snowstorm

segunda-feira, 30 de abril de 2012

QUALITUR




PML e Ministério do Turismo preparam mais de 400 profissionais para o mercado de trabalho
  
Na próxima quinta-feira (03), 420 limoeirenses estarão recebendo seus certificados de conclusão do Programa de Qualificação Profissional do Turismo (Qualitur). Durante 15 dias de curso, os participantes se dividiram entre as atividades de Bartender, Camareira, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Garçom, Atendente de Caixa, Recepcionista, Gestão Hoteleira e Turismo para Empreendedores. A solenidade de encerramento acontecerá na sede do Colombo Sport Club, na Praça da Bandeira, a partir das 19h.

Os cursos foram realizados através de uma parceria entre a prefeitura de Limoeiro e o Ministério do Turismo. A capacitação dos novos profissionais ficou a cargo do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Produtivo (IDESP). Todo o material de estudo e fardamento foi garantido gratuitamente pelo Qualitur. As opções de cursos foram criadas em cima de estudos de mercados crescentes no Estado de Pernambuco, apontando o Turismo como um dos mais promissores e geradores de vagas de trabalho.

De acordo com o secretário de Turismo e Lazer de Limoeiro, André Quirino, o trade turístico do interior pernambucano tem se consolidado, o que não tem sido diferente com o município. Novos empreendimentos nas áreas de hotelaria e gastronomia estão sendo criados em Limoeiro, além de melhoramentos nos já existentes, o que para o chefe da pasta sinaliza positivamente para o crescimento do setor. Em parceria com donos de hotéis e restaurantes, o secretário conseguiu que as aulas práticas fossem vivenciadas nos próprios equipamentos locais.

De acordo com a coordenação do IDESP, no dia do encerramento, alguns alunos colocarão em prática o aprendizado alcançado no Qualitur. Por exemplo, os participantes do curso de Bartender irão preparar os coquetéis de frutas sem álcool. Já os colegas do curso de Garçom ficarão responsáveis por servir aos presentes.

Alfredo Neto / Departamento de Imprensa

PRONATEC


Pernambuco ganha novas vagas do PRONATEC e Limoeiro será contemplado


O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), prefeituras e SENAI PE pactuaram, na última semana, mais 5.297 mil vagas em cursos profissionalizantes que serão ofertadas no Estado de Pernambuco. As vagas são do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), com previsão de início já para o mês de junho. Dessa vez, municípios menores de 100 mil habitantes também foram beneficiados. As inscrições, ainda não agendadas, serão de responsabilidade dos municípios.

Os cursos acontecerão em todas as regiões do Estado. Na Região Metropolitana do Recife, a capital e Jaboatão dos Guararapes serão as cidades contempladas pelo Programa e ganharão mais 980 vagas para cursos nas áreas de Construção Civil (no Recife) e Mecânica, Metalurgia, Soldagem, Eletroeletrônica e Caldeiraria (no Cabo), atendendo as demandas do Porto de Suape e região.

Os municípios de Escada e Rio Formoso garantiram as 660 vagas destinadas à Zona da Mata Sul. A formação de mão de obra na região também será direcionada para áreas que atendem às demandas das Indústrias Naval e Petrolífera. No Sertão a oferta de cursos irá beneficiar as cidades de Araripina, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada, Triunfo, Arco Verde, Petrolina, Lagoa Grande Cabrobó e Mirandiba, com 650 vagas em várias áreas de conhecimento.

O Agreste pernambucano será o maior favorecido, a região vai ganhar 2.172 mil vagas distribuídas para as cidades de Panelas, Macaparana, Passira, Cupira, Agrestina, Altinho, São Caetano, Belo Jardim, Feira Nova, Limoeiro, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Santa Maria do Cambucá, Surubim e Garanhuns. Os cursos para a região serão nos eixos de Moda e Vestuário, Construção, Gestão, Tecnologia da Informação, Alimentos e Segurança.

