu em João Pessoa no dia 16 de junho de 1927. O senador Cássio Cunha Lima falou sobre a escolha de Ariano Suassuna para representar o Brasil no Prêmio Nobel de Literatura de 2012. "A vida e a obra de Ariano Suassuna contêm expressão filosófica que transpõe as limitações temporais e de gerações, atingindo todos os públicos e transportando-se pelos mais diversos e modernos meios de comunicação". 

Você sabia que o Nobel é o mais importante prêmio de literatura do mundo. O Prêmio Nobel é o Oscar dos Livros. O primeiro Nobel da Literatura foi realizado em 1901. A cada ano, os vencedores são premiados pela Academia Sueca. Quem vence, leva o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, cerca de 3 milhões de reais. O único escritor de língua portuguesa a levar o Prêmio Nobel de Literatura foi José Saramago, que é português. Os últimos vencedores do Prêmio Nobel de Literatura foram Tomas Tranströmer, da Suécia; Mario Vargas Llosa, do Peru; Herta Müller, da Alemanha; Jean-Marie Gustave Le Clézio, da França; e Doris Lessing, da Inglaterra. Quem leva em 2012? 

Nas redes sociais, fãs fazem torcida desde já para o representante brasileiro. "Poxa, nunca um escritor brasileiro levou o Prêmio Nobel de Literatura. Quem sabe com Ariano Suassuna, o criador de O Auto da Compadecida? Tomara que ele ganhe esse prêmio", comentou Francisco Moreira, via Facebook. "Ariano Suassuna é o Brasil no Nobel da Literatura 2012! Toda sorte pra ele", escreveu Eliza Montenegro. 
O escritor Ariano Suassuna vai representar o Brasil no Prêmio Nobel de Literatura 2012 após anúncio divulgado nesta quarta-feira, 30. Ariano Suassuna está com 84 anos de idade e busca uma conquista inédita para a literatura nacional, o Prêmio Nobel de Literatura. O Brasil nunca levou o prêmio máximo do Nobel de Literatura. Entre os escritores brasileiros já indicados, destaques para Jorge Amado, Guimarães Rosa, Jorge de Lima, Ferreira Gullar e João Ubaldo Ribeiro. Ariano Vilar Suassuna é o nome do Brasil no evento em 2012. 


fonte : ospaparazzi.com.br

VINIL PODE SER TOCADO NA PRÓPRIA EMBALAGEM


Reprodução Internet
Vinil pode ser tocado na própria embalagem


Feita de papelão, embalagem tem agulha acoplada e sons são emitidos por vibrações amplificadas pelo próprio material


Reprodução Internet

Feita de papelão, embalagem vem com agulha e amplifica os sons
Uma empresa de design especializada em aparelhos de som inventou uma embalagem para disco que faz com que o vinil dispense a vitrola. A GGRP inventou uma embalagem que toca o disco que ela própria abriga. Funciona assim: feita de papelão, a embalagem vem com uma agulha acoplada que, quando fechada, mantém-se longe do vinil, para que ele não seja riscado.
Ao abrir a embalagem, ela é “estendida” e a agulha encosta no vinil, como em um rádio. O suporte mantém a parte de baixo do disco longe do papelão, permitindo a rotação. O ouvinte é que deve fazer este trabalho de girar o vinil e a sugestão é que um lápis colocado na parte central do disco ajude nesta tarefa. A agulha “lê” as músicas e os sons são vibrações amplificadas pela própria caixa de papelão.

A ideia é que os músicos que ainda lançam discos comecem a utilizar estas embalagens para que seus fãs ouçam suas músicas na hora da compra.


fonte : epocanegocios.globo.com

O RADIALISTA LUCIANO BRITO PASSA POR UM VERDADEIRO DRAMA NA ESPERA DE UMA CIRURGIA NO HOSPITAL OSCAR COUTINHO


foto : Márcio Wanderley


O amigo Luciano Brito encontra se internado no Hospital Oscar Coutinho desde o ultimo domingo (27), aguardando por uma cirurgia que seria na segunda (28) em um de seus rins. O fato e que um de seus rins paralisou, e o outro está com cálculos, o que faz com que ele venha a sentir fortes dores na região do abdômen.
Luciano concedeu por telefone entrevista a o radialista Carlos Alfeu e falou sobre seu drama: "Cheguei aqui domingo esperando fazer a cirurgia já na segunda-feira, mas depois adiaram várias vezes, possa ser que seja amanhã." Segundo Luciano Brito, a realidade e a seguinte: ele está em uma fila, na qual fica aguardando o ato cirúrgico. No hospital do IMIP que por sinal é bom hospital, tem um bom atendimento, mas vem muita gente não só de Recife e região metropolitana, mas de outras localidades. Isso se dar devido ao grande o volume de paciente e em cada caso é um mais grave que o outro.


O grande problema é que ele não tem dinheiro suficiente para que essa cirurgia seja feita em uma unidade hospitalar particular a cirurgia custa em torno de R$ 5.000, 00. Luciano Brito no momento aguarda a cirurgia apenas com a certeza de que DEUS esta a seu lado e com o apoio de sua família e com alguns amigos que o próprio fez questão de dizer que amigos de verdade são poucos.



Foi na hora da enfermidade foi que ele veio saber verdadeiramente quem eram seus amigos de verdade. Ele lamenta o fato de ter trabalhado tanto com pessoas que poderiam fazer algo, pessoas essas influentes, que nada fazem. Nem ao menos um telefonema foi feito para dar uma palavra de apoio ou oferecer ajuda.