Portal SENAI Pernambuco

TV ESCOLA


Ainda é possível hoje em dia assistir a uma TV aberta com programação de qualidade 

A TV Escola é um canal de televisão do Ministério da Educação que capacita, aperfeiçoa e atualiza educadores da rede pública desde 1996. A proposta da TV Escola é proporcionar ao educador acesso ao canal e estimular a utilização de seus programas, contribuindo para a melhoria da educação construída nas escolas.
Na implantação do Canal, cada escola pública com mais de 100 alunos recebeu um kit, composto por uma antena parabólica para sintonizar o canal e um vídeo-cassete. Assim, o educador pode gravar os programas e exibi-los em sala de aula ou usá-los para uso próprio, enriquecendo se conhecimento e sua prática pedagógica.
Sua programação exibe, durante 24 horas diárias, séries e documentários estrangeiros, produções da própria TV Escola, e é dividida em faixas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto Para o Futuro e Escola Aberta.
Existe ainda, em horário especial, uma faixa destinada a cursos para a formação continuada de educadores, onde são oferecidos cursos de aperfeiçoamento das línguas inglesa, espanhola e francesa.
Hoje a TV Escola atinge 400 mil professores em 21 mil escolas públicas do país (INEP, 2006).
OBJETIVOS
Os principais objetivos da TV Escola são o aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino.
Assim, há inúmeras possibilidades de uso autônomo da TV Escola: (1) desenvolvimentos profissionais de gestores e docentes (inclusive preparação para vestibular, cursos de progressão funcional e concurso público); (2) dinamização das atividades de sala-de-aula; (3) preparação de atividades extra-classe, recuperação e aceleração de estudos; (4) utilização de vídeos para trabalhos de avaliação do aluno e de grupos de alunos; (5) revitalização da biblioteca; (6) aproximação escola-comunidade, especialmente a partir da programação da faixa Escola Aberta.
A criatividade e autonomia de cada escola encontrarão outros usos importantes para a programação da TV Escola.

Acesse o Portal



domingo, 29 de abril de 2012

ASTERÓIDE PODE COLIDIR COM A TERRA EM 2014


Asteróide está a caminho da Terra e pode colidir em 2014
Fonte: Folha Online

Um asteróide de pouco mais de um quilômetro de diâmetro estaria a caminho da Terra e poderia colidir com o planeta em 21 de março de 2014, se for seu aniversário: Parabéns!
Segundo astrônomos da agência britânica responsável pelo monitoramento de objetos potencialmente perigosos para o planeta. Mas, ao menos na estatística, não parece ser o fim do mundo --a chance de uma colisão catastrófica é de apenas uma em 250 mil.
Chamado de 2003 QQ47, o asteróide se aproxima da Terra a uma velocidade de 32 km/s, o equivalente a 115 mil km/h. Com 1,2 quilômetro de diâmetro, ele tem um décimo da massa do meteorito que, acredita-se, levou à morte dos dinossauros há 65 milhões de anos.
O 2003 QQ47 será monitorado de perto pelas agências espaciais do hemisfério norte nos próximos dois meses. Segundo os astrônomos, as chances de impacto podem cair ainda mais conforme mais dados forem coletados. O alerta foi emitido pelo órgão depois que o asteróide foi avistado pela primeira vez, no Novo México (EUA).
O impacto de um corpo celeste dessas dimensões seria equivalente à explosão de 20 milhões de bombas atômicas semelhantes às lançadas pelos Estados Unidos contra Hiroshima há quase 60 anos, segundo um porta-voz do Centro de Informação sobre Objetos Próximos à Terra, no Reino Unido.
Asteróides como o 2003 QQ47 são pedaços de pedra que restaram após a formação do Sistema Solar, há 4,5 bilhões de anos. A maioria deles orbita o Sol em um cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, a uma distância segura da Terra. Mas a influência gravitacional de planetas gigantes como Júpiter pode arrancar estes objetos de suas órbitas originais e lançá-los no espaço.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

LANÇAMENTO DO UBUNTU 12.4



Versão 12.4 do Ubuntu será lançada neste sábado em Pernambuco
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
25/04/2012 | 12h30 | SO

A versão 12.4 do sistema operacional Ubuntu será lançada neste sábado (28) em Pernambuco na Faculdade dos Guararapes (FG). O evento é gratuito e voltado para alunos da área de tecnologia, usuários de Linux, profissionais de tecnologia da informação e empresas interessadas em migrar para software livre. O encontro vai oferecer oficinas, palestras e minicursos. As inscrições podem ser feitas pelo site fuctura.com.br.



O evento contará com a participação de um dos líderes da comunidade Ubuntu, Andre Noel, que apresentará a nova versão do sistema operacional baseado em Linux. O lançamento é coordenado pela escola de Software Livre Fuctura, com o apoio da Linux Magazine, do Instituto LPI, da empresa Junior Íkone e da FG. Outras informações:  fuctura.com.br e (81) 3223.8348.


Confira a programação completa:

Palestras:

13h Abertura – Diógenes Souza Leão, Fuctura
13h10 – Novidades do novo Ubuntu 12.04 LTS – Carlo Seixas, Equipe Ubuntu
14h – Conheça a UDS: encontro mundia dos desenvolvedores Ubuntu – André Noel
15h – Gerencie sua empresa e reduza custos com Software Livre – Glauber Alexandre
16h – Encerramento

Oficinas:

PHP para Desenvolvimento
Google Android e Python
Ubuntu e soluções livres para empresas
Célula Empreendora
Academia Anti-Hackers

Minicursos:

Ubuntu, Desktop e Administração
PHP, Desenvolvimento de Sistemas
Python, programação
Blender 3D
Virtualização
Google Android



A matéria a seguir foi retirada do link:



quarta-feira, 25 de abril de 2012

O FIM DO MUNDO


O mundo vai mesmo acabar? 
 Isso só não deve ser em 2012, como muita gente anda dizendo por aí.
E a certeza disso é que , o futuro do nosso Sol definirá o tempo de vida na Terra.
Embora a presença de vida (ao menos por enquanto) seja exclusividade do Sistema Solar, nossa estrela é de um tipo bastante comum Universo afora.



Hoje...

Depois de milhões  de anos, haverá um último dia perfeito na terra .
O Sol lentamente mudará e a terra morrerá.
O hidrogênio que alimenta o sol é limitado.
Quando quase todo o hidrogênio virar hélio , o interior do sol entrará em colapso.



 Daqui a  1 bilhão de anos...

As altas temperaturas em seu núcleo fará o Sol se  expandir, e a Terra ficará aos poucos mais quente.No final ,toda a vida será extinta ,os oceanos ferverão e se evaporarão e nossa atmosfera escapará para o espaço.






Daqui a uns 5 bilhões de anos...


O Sol vai se tornar uma estrela gigante vermelha inchada, preenchendo o céu ,envolvendo e devorando Mercúrio e Vênus e ,provavelmente ,a Terra também.

Em seus últimos momentos o Sol pulsará lentamente.Seu núcleo ,então ,estará tão quente que por algum tempo , transformará hélio em carbono. Então ,o sol perderá imensas camadas de sua atmosfera para o espaço , enchendo o sistema solar de um gás estranhamente luminoso.



Tudo isso ainda levará muito tempo para acontecer, mas já existem um monte de cientistas propondo soluções para a "salvação humanidade". Uma delas seria a migração.






segunda-feira, 23 de abril de 2012

A HISTÓRIA DO SOLDADO DESCONHECIDO ( CURIOSIDADE)





 Após a Primeira Guerra
Mundial, autoridades dos países aliados verificaram que os
corpos de muitos soldados mortos em combate não podiam ser
 identificados. Os governos da Bélgica, França, Grã-Bretanha,
Itália e Estados Unidos da América decidiram homenagear, de
forma especial, a memória desses soldados. Cada governo
 escolheu um soldado desconhecido como símbolo, enterrou
seus restos mortais na capital nacional e ergueu um monumento
em honra do soldado. 
 A Bélgica colocou seu soldado desconhecido em um túmulo na
base da Colunata do Congresso, em Bruxelas. A França
enterrou seu soldado desconhecido embaixo do Arco do
 Triunfo, no centro de Paris. A Grã-Bretanha enterrou o seu na
abadia de Westminster. O soldado desconhecido da Itália jaz
defronte ao monumento a Vítor Emanuel I, em Roma.
 No Brasil, os 466 mortos brasileiros integrantes da Força
Expedicionária que haviam sido enterrados, após a Segunda
Guerra Mundial, no cemitério militar de Pistoia, na Itália,
 foram transportados em urnas para o Brasil, em aviões da
Força Aérea Brasileira, em 11 de dezembro de 1960. As urnas
chegaram ao Rio de Janeiro em 16 do mesmo mês, ficando
 expostas à visitação pública no Palácio Tiradentes. No dia 22
de dezembro, os restos mortais dos heróis foram trasladados
para o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra
Mundial. 
Por isso o dia 28 de Novembro é reconhecido como o dia destes soldados.