Luciano Brito e um radialista que ama Limoeiro e Luta sempre pelo melhor desta terra. Nossa equipe fica na torcida para que ele volte ao nosso conviveu o mais rápido possível e possa esta ao nosso lado por muito tempo afinal, Limoeiro precisa dessa voz que não pode e não vai ser calada. 



Quero dizer ao amigo Luciano todos os amigos podem lhe abandonar, mas jamais o senhor JESUS lhe abandonará, pois ele sempre estará ao seu lado e irá trazer de volta para nosso convívio esse grande comunicador. Que Deus o proteja, cure sua enfermidade e que os médicos sejam usados pelo poder do espírito santo de DEUS e Tudo dará certo.




Jair ferreira

fonte : folhadelimoeiro.blogspot.com.br/

quarta-feira, 30 de maio de 2012

VENDA DE BEBIDA ALCOÓLICA NO MERCADO PUBLICO E SALA 18 EM LIMOEIRO DEVE SER PROIBIDA


imagem internet

O ministério publico através do promotor que deu cinco dias a partir de ontem (29) a sala 18 e a  PML  com relação ao mercado publico para tomar providencia e que seja proibido a venda de bebida alcoólicas a esses estabelecimentos e que venham a se adequar ao que manda a lei segundo a promotoria publica.
O fato e que na sala dezoito foi feito denuncias ao ministério publico a respeito do barulho e atitude inadequada de alguns  clientes.
Em relação ao mercado publico a promotoria recebeu denuncias de que estaria sendo  vendida  bebida alcoólica a menor de idade, quando na realidade o local e para ser uma praça de alimentação e não como venda de bebida alcoólica segundo a promotoria. Tendo assim um prazo de cincos dias para serem tomadas as mediadas cabíveis a cada estabelecimento.
 Após isso, caso não sejam cumpridas às ordens da justiça serão tomadas as medidas cabíveis já que determinação judicial se cumpre e não se discute.
o fato e que os comerciantes do mercado publico estão protestando bastante e tentando reverter a situação pois segundo eles é o seu  ganha pão de todo dia.
Em relação a sala dezoito que e o caso mais complicado tendo em vista que o mesmo  e próximo a faculdade e usa parte da via publica ficando assim mais complicado.

fonte : folhadelimoeiro.blogspot.com.br/

SECRETARIA DE CULTURA REALIZA REUNIÃO SETORIAL COM O SEGMENTO DA MÚSICA




Nesta quarta-feira (30), a partir das 19h30, a secretaria de Cultura e Juventude de Limoeiro realizará a segunda reunião setorial de Música. O encontro objetiva a construção do Plano Municipal de Cultura. A reunião será no Centro Cultural Ministro Marcos Vinícius Vilaça, na Praça da Bandeira. Cantores, compositores, intérpretes e músicos estão sendo aguardados neste encontro.
 Maiores informações na secretaria de Cultura ou através do telefone (81) 3628 9708.

fonte : limoeiro.pe.gov.br

RAFINHA BASTOS ZOA XUXA E RONALDO MAS DERRAPA FEIO NA ESTREIA DE SATURDAY NIGHT LIVE




A versão brasileira de Saturday Night Live, sob o comando de Rafinha Bastos, era muito aguardada neste primeiro semestre e estreou neste domingo (27) na Rede TV!. O conceito chega meio errado ao Brasil com um programa que se chama "Sábado à noite ao vivo" e que é exibido num domingo. Mas o ex-CQC soube rir de si mesmo e até brincou com essa mancada.

O início do SNL brasileiro foi bom: entrou no ar com uma sátira ao depoimento de Xuxa ao Fantástico com uma atriz imitando a global. O programa foi demolidor com a loira e mexeu até mesmo com sua sexualidade. Em seguida, entrou Rafinha Bastos contando o que é o programa e fazendo suas piadas. Ele também não poupou ninguém e fez até um pedido de desculpas irônico no qual fez piadas com muita gente, inclusive lembrando o caso de Ronaldo Fenômeno com travestis.

fonte : entretenimento.r7.com

VOCÊ SABE EVITAR CRISES DE REFLUXO?


Azia é um dos principais sintomas e pode ser evitada com mudanças de hábito

Por Laura Tavares
Para algumas pessoas, a azia já se tornou até previsível. Basta exagerar na quantidade de alimentos ou investir em uma refeição mais gordurosa que logo vem o incômodo. De acordo com a gastroenterologista Eponina Lemme, professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), essa queimação é um dos principais sintomas da chamada doença do refluxo gastroesofágico, quando o conteúdo do estômago retorna ao esôfago ou a outros órgãos próximos a ele.

"No Brasil, estudos apontam que 12% da população adulta apresenta azia uma ou mais vezes por semana", destaca a especialista. Com medidas simples, entretanto, como evitar determinados alimentos e adotar alguns hábitos, é possível evitar crises. No Dia Mundial da Saúde Digestiva, comemorado em 29 de maio, elaboramos um quiz para você descobrir se sabe como prevenir o refluxo.

Pergunta 1: Qual das mudanças abaixo deve ser empregada no tratamento do refluxo? 
Nota: De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo Almino Ramos, do Hospital 9 de Julho, levantar a cabeceira da cama é uma mudança essencial para quem está em tratamento do refluxo. "Erguer a cabeceira em 10 ou 15 centímetros ou colocar mais travesseiros evita que o ácido do estômago passe para o esôfago", explica.