FARRA NO DINHEIRO PÚBLICO DE PERNAMBUCO


Ps: Essa matéria foi copiada diretamente do site

 http://fantastico.globo.com

Mortos recebem salários pagos com dinheiro público em Pernambuco


No escândalo dos funcionários fantasmas, o TCE descobriu gente morando a quase 3 mil quilômetros de distância do emprego. E tem até o caso do traficante condenado, que recebia salário da prefeitura.



Primeiro, o Fantástico denunciou o esquema de licitações fraudulentas no Rio de Janeiro. Depois, a farra dos salários e auxílios a deputados estaduais no Amapá e no Maranhão. Neste domingo (15), o Show da Vida denuncia mais um caso de desperdício do dinheiro público: o escândalo dos funcionários fantasmas. Desleixo na administração, fraudes nas prefeituras, contratação de fantasmas. Irregularidades que desviam fortunas que deveriam ser aplicadas no serviço público. 

Ao todo, 450 funcionários públicos estão enterrados em cemitérios de Pernambuco. Os nomes deles aparecem em uma auditoria do Tribunal de Contas do estado. Durante dois anos, os auditores estudaram as planilhas de pagamento dos municípios pernambucanos. A conclusão é de que, só de 2009 a 2010, foram desperdiçados R$ 300 milhões em dinheiro público. Mais de R$ 2 milhões, gastos em nome de gente que já morreu. 

No levantamento do TCE, o Recife aparece com o maior número de casos: 65. E o pior é que os fantasmas não estão só nos cemitérios. 

A administração do dinheiro público em Pernambuco é assombrada por muitas outras irregularidades. O estado atingiu uma marca inacreditável: dos seus 184 municípios, 159 respondem a processos no Tribunal de Contas. São quase todos: 86% das cidades. 

Município de Verdejante, no sertão pernambucano. No período investigado pelos auditores, a folha salarial da prefeitura traz o nome de Severino Dantas de Sá. Severino é presidiário. Quando foi contratado estava foragido. 

Ele cumpria pena de sete anos de prisão por tráfico de drogas, em Brasília, em regime semiaberto. Em agosto de 2008, ele fugiu do presídio e só voltou dois anos depois, quando foi recapturado pela polícia. 

Transferido para Salgueiro, a 35 quilômetros de Verdejante, Severino confirmou que foi funcionário público. “Trabalhei no período de 2009 até meados de outubro de 2010”, ele diz. 

Repórter: O prefeito não tinha ciência de que o senhor deveria estar cumprindo pena quando foi contratado? 
Severino: Não, não tinha ciência. 

Ao tentar explicar o erro na contratação, o prefeito de Verdejante, Haroldo Tavares, acaba revelando uma prática que leva a tantos casos de mau uso do dinheiro público no Brasil: o preso que virou funcionário é primo dele. “Inclusive a própria família que é dele, é nossa, dizia que ele não tinha mais problema na Justiça e eu não fui averiguar mais a fundo”, afirma. 

Para a cientista política Roseli Coelho, as fraudes contaminam todo o serviço público brasileiro. “Você está esfregando na cara do funcionário público que trabalha que ele é um idiota, que ele é um trouxa, que outros mais espertos que ele estão ganhando o salário e não estão trabalhando”, afirma. 

Em Belém, o Ministério Público investiga, desde 2011, a contratação de fantasmas pela Assembleia Legislativa do Pará. “Nós já detectamos, neste primeiro momento, no primeiro levantamento, perto de cem funcionários fantasmas”, diz o promotor de Justiça Arnaldo Azevedo. 

O prejuízo já chega a R$ 20 milhões. Funcionários da Assembleia estão entre as 40 pessoas denunciadas. 

O Ministério Público afirma que o golpe usava inocentes, gente que não sabia que estava na folha de pagamento e que não se beneficiou da fraude, como Ivonete: “Nunca recebi um centavo”, ela garante. 

Ela está desempregada. Mas, na folha da Assembleia, era assessora especial e recebia mais de R$ 10 mil por mês. 

O vendedor Ricardo também está na folha de pagamento. Em nome dele, um salário de mais de R$ 15 mil. “Eu ganho um salário mínimo e tem gente se aproveitando do meu nome”, diz ele. 

Em Belém, então, o desvio do dinheiro era feito com "laranjas", quer dizer: pessoas que têm nome e documentos usados sem que elas saibam. O salário, claro, era embolsado pelos golpistas. 

“A todo momento se detecta uma pessoa que figurou nos quadros da Assembleia como funcionário, mas que nunca trabalhou, muitas não sabem nem onde fica o prédio da Assembleia Legislativa”, explica promotor. 

Mas nem sempre são laranjas. Em Cuiabá, uma auditoria na folha de pagamento da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso encontrou 32 fantasmas. E 31 recebiam os salários, eram coniventes com a fraude. Nenhum deles jamais trabalhou na secretaria. Houve quem recebesse, em quatro anos, mais de um R$ 1 milhão. Total do prejuízo: quase R$13 milhões. A polícia começa a investigar a fraude. 

Em Pernambuco, além de mortos que continuam a receber salários, o Tribunal de Contas descobriu funcionário morando a quase 3 mil quilômetros de distância do emprego. 

Algumas prefeituras pagam salários até para servidores que moram em estados que não fazem divisa com Pernambuco. São 3,8 mil contratados que não dão expediente, mas o contra-cheque deles nunca falta. 

Mirandiba, no sertão Pernambucano. Uma cidade como tantas outras que precisam de serviços de saúde, de educação, de segurança. Mas Mirandiba contrata servidores que moram longe. 

Em Brasília, a equipe do Fantástico tentou entrevistar Jorge Luiz Furtado de Sá. Ele aparece como motorista na folha de pagamento de Mirandiba. Encontramos a casa da família dele. A irmã estranha que Jorge tivesse emprego em uma cidade de Pernambuco: “Lá de Mirandiba? Não, porque ele trabalhava aqui, como é que ele era funcionário lá?”. 

E conta que o irmão deixou Brasília de repente: “Eles juntaram as coisas, querida, e anoiteceu e amanheceu e foram embora, a família toda. Meu irmão, a mulher e os filhos”. 

Em São Paulo, chegamos mais perto de um dos fantasmas de Mirandiba. Maria Clara da Silva é contratada como auxiliar de serviços. “Chega correspondência dessa pessoa aqui”, diz uma mulher. 

O produtor de reportagem do Fantástico em São Paulo encontra uma pista de Maria Clara. “Chega correspondência dessa Maria Clara e ela passa para pegar”, avisa a mulher. 

A moradora indica o caminho da casa que seria de Maria Clara. Mas o lugar está vazio. Por telefone, ela não quis explicar a situação. 

Produtor: A gente precisa esclarecer, porque você tem um cargo lá e você não mora lá. 
Maria clara: Mas aí o meu advogado procura você e conversa com você. 

Em Mirandiba, descobrimos que a mãe de Maria Clara trabalha no lugar dela. “Ela adoeceu lá e está lá, mas ela vem. E eu trabalho e recebo o dinheiro”, revela. 

Bartolomeu Tiburtino é prefeito de Mirandiba desde 2009. Ele diz que as irregularidades começaram antes da gestão dele. “E nós vamos tomar as medidas cabíveis para poder contornar essa situação”, afirma o prefeito. 

As prefeituras foram notificadas pelo Tribunal de Contas para apresentar as suas defesas. Algumas instauraram processos administrativos para apurar as próprias irregularidades. Não há nenhuma garantia de que os pagamentos irregulares foram suspensos. 

Segundo o TCE, com os R$ 300 milhões desperdiçados em Pernambuco, seria possível construir 6,2 mil casas populares ou ainda 167 novas escolas. 

“Nós já denunciamos isso ao Ministério Público. O Ministério Público vai estudar e ver os indícios de improbidade e os indícios de crime em relação a essas questões e efetivamente nós vamos solicitar de forma firme a devolução desses recursos pelos responsáveis”, afirma a presidente do TCE de PE, Teresa Duere. 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

100 ANOS DO NAUFRÁGIO DO TITANIC







Há  100 anos, em 14 de abril de 1912, a embarcação mais cobiçada da época, conhecido como Inafundável, chocou-se contra um Iceberg e foi parar no fundo do mar. Assim começou a história do Titanic, que se tornou o navio mais famoso de todos os tempos por sua tragédia,mistério e romantismo. Mas o que aconteceu naquele dia? Quais são os verdadeiros números por trás da lenda? Os sobreviventes deixaram o barco que afundava às 2h05 do 15 de abril de 1912, e o transatlântico se rompeu e afundou às 2h20, causando a morte de 1.517 pessoas.
Dois navios de cruzeiro que prestam homenagem às vítimas do acidente fizeram um serviço religioso no local do Oceano Atlântico em que ocorreu o naufrágio (veja foto ao final da reportagem).
Uma cerimônia no cemitério de Halifax, noCanadá, celebra as 121 vítimas da tragédia que estão enterradas ali, um terço delas sem identificação.