Pergunta 2: Quantas horas após jantar o paciente com refluxo sintomático pode se deitar? 
Nota: "É preciso evitar se deitar após comer, pois isso favorece o refluxo", alerta Eponina Lemme. Desse modo, recomenda-se ficar em repouso (sentado ou de pé) por, pelo menos, duas ou três horas antes de dormir. Também é importante que as refeições sejam mais leves e em menor quantidade no período da noite.

Pergunta 3: Bebidas alcoólicas pioram os sintomas do refluxo? 
Nota: É bastante comum a queixa de azia após o consumo de bebidas alcoólicas, afirma a gastroenterologista Eponina Lemme. Segundo ela, o álcool reduz a pressão do esfíncter (estrutura que separa o esôfago do estômago), fazendo com que o ácido suba pelo aparelho digestivo e causando a sensação de queimação. "Evitar bebidas alcoólicas é uma das medidas básicas do tratamento contra o refluxo", comenta.

Pergunta 4: Antiácidos curam o refluxo? 
Nota: O antiácido é uma medicação bastante eficaz contra a azia, mas é apenas um paliativo, esclarece a gastroenterologista Eponina. "Prefira as versões em pastilha, que estimulam a salivação, ajudando na limpeza do estômago", diz. Outro hábito que deve ser adotado por quem sofre de refluxo é a constante ingestão de água, que também promove essa limpeza.

Pergunta 5: Qual das opções abaixo não piora os sintomas do refluxo? 
Nota: Assim como a maior parte dos molhos condimentados, as frituras também favorecem o refluxo e, por isso, essas opções devem ser evitadas, diz a gastroenterologista Eponina. Já o consumo de água é incentivado para um melhor funcionamento do organismo em geral, mas apenas a versão sem gás. "O gás distende o estômago, estimulando os mecanismos responsáveis pela subida do ácido deste órgão para o esôfago", explica.

Pergunta 6: Pacientes com refluxo devem abandonar o cigarro? 
Nota: "O tabagismo tem influência negativa sobre o refluxo por vários mecanismos e piora os sintomas do problema porque aumenta a acidez do estômago", afirma o médico cirurgião Almino. Por isso, largar o vício é fundamental para dar andamento ao tratamento. O especialista aponta ainda que o hábito é comum especialmente entre pessoas que estão constantemente estressadas e lembra: "O estresse é outro inimigo de quem sofre de refluxo, então ter controle sobre a saúde emocional é muito importante".

Pergunta 7: Estar acima do peso piora o refluxo? 
Nota: "O aumento de peso é reconhecido como fator que desencadeia sintomas em pessoas predispostas a ter a doença do refluxo", aponta Eponina Lemme. Segundo a gastroenterologista, a obesidade ainda favorece inflamações no esôfago, o que pode até levar ao desenvolvimento de um câncer. Por isso, o controle do peso é fundamental para evitar crises do problema.

fonte : folhadelimoeiro.blogspot.com.br/

LIMOEIRO TERÁ SUA PRIMEIRA LIVRARIA EVANGÉLICA



imagem internet 

A cidade de Limoeiro e região, contará, a partir do dia 1 de junho, com a primeira livraria voltada para o público evangélico. A loja oferece todo tipo de material religioso, desde bíblias em vários formatos a livros, CD’s, DVD’s, cartões e outros artigos. No dia 1 haverá um culto inaugural realizado pela Igreja do Nazareno de Limoeiro, e demais igrejas evangélicas da cidade, em frente à loja, que fica à Rua Dr. João Nóbrega, 46, no centro da cidade, próximo à Praça da Bandeira. Os diretores da Livraria Fonte da Vida, Jonas Rodrigues e Sivaldo Venerando aproveitam para convidar a todos para comparecerem ao ato de inauguração e conhecer as instalações da loja, assim como aproveitar as promoções dos primeiros dias.

fonte : folhadelimoeiro.blogspot.com.br/

COPA MATA NORTE DE VELOCROSS AGITA FINAL DE SEMANA EM LIMOEIRO



Os motores vão roncar! Limoeiro está nos preparativos para receber a primeira etapa da Copa Mata Norte de Velocross, que acontecerá entre os dias 02 e 03 de junho, na PE-50, em uma pista montada especialmente para o evento. A competição reunirá pilotos de várias regiões do Nordeste em 07 categorias: Força Livre, Nacional 230cc, Nacional 125/200cc, Nacional Amador, Nacional Iniciante, Trilheiros e Quadriciclos.

De acordo com a Perace Competições e Eventos, empresa responsável pela supervisão da etapa, na tarde de sábado (02), das 14h às 17h, acontece o reconhecimento de pista pelos pilotos. No domingo (03), das 08h às 10h, a pista será reservada para os treinos livres. A abertura oficial das provas está programada para as 11h com previsão de término às 16h30. Ao final de cada categoria haverá entrega de troféus e premiação aos 05 primeiros colocados em cada categoria. 

Segundo a coordenação, serão R$ 3,5 mil em prêmios. Maiores informações através dos telefones (81) 9989.5259 (Sérgio Flores) ou 9739.8899 (Israel Gomes). Para chegar ao local do evento, os visitantes e participantes tem 03 opções: PE-90 (Carpina – Limoeiro); PE-50 (Vitória – Limoeiro) e PE-95 (Caruaru – Limoeiro).