sábado, 14 de abril de 2012

PREVUP 2012





Neste Domingo ( 15 /04 ) todos os 18.377 candidatos inscritos no PREVUP 2012 farão prova para concorrer a uma das  6300 vagas espalhadas por todo território de Pernambuco . A prova será composta por 40 questões de múltipla escolha referentes as disciplinas de português , matemática , física ,química ,biologia ,geografia e história , tendo como  critério de desempate obtiver maior número de pontos em Português seguido por maior número pontos em Matemática e ainda persistindo, o candidato mais idoso. Os aprovados poderão realizar sua matricula  no dia 05/05/2012 das 8h às 10h, na unidade educacional em que  cursará o PREVUPE. Os retardatários farão suas matrículas nos dias 06 e 12/05/2012 no mesmo local e horário. 


informações siga o link
http://www.upenet.com.br/concursos/PREVUPE_12/prevupe_12.html




sexta-feira, 13 de abril de 2012

A DEPRESSÃO







“ Vincent van Gogh, que sofria de depressão e cometeu suicídio, pintou esse quadro em 1890 de um homem que emblematiza o desespero e falta de esperança “

 A DEPRESSÃO


A Depressão caracteriza principalmente pela falta de prazer ou divertimento na vida e pelo constante sentimento de negatividade. Apesar de geralmente não privar o indivíduo de suas tarefas e obrigações diárias impede que ele desfrute a vida totalmente. A depressão também estende-se por um período de algumas semanas para muitos anos e se não tratado devidamente poderá ser fatal ! 
O paciente com depressão apresenta: 


1 desânimo persistente com baixa ou nenhuma auto-estima; 
2 sente-se desmotivado; 
3 possui uma constante falta de esperança e sentimento de negatividade; 
4 isolamento, e vida social limitada, 
5 sentimento de rejeição pelos outros 
6 pensamentos de suicídio, 
7 apresenta perda de apetite ou alimentação exagerada 
8 tendência a consumir álcool e até drogas . 
9 diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar ou/e de 
tomar decisões 
12 sentimentos de culpa e inutilidade 
13 Redução da capacidade de experimentar prazer na maior parte das atividades, 
antes consideradas como agradáveis 
14 Dormir fora de hora e alterações do sono (mais frequentemente insônia, podendo 
ocorrer também sonolência excessiva); 
15 Desmotivação, Fadiga ou sensação de perda de energia; 
16 Chorar mais e com mais frequência; 
17 Sentimento de falta de capacidade. 
18 Agitação motora, inquietude e irritabilidade 
Além de Uma sensação de vazio interior .


          Vale ressaltar que apesar de o paciente sentir todos ou alguns destes sintomas, a depressão não impede que ele continue vivendo sua vida normalmente (ou seja, ir ao emprego, a faculdade, etc...), 
Porém tem um estilo de pensamento negativista, tendência ao pessimismo, sensação de que nada pode ajudar 
           A depressão não tem sexo e idade e existem várias causas, dependendo de cada caso esses eventos são representados por, estresse crônico associado à pobreza ou ao desemprego, doença crônica ou dor crônica, uma desilusão amorosa ou a perda recente de uma pessoa amada é o fato mais citado de todas as grandes perdas. 
          Também a falta de amigos, que pode ocorrer devido a vários fatores como a rejeição , levando à solidão indesejada. 
          Essa é uma característica muito comum que afeta mais os jovens e os adultos. 
          Dentre os fatores psico-sociais causadores de depressão, problemas relacionados à convivência e relacionamento no ambiente de trabalho também têm fundamental importância para o desenvolvimento da doença em questão. 
         Ela não possui uma cura definida. Em quase todos os casos, o paciente depressivo volta a ter recaidas. 
         O transtorno depressivo maior diferencia-se do humor "triste"(sorrir sem motivo), que afeta a maioria das pessoas regulamente. 
       A maioria das pessoas que possuem um quadro clínico depressivo não conhece ou não procura ajuda médica especializada apesar da grande possibilidade de tratamento efetivo. O tratamento geralmente envolve uma medicação antidepressiva 
      Sabe-se também que praticar exercícios regularmente e participar de atividades sociais pode ajudar o paciente a superar os sintomas da depressão, além de outros benefícios para a saúde. 
     Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que precisa de tratamento. 


FONTE : ( wikipédia / Adaptações )