Alfredo Neto / Departamento de Imprensa / Imagem Divulgação
fonte : limoeiro.pe.gov.br

DEPARTAMENTO DE ESPORTES CONFIRMA I LIMOEIRO OPEN DE POKER



Na próxima sexta-feira (01), a prefeitura de Limoeiro, através do departamento de Esportes, realiza o I Limoeiro Open de Poker. O evento acontecerá na sede do Clube dos Motoristas, na Rua Vigário Joaquim Pinto, no Centro, a partir das 19h. Estão sendo aguardados participantes locais e visitantes, já que o esporte é comumente praticado em várias cidades do interior pernambucano. 

De acordo com o diretor de Esportes Seráfico Neto, a organização do evento partiu de uma solicitação dos jogadores de Poker, que rotineiramente se reúnem em Limoeiro para disputadas partidas. O diretor ainda informou que haverá premiação em dinheiro.

No dia 26 de janeiro de 2012, o Ministério dos Esportes oficializou o Poker Texas Hold’em como esporte da mente. O anúncio foi feito na sede da Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH) após o cadastro da modalidade no site do Ministério. Internacionalmente, o Poker já é considerado esporte mental desde 2010. 

Porém, apenas em 2012 o Ministério dos Esportes o reconheceu oficialmente. Com o reconhecimento da International Mind Sports Association - IMSA, o Poker se coloca ao lado de esportes da mente como Bridge, Xadrez, Damas e o jogo de estratégia e domínio de territórios chamado Go.

Existe até uma campanha internacional que tem o objetivo de acabar com o preconceito sobre o Poker e eliminar de uma vez por todas o pensamento de que a modalidade é um jogo de azar. 

Alfredo Neto / Departamento de Imprensa / Imagem Divulgação
fonte : limoeiro.pe.gov.br

TRIBUNAL DE INQUISIÇÃO,O REINADO DO MEDO ( MATÉRIA ESPECIAL)


De todas as religiões da História da Humanidade, nenhuma fez tanta maldade ao mundo e foi tão contraditória em seu comportamento totalmente anticristão, a ponto de perseguir, torturar terrivelmente seus opositores e matá-los das formas mais diabólicas e dolorosas possíveis.Isso se deu na Idade Média, época de obscuridade social e religiosa para a humanidade, onde o Papa era soberano, e reis e monarcas ante ele se curvavam, aproveitando o poderio que seus dogmas lhe outorgavam, que surgiu no seio da igreja a idéia de formar um tribunal eclesiástico, que julgaria a todos aqueles que forem contrários a igreja. Logo o tribunal ganhou força e foi instalado em diferentes lugares: Espanha, onde muitas vidas foram ceifadas, Portugal, França e Peru entre outros, até em nosso Brasil, propriamente em Pernambuco, o braço da Inquisição alcançou.



Inquisição, ou Santa Inquisição foi uma espécie de tribunal religioso criado na Idade Média para condenar todos aqueles que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica.
Fundado pelo Papa Gregório IX, o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição mandou para a fogueira milhares de pessoas que eram consideradas hereges (praticante de heresias; doutrinas ou práticas contrárias ao que é definido pela Igreja Católica) por praticarem atos considerados bruxaria, heresia ou simplesmente por serem praticantes de outra religião que não o catolicismo.
A verdade é que embora o apogeu da Inquisição tenha se dado no século XVIII, as perseguições aos hereges pelos católicos, têm registros bem mais antigos. No século XII os “albigenses” foram massacrados a mando do Papa Inocêncio III que liderou uma cruzada contra aqueles que eram considerados os “hereges do sul da França” por pregarem a volta da Igreja às suas origens e a rejeição a opulência da Igreja da época.
Em 1252, a situação que já era ruim, piora. O Papa Inocêncio IV publica um documento, o “Ad Exstirpanda”, onde autoriza o uso da tortura como forma de conseguir a conversão. O documento é renovado pelos papas seguintes reforçando o poder da Igreja e a perseguição.
A Inquisição tomou tamanha força que mesmo os soberanos e os nobres temiam a perseguição pelo Tribunal e, por isso, eram obrigados a ser condizentes. Até porque, naquela época, o poder da Igreja estava intimamente ligado ao do estado.
Mais terrível que qualquer episódio da história humana até então, a Inquisição enterrou a Europa sob um milênio de trevas deixando um saldo de incontáveis vítimas de torturas e perseguições que eram condenadas pelos chamados “autos de fé” – ocasião em que é lida a sentença em praça pública.
Galileu Galilei foi um exemplo bastante famoso da insanidade cristã na Idade Média: ele foi perseguido por afirmar através de suas teorias que a terra girava em torno do sol e não o contrário. Mas, para ele o episódio não teve mais implicações. Já outros como 
Giordano Bruno, o pai da filosofia moderna, e Joana D’Arc, que afirmava ser uma enviada de Deus para libertar a França e utilizava roupas masculinas, foram mortos pelo Tribunal do Santo Ofício.




Uma lista de livros proibidos foi publicada, o ”Index Librorum Prohibitorum” através da qual diversos livros foram queimados ou proibidos pela Igreja.
O Tribunal era bastante rigoroso quanto à condenação. O réu não tinha direito à saber o porquê e nem por quem havia sido condenado, não tinha direito a defesa e bastavam apenas duas testemunhas como prova.
O pior período da Inquisição foi durante a chamada Inquisição Espanhola (Século XV ao Século XIX). De caráter político, alguns historiadores afirmam que a Inquisição Espanhola foi uma forma que Fernando de Aragão encontrou de perseguir seus opositores, conseguir o poder total sobre os reinos de Castela e Aragão (Espanha) e ainda expulsar os judeus e muçulmanos.


No Liber Sententiarum Inquisitionis (Livro das Sentenças da Inquisição) o padre dominicano Bernardo Guy (Bernardus Guidonis, 1261-1331) descreveu vários métodos para obter confissões dos acusados, inclusive o enfraquecimento das forças físicas do prisioneiro.


Dentre os descritos na obra e utilizados comumente, encontra-se tortura física através de aparelhos, como a Virgem de Ferro e a Roda do Despedaçamento; através de humilhação pública, como as Máscaras do Escárnio, além de torturas psicológicas como obrigar a vítima a ingerir urina e excrementos.






De uma forma geral, as execuções eram realizadas em praças públicas e tornava-se um evento onde nobres e plebeus deliciavam-se com as torturas e conseqüente execução das vítimas. Atualmente, há dispostos em diversos museus do mundo, ferramentas e aparelhos utilizados para essas torturas.




O tribunal eclesiástico da inquisição








Inquisitor







Galileu Galilei frente ao tribunal da inquisição Romana (pintura de Cristiano Banti).

Galileu Galilei frente ao tribunal da inquisição Romana.


vários tipos de punições






TRONCO
- Com as pernas esticadas e os tornozelos presos, o réu ficava dias sofrendo terríveis cãibras. Esse instrumento existia nos mercados, feiras ou na entrada das cidades. Considerado de uso obrigatório na Idade Média em quase todas as regiões da Europa, esse e outros instrumentos, como as máscaras da infâmia, fazem parte de uma série para uso de punições corporais, os quais, além de constituírem uma punição para a vítima, eram também um exemplo para os outros. Eram utilizados para proteger a coletividade dos infratores.







Tortura da berlinda




- Era um castigo considerado leve, mas quase sempre a pena virava suplício e tortura quando a vítima (pescoço e braços imobilizados na trave) levava comumente tapas e/ou era insultada.









Pêndulo ou tortura do peso


- O réu era amarrado com as mãos para atrás e içado a uns 4 metros do chão e violentamente solto lá de cima, segurando-o antes de atingir o chão. Em alguns casos, colocavam-se pesos nos tornozelos para aumentar a dor. O réu era amarrado com as mãos para atrás e içado a uns 4 metros do chão e violentamente solto lá de cima, segurando-o antes de atingir o chão. Este ato provocava terríveis dores musculares.




Mesa de estiramento, evisceração ou esquartejamento


 O suplício do estiramento, ou alongamento longitudinal mediante tração. Desde a Idade Média até o final do século XVIII, esse e outros instrumentos para desmembramento constituíam apetrechos fundamentais em cada sala de tortura da Inquisição. A vítima era colocada deitada sobre um banco e tinha os pés fixados em dois anéis. Os braços eram puxados para trás e presos com uma corda acionada por uma alavanca. A partir desse momento, começava o estiramento, que imediatamente deslocava os ombros e as articulações do condenado, seguido pelo desmembramento da coluna vertebral e então pelo rompimento dos músculos, articulações, abdome e peito. Antes desses efeitos mortais, porém, o corpo do condenado se alongava até trinta centímetros. Enquanto o carrasco executava a tortura um padre convidava o réu para se retratar e aceitar a fé da igreja romana.


Pêndulo ou tortura do peso 


Este ato provocava terríveis dores musculares




Tortura de multilação com alicates e pinças





alicates e pinças de mutilação



Procissão dos flagelantes


Vítimas da Inquisição






Cadeira das bruxas 


 Um acessório semelhante a uma cadeira gigante, com assento inclinado e dois orifícios para prender os tornozelos da vítima. O condenado era preso com os pés para cima e a cabeça para baixo. Tal posição causava dores atrozes nas costas, desorientava e aterrorizava os condenados. Além disso, possibilitava a fácil imposição de uma quantidade enorme de tormentos. A essa tortura eram submetidas principalmente as mulheres acusadas de bruxaria. Foi usada entre 1500 e 1800 em quase todos os países da Europa. Depois da confissão, as bruxas eram queimadas em autos-de-fé público, e suas cinzas, atiradas nos rios ou no mar.


Os padres ameaçavam suas penitentes no confessionário que, a menos que tivessem relação sexual com eles, seriam entregues à Inquisição! Tão efetiva era essa ameaça que um sacerdote agonizante revelou em 1710 que "por essas persuasões diabólicas elas estavam ao nosso comando, sem medo de revelar o segredo." Pág. 36, Master-Key to Popery, Padre Anthony Givin.






mesa de estiramento, evisceração ou esquartejamento



Cadeira inquisitória menor



 - A cadeira de tortura era usada na Europa Central, especialmente em Nuremberg e em Fegensburg, até 1846, durante os procedimentos judiciais. O inquirido apoiava todo o seu peso sobre o assento, que era colocado em posição inclinada para frente. Com o passar das horas, a posição incômoda tornava-se muito dolorosa, pelo efeito das agulhas nos braços e nas costas. Em outras variações, a cadeira, muitas vezes de ferro, podia ser aquecida - sobre cujas pontas incandescentes tinha de sentar o condenado.

detalhes 





    Nela o condenado também era eviscerado vivo pelo carrasco. O carrasco abria-lhe o estômago com uma lâmina, prendia com pequenos ganchos as vísceras e, com a roda, lentamente ia puxando os ganchos. Os órgãos iam saindo do corpo da vítima durante horas, até que chegasse a morte. Alguns condenados permaneciam vivos durante dias depois de eviscerados, pois o carrasco tinha a habilidade de extrair das vítimas os órgãos não-vitais. Esse suplício esteve em uso em Portugal e na Espanha, de 1300 a 1800.


Garrote 


 Tem seu nome derivado do Espanhol, porque foi usado muito na Espanha como um instrumento de punição, usado até 1975 em um jovem que, depois de algum tempo, foi considerado inocente. O instrumento servia para estrangulamento dos condenados e era "o golpe de misericórdia" para os condenados à fogueira. Os católicos que pediam para morrer debaixo da fé da igreja romana, alcançavam o privilégio de serem sufocados primeiro. Os que declaravam querer morrer pelo judaísmo ou por outra religião eram conduzidos vivos à fogueira. A peça consistia em um colar de ferro preso a um pilar. Esse colar penetrava na coluna cervical da vítima e a morte era causada por asfixia e pelo rompimento da coluna.


Tortura do chicote



O prisioneiro ficava com sua cabeça e mãos presas, enquanto seu carrasco aplicava-lhe no mínimo 50 chibatadas e no máximo 200.
Chicotes








Tortura da água 



 Consistia em deitar a vítima numa maca, totalmente amarrado, seu carrasco lhe obrigava a abrir a sua boca, e colocando um funil até a garganta, iam enchendo de água provocando a sensação de afogamento, a quantidade de água variava de 1 até 4 litros. Esta pena era aplicada mais para as mulheres







Cadeira inquisitória


 Uma cadeira de madeira com seus assentos cobertos de espinhos. O réu sentava-se nu, e com o mínimo movimento, as costas, os braços, as pernas e os pés da vítima eram penetrados por esses espinhos provocando efeitos terríveis. Em outras versões, a cadeira apresentava assento de ferro, que podia se aquecido até ficar em brasa. Essa peça foi usada na Alemanha até o séc. XIX, na Itália e na Espanha até o final de 1700 e na França e outros países europeus, de acordo com pesquisas realizadas, até o final de 1800.



detalhes da cadeira - 1.606 pontas de madeira e 23 de ferro aproximadamente.


Serrote 


 Usada principalmente para punir homossexuais, o serrote era uma das formas mais cruéis de execução. Dois executores, cada um e uma extremidade do serrote, literalmente, partiam ao meio o condenado, que preso pelos pés com as pernas entreabertas e de cabeça para baixo, não tinha a menor possibilidade de reação. Devido à posição invertida que garantia a oxigenação do cérebro e continha o sangramento, era comum que a vítima perdesse a consciência apenas quando a lâmina atingia a altura do umbigo.




Algemas






Caixinha para as mãos


 A caixinha para as mãos que aparece na foto foi adquirida há pouco tempo, em um castelo da provença, Itália. Era usada como punição aos furtos leves praticados por domésticos. Também foi empregada como meio de punição pelos tribunais do século XVIII, para penalizar pequenos furtos. Prendendo geralmente a mão direita, esta era ferida com pregos. Além das dores do momento, o condenado ficava com a mão inutilizada.


Uma das punições bastante comum era a cremação do " pecador "













O massacre de são bartolomeu 


 O mais negro, porém, do negro catálogo de crimes, a mais horrível entre as ações diabólicas de todos os hediondos séculos, foi o massacre de São Bartolomeu. O mundo ainda recorda com estremecimento de horror as cenas daquele assalto covardíssimo e cruel. O rei da França, com quem sacerdotes e prelados romanos insistiram, sancionou a hedionda obra. Um sino badalando à noite dobres fúnebres, foi o sinal para o morticínio. Milhares de protestantes que dormiam tranqüilamente em suas casas, confiando na honra empenhada de seu rei, eram arrastados para fora sem aviso prévio e assassinados a sangue frio.Durante sete dias perdurou o massacre em Paris, sendo os primeiros três com inconcebível fúria.



Calabouço


 Meses e anos eram passados nos obscuros calabouços, incomunicáveis do resto do mundo, a espera do martírio.




Tortura com objeto pontiagudo






Óleo fervente




  Prática usada para punir "hereges". Colocava-se a vítima imobilizada dentro de um tacho de azeite ou óleo fervente causando uma morte relativamente lenta.




Empalador ao contrário 



 Ainda mais terrível era o "empalamento ao contrário". Segundo este método, a vítima era suspensa pelos pés, o que impedia a hemorragia e facilitava a oxigenação do cérebro; assim sendo, o condenado demorava a perder os sentidos, permanecendo consciente durante a maior parte da operação. Este tipo de tortura foi muito  utilizado por diversas civilizações antigas, sobretudo árabes e européias. Os assírios, conhecidos por inventarem métodos de tortura dos mais cruéis, séculos antes de Cristo empalavam os inimigos derrotados em guerras, e também civis que cometiam certos crimes.




Empalamento 


 Um dos mais repugnantes castigos jamais idealizados pelo ser humano, era uma forma particularmente cruel de execução, visto que a vítima agonizava por vários dias antes de morrer, demorando muito a ficar inconsciente. Para isto deitava-se a vítima de bruços e enfiava-se em seu ânus, no umbigo, ou na vagina da mulher condenada a tal martírio, uma estaca suficientemente longa para lhe transfixar corpo no sentido do comprimento. Para a introdução da peça de madeira no corpo do condenado, dava-se golpes de marreta, e em seguida a estaca era plantada no chão; a partir daí a força da gravidade se encarregava do resto, pois o corpo simplesmente era empurrado por ela em direção ao solo, enquanto a estaca lentamente rasgava as entranhas do infeliz, num processo que podia durar várias horas ou até dias, dependendo da espessura da estaca e da capacidade de resistência do supliciado.




Garra de gato 


 Peça feita em ferro em formato de uma garra de um felino. Era usada para rasgar as costas dos condenados enquanto esses ficavam pendurados pelos braços. Pelo tamanho das garras, ossos e músculos não eram obstáculos para a arma.





Guilhotina


 Muito usada na França no período da inquisição e na Alemanha, a guilhotina (nome dado por causa de seu inventor, Ignace Guillotine) era uma máquina de punição pública. Era usada principalmente para punir bandidos e bruxarias, mostrando assim para a população o que acontecia com as pessoas que não cumprissem o que lhes fora imposto. A lâmina, presa por uma corda e apoiada entre dois troncos verticais, descia violentamente decapitando o condenado.



Garfo ou forquilha do herege 



Um garfo de metal com duas pontas era preso a um colar de couro e colocado no pescoço da vítima. Suas pontas eram afiadas e penetravam na pele sem atingir nenhum órgão vital. A principal função dessa peça era matar a pessoa por asfixia, mas antes da pessoa morrer, ela permanecia por algumas horas nesse sofrimento.





Cegonha 


 Essa peça era usada para imobilização. O pescoço era colocado no arco superior, as mãos nos arcos menores e os tornozelos na parte inferior, deixando a vítima numa posição fetal com as mãos e os joelhos erguidos até o queixo tornando qualquer movimento praticamente impossível.






Despertador, candelabro ou berço de judas





 foi idealizado pelo italiano Ippolito Marsili, e deveria marcar uma mudança decisiva na história da tortura. Seria um sistema capaz de obter confissões sem infligir crueldade ao corpo humano. Não se quebrava nenhuma vértebra, calcanhar ou junta da vítima. Consistia o aparelho em deixar o condenado acordado o maior espaço de tempo possível. Era, na verdade, o suplício do sono. O tormento do despertador, definido no início como tortura não cruel, diante da Inquisição teve muitas variações até chegar ao procedimento absurdo de se amarrar com cordas firmes a vítima, suspendê-las e deixá-la cair com todo o peso do corpo contra o ânus e as partes sexuais mais sensíveis sobre a ponta da pirâmide, esmagando os testículos, o cóccix e, no caso de uma condenada, a vagina, causando dores atrozes. Muitas vezes a vítima desmaiava de dor. Então era reanimada para se repetir a operação. O despertador passou então a ser chamado "o Berço de Judas".





Virgem de nuremberg ou dama de ferro 


 A idéia de se mecanizar a tortura nasceu na Alemanha, e ali originou-se a virgem de Nuremberg. Foi chamada assim porque o seu protótipo foi construído no subterrâneo do tribunal daquela cidade. Um sarcófago de madeira com espinhos ou lâminas afiados, longos e removíveis, que eram colocados de tal forma, que não atingia nenhum ponto vital das vítimas para prolongar seu sofrimento. Era composto por duas portas, uma abria para frente e outra para trás. Assim, quando a porta era aberta, atingiria certos órgãos que não haviam sido afetados anteriormente. O condenado era ferido gravemente e morria lentamente em decorrência da hemorragia.




Joana D'Arc sendo interrogada pelo Cardeal de Winchester na prisão (1824). Pintura de Paul Delaroche (1797-1856). Museu de Belas Artes de Rouen (França).




cremação ou fogueira - Joana D'Arc - Vítima da Inquisição.






Cremação ou fogueira


 Este é um dos métodos de execução mais conhecidos e utilizados durante a inquisição. 


Os condenados por bruxaria ou "afronta" à igreja romana eram amarrados em um tronco e queimados vivos. Para garantir que morresse queimada e não asfixiada pela fumaça, a vítima era vestida com uma camisola embebida em enxofre.



Espada, machado e cepo 


 As decapitações eram a forma mais comum de execução medieval. A decapitação pela espada, por exigir uma técnica apurada do executor e ser mais suave que outros métodos, era geralmente reservada aos nobres. O executor, que apurava sua técnica em animais e espantalhos, ceifava a cabeça da vítima num único golpe horizontal atingindo o pescoço do condenado. O machado era usado apenas em conjunto com o cepo. A vítima era posta ajoelhada com a coluna curvada para frente e a cabeça apoiada no cepo. O executor, num único golpe de machado, atingia o pescoço da vítima decepando-a.



Esmaga-cabeça 


 Esse instrumento esteve em uso, ao que parece, na Alemanha do Norte, e gozava de certa preferência. O seu funcionamento é tão simples quanto cruel. Colocava-se a cabeça do condenado com o queixo sobre a barra inferior, e com o rosqueamento a cabeça ia sendo esmagada. Primeiro, despedaçava os alvéolos dentais, as mandíbulas, e então a massa cerebral saía pela caixa craniana. Mas com o passar do tempo esse instrumento perdeu a sua função de matar e assumiu o papel de tortura do inquisidor. Ainda permanece em uso em países onde a polícia emprega tortura para obter confissões, com a diferença de que são usados materiais macios, para não deixar marcas.


Potro


 Este aparelho, muito engenhoso, era composto por uma prancha, sobre a qual era deitada a vítima. Esta prancha apresentava orifícios pelo quais se passavam cordas de cânhamo que arrochavam os antebraços, os braços as coxas, as panturrilhas, em suma, as partes mais carnudas dos membros da vítima. No decorrer da tortura, essas cordas eram progressivamente apertadas, por meio de manivelas nas laterais do aparelho. O efeito era o de um torniquete. A legislação espanhola que regulamentava a tortura previa, no máximo, cinco voltas nas manivelas que apertavam as cordelas ao corpo. Isso visava a garantir que, caso fosse provada a inocência do réu, este não saísse da tortura com seqüelas irreversíveis. Porém, geralmente, os carrascos, incitados pelos interrogadores, davam até dez voltas na torção, o que fazia com que as cordas esmagassem a carne até o osso.






Cinturão de castidade











Esmaga-seios 


 No século XV, as bruxas e a magia estavam em evidência. As crenças populares nesse campo eram tão enraizadas que foi muito ativo o comércio do "óleo santo", cinzas, hóstias consagradas, banha de cadáveres, sangue de morcego e similares. Então as bruxas e os bruxos passaram a ser considerados "hereges". Assim, o combate à heresia foi levado para o terreno da magia negra. Era comum, também, atribuir-se a uma pessoa bem-sucedida em negócios ou com o dom de sucesso repentino a acusação de magia.


 Era aplicado também em mulheres para puni-las por adultério, "união sexual com Satã", e também em decorrências de blasfêmias. E, dentre vários instrumentos de suplícios, geralmente preferia-se recorrer ao ferro em brasa, que o fogo sempre foi mais "eficaz" na luta contra os demônios. Os esmaga-seios, aquecido em brasa, fazia parte dos instrumentos empregados contra as bruxas. Na Franca e na Alemanha, esse instrumento tinha o nome de tarântula, ou aranha espanhola. Com ele se despedaçava o peito das meninas-mães ou das culpadas de aborto voluntário.



Inanição 


 O condenado é deixado de alguma forma ao abandono e sem alimentos.



Esmaga-polegares 


 Esse instrumento era usado como alternativa às principais torturas, ou um tipo de amedrontamento, antes de começarem as próprias. O acusado sofria a mutilação do polegar simplesmente com o aperto do parafuso. Usado na Alemanha e na Itália do Norte entre 1300 e 1700, esse método muito doloroso servia para obter delações, informações ou confissões de delitos, muitas vezes não cometidos.


Pêra



 O nome é dado pelo formato da peça. É uma peça que expandia progressivamente as aberturas onde era introduzida. Esse instrumento forçava a boca, o ânus ou a vagina da vítima, geralmente mulheres. Era usada para punir os condenados por adultério, incesto ou união sexual com Satã, e também para blasfêmias ou "hereges".



QUEBRADOR de JOELHOS - Assemelhava-se, em ponto maior, ao esmagador de polegares: duas barras destinadas a comprimir entre si, até o ponto de fraturá-los, os joelhos da vítima. A parte interior do aparelho podia conter pontas. Geralmente, este aparelho era aplicado, após o que permitia-se à vítima uma noite ou algumas horas de descanso; no dia seguinte, estando as pernas do infeliz esmagadas e inflamadas, se não já quebradas mesmo, repetia-se a tortura, que se tornava, assim, muito mais dolorosa e quase impossível de resistir-se.




Cavalo espanhol


 Colocava-se a vítima sentada sobre essa peça com grandes pesos amarrados nas pernas e os braços suspensos para manter o equilíbrio.


Roda vertical ou de despedaçamento



 O réu era amarrado com as costas na parte externa da roda. Sob a roda, colocava-se brasas incandescentes. O carrasco, girando lentamente a roda, fazia com que o réu morresse praticamente "assado".


 Em outros casos, no lugar de brasas, colocava-se agulhões de madeira que o corpo, girando devagar e continuamente, era arranhado terrivelmente. Este suplício estava em voga na Inglaterra, Holanda e Alemanha, de 1100 a 1700 e destinava-se a punir os "hereges".

detalhes



Roda horizontal





Carvão em brasa e fogo nos pés



  Uma prática muito comum durante interrogatórios inquisitórios. Imobilizava-se a vítima deixando os pés expostos e azeitados. Mantinha-se o fogo aceso até obter-se a confissão.



 Nesta gravura, vemos uma das formas de tortura mais comuns. Este pobre homem foi amarrado com uma corda apertada em torno do pescoço e da cintura, que estão presos em uma tábua no formato de uma porta. Os pés do homem foram colocados em um tronco, e diante das solas dos pés está uma bacia com carvão em brasa. O homem sentenciado será torturado com fogo nos pés enquanto seu pescoço será cada vez mais apertado pela correia que está presa à tábua.


Gaiola de suspensão


  Acessório em forma de gaiola, onde o condenado ficava apenas em uma posição, sem alimentos, pendurado por determinado tempo ou ao completo abandono até a morte dependendo de sua sentença.






Viola das comadres


 Prendia-se as mãos e o pescoço enquanto se aplicava o suplício e ou a humilhação.





fonte : www.tempodoapocalipse.